A variedade desenvolvida leva o nome da cidade de Honeoye. Obtido através do cruzamento das variedades Vibrant e Holiday. O cultivo de morangos com mel requer o cumprimento de regras simples, mas importantes, de plantio e cuidado.
- Descrição da variedade e suas características
- Aparência de arbustos e frutas
- Quando floresce
- Quando é que rende
- Resistência às intempéries
- Início da frutificação
- Prazo de validade e transportabilidade
- Uso
- Regiões de crescimento
- Vantagens e desvantagens
- Como cultivar morangos, mel
- Requisitos para material de plantio
- Seleção do local e preparação do solo
- Plantando morangos de jardim
- Nuances de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Propagação de morango
- Doenças
- A requeima murcha
- Podridão cinzenta
- Mancha marrom
- Oídio
- Pragas
- Mosca branca de morango
- Besouro de folha
- Nematóide
- Limpeza e armazenamento
Descrição da variedade e suas características
As características varietais de uma planta são o que os jardineiros prestam primeiro atenção quando decidem cultivar uma ou outra variedade de morango. São levadas em consideração as características gustativas dos frutos, a resistência da planta às doenças e o rendimento por arbusto.
Aparência de arbustos e frutas
O arbusto é compacto, potente, com sistema radicular bem desenvolvido, até 0,3 m de altura e as folhas chegam a atingir 22 cm de comprimento. O mato vem crescendo ativamente desde a segunda semana de abril. Os caules das flores de morango são fortes e podem suportar frutos grandes. O peso dos frutos chega a 40 g, são de cor vermelha rica e brilhante e de densidade média. Os frutos silvestres são doces, com uma acidez agradável e um rico aroma a morango. No final da temporada, os bagos ficam menores, mas o sabor e o aroma ficam mais ricos.
Quando floresce
Em meados de maio, os canteiros de morangos ficam cobertos por uma infinidade de flores brancas. Quando a floração dura duas semanas, 14-16 flores são formadas no arbusto.
Quando é que rende
Os bagos amadurecem, dependendo do local de crescimento, de meados de maio ao início de junho. Ao usar estimulantes de crescimento e criar um efeito estufa, os morangos começarão a dar frutos algumas semanas antes. A coleta é realizada a cada 2-3 dias. No final da temporada há menos frutas, mas os morangos são mais aromáticos e doces.
Resistência às intempéries
Os morangos são despretensiosos às condições externas. Tolera bem o calor e pode ficar sem regar por 3-4 dias. Tolera baixas temperaturas até -18 ÓCOM.
Início da frutificação
Este morango é considerado uma cultura de dias curtos. Variedade precoce. Sob o filme, amadurece no final de abril - início de maio.Nas regiões do sul, em cristas abertas, os primeiros frutos amadurecem no início de maio.
Prazo de validade e transportabilidade
A transportabilidade é uma das vantagens da variedade. Os frutos mantêm a aparência comercial por cerca de 3 dias. Eles toleram bem o transporte.
Uso
Além de utilizar frutas frescas, são excelentes para processamento térmico e congelamento. Após a descongelação, os morangos mantêm um aroma agradável. As compotas elaboradas a partir dele apresentam aroma e acidez agradável.
Regiões de crescimento
Ela cresce bem nas regiões intermediárias não-chernozem da Rússia, no centro e sul da Ucrânia e na Bielo-Rússia. Como os arbustos são sensíveis à longa ausência de umidade, é melhor não cultivar em áreas secas.
Vantagens e desvantagens
A variedade apresenta os seguintes aspectos positivos:
- o rendimento, sujeito à tecnologia agrícola, é de 1,2 kg por arbusto;
- dá frutos de forma consistente durante vários anos;
- resistente, pode sobreviver mesmo com cuidados inadequados;
- tolera clima quente, seca, alagamento;
- tem imunidade média a algumas doenças;
- tolera quedas de temperatura até -18 ÓCOM;
- A apresentação é preservada por 3 dias.
