Os morangos Figaro são considerados fruto do trabalho de cientistas holandeses. Ao mesmo tempo, a colheita caracteriza-se pelo excelente sabor, frutos grandes e excelente transportabilidade. Ao mesmo tempo, a planta é considerada bastante exigente de cuidados e não tolera condições climáticas adversas. Para que os morangos se desenvolvam normalmente e não adoeçam, é necessário seguir rigorosamente as recomendações agrotécnicas.
Descrição e breves características