As desvantagens desta variedade são menores:
- apesar da boa imunidade, os morangos são propensos a doenças do sistema radicular;
- requer o regime hídrico correto: quando regado em excesso ocorre o apodrecimento;
- Quando armazenados por mais de 3 dias, os frutos escurecem e não ficam suculentos.
Como cultivar morangos, mel
Para obter uma colheita de qualidade, é importante considerar cuidadosamente os requisitos para a escolha do material de plantio e seguir a tecnologia de plantio de arbustos.
Requisitos para material de plantio
Recomenda-se adquirir sementes em lojas especializadas ou prepará-las você mesmo.Ao usar gavinhas ou dividir um arbusto, a planta-mãe deve estar saudável e não danificada.
Seleção do local e preparação do solo
Para pleno crescimento e frutificação, recomenda-se plantar os arbustos em áreas planas. Para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas, a área deve ser bem ventilada. O local deve ser bem iluminado e protegido do vento norte. O solo é adequado, ligeiramente ácido, franco-arenoso ou argiloso. Poucas semanas antes do plantio dos arbustos, o solo deve ser fertilizado com superfosfato, sulfato de potássio e matéria orgânica.
Plantando morangos de jardim
Sequência de ações ao pousar:
- as linhas estão localizadas a uma distância de 0,5 m;
- Recomenda-se plantar em tempo nublado ou à noite;
- a profundidade dos furos deve ser de cerca de 0,3 m;
- despeje água no buraco, coloque arbustos, polvilhe com terra;
- a gema apical deve estar ao nível do solo;
- umedeça o solo e aplique cobertura morta.
Nuances de cuidado
Para obter uma colheita estável e de alta qualidade, é importante cumprir requisitos simples, mas necessários para o cuidado dos morangos.
Rega
Durante a primeira semana após o plantio dos arbustos, a rega é feita diariamente. Então, uma vez por semana é o suficiente. Em climas muito quentes - duas vezes por semana. A irrigação por gotejamento oferece excelentes resultados e ajuda a economizar energia. Para preservar a umidade, recomenda-se aplicar cobertura morta.
Cobertura
Esta variedade é despretensiosa, mas requer fertilização. No mês de abril é necessária a aplicação de solução de verbasco com uréia em partes de 1 a 10. Durante a floração, recomenda-se a aplicação de alimentação foliar. Durante a formação dos ovários, fertilize com preparações de complexos minerais. A última fertilização deve ser feita após a colheita. Fertilizantes orgânicos são usados para isso.
Cobertura morta
Este procedimento é realizado para preservar a umidade e prevenir o desenvolvimento de doenças. Também ajuda a manter as frutas limpas. Palha, grama seca e agulhas de pinheiro são ideais.
Preparando-se para o inverno
Não é recomendado arrancar ervas daninhas dos morangos no outono, pois você pode danificar as raízes, que não terão tempo de se recuperar no inverno. Remova as folhas secas e danificadas. Depois é necessário fazer tratamento contra pragas e doenças para prevenção. Nas regiões frias, assim como onde há pouca neve, é recomendável fornecer abrigo para o inverno. Para isso, use agulhas de pinheiro, palha ou grama seca.
Propagação de morango
Em lojas especializadas você pode comprar sementes e germiná-las e depois plantá-las em terreno aberto. Você mesmo pode preparar as sementes. Para fazer isso, você precisa pegar um morango saudável, cortar bem a casca e secar. Antes de germinar as sementes, trate com uma solução de manganês, deixe de molho por um dia e plante em recipiente preparado. As mudas crescem em 2-3 meses. Replante os arbustos quando houver 2-3 folhas.
Mas é mais fácil comprar ou comprar mudas de morango em um viveiro ou de amigos. Se os morangos crescerem no local, não será difícil propagá-los. Essa variedade produz muito bigode. Para obter mudas de alta qualidade, é necessário deixar 2 a 3 arbustos para propagação. Desses arbustos você precisa cortar todos os caules das flores. Deixe apenas o bigode. Eles devem criar raízes dentro de uma temporada. No final do verão, transplante-os para um novo local.
A reprodução pode ser feita dividindo o arbusto. Para fazer isso, desenterre um arbusto com mais de 3 anos. Coloque em um recipiente com água para facilitar a divisão. Divida o arbusto para que cada parte tenha uma roseta. Apare as raízes alguns centímetros. Isso estimulará o desenvolvimento das raízes laterais. Trate as seções com solução de manganês. Plante nos canteiros do jardim.
Doenças
A variedade é suscetível a alguns tipos de doenças fúngicas. Para evitar a sua propagação, recomenda-se plantar arbustos em áreas suficientemente ventiladas e realizar o tratamento preventivo das plantas em tempo hábil.
A requeima murcha
Infecção fúngica, os agentes causadores são considerados microrganismos da espécie Phytophthora. Os arbustos são infectados através do rizoma afetado. Para o tratamento, recomenda-se tratar com uma solução de “Fundazol”, que deve ser aplicada sob a parte radicular do arbusto. Produza uma boa drenagem.
Podridão cinzenta
Os arbustos são infectados por um fungo espalhado pela água e pela atmosfera. A planta está completamente afetada. É necessário tratar com uma solução de calda bordalesa ou produtos “Switch”, “Derozal”. Para prevenir a doença, os especialistas aconselham mudar o local de plantio dos morangos após 3-4 anos.
Mancha marrom
Causada por um fungo, a infecção ocorre através do micélio que permanece durante o inverno nas lâminas das folhas. Para destruir, é necessário tratar as plantas com uma solução de calda bordalesa antes mesmo do início do período vegetativo.
Oídio
A infecção fúngica se espalha pela água ou pela atmosfera. Um excelente ambiente de reprodução é o tempo chuvoso. As lâminas das folhas e os frutos são afetados. Para combatê-lo, recomenda-se tratar os arbustos com emulsão de cobre e sabão. Pulverize antes do início do processo de floração. Após a floração, recomenda-se o uso de Topázio ou preparações semelhantes.
Pragas
Além de doenças, os arbustos são infestados de pragas, para cujo extermínio se recomenda a utilização de uma série de medidas. Além disso, insetos nocivos podem se tornar portadores de doenças.
Mosca branca de morango
É um inseto muito pequeno, semelhante a uma borboleta branca, com 1,5 mm de comprimento. Eles se acomodam no fundo da lâmina foliar, sugam o suco e põem ovos sobre ela. As larvas aderem às lâminas das folhas do arbusto e não são visíveis. Eles não gostam de luz solar e se escondem em áreas sombreadas. Eles hibernam nas camadas superiores do solo e nos restos de plantas. Para proteção, trate os arbustos com pesticidas antes da floração e após a colheita.
Besouro de folha
O inseto, cujo tamanho varia de 3 a 4 mm, é de cor marrom. Destrói ativamente a polpa das folhas durante a estação de crescimento. É ativado principalmente durante o período de floração dos arbustos e amadurecimento dos frutos.
Para prevenção, é necessário eliminar o cinquefoil e o alecrim selvagem do entorno dos canteiros, pois o besouro os utiliza como alimento. Afrouxar o solo destrói a pupa do besouro e a torna acessível a outros insetos. Antes do início da floração, recomenda-se tratar com Karbofos ou uma preparação inseticida semelhante. No início da primavera, polinize as cristas com pó de tabaco.
Nematóide
Estes são vermes transparentes. Eles se instalam nos tecidos vegetais e se alimentam de sua seiva. É impossível curar morangos, os arbustos devem ser removidos junto com a raiz. Trate o solo com uma solução de sulfato de cobre 5%.
Limpeza e armazenamento
Os primeiros frutos do morango são colhidos em meados ou no final de maio. A coleta continua por 2 semanas, realizada a cada 2-3 dias. Para o transporte, é coletado o fruto verde com ponta esbranquiçada. São retirados do arbusto com uma sépala e um fragmento do pedúnculo, para manterem sua apresentação por mais tempo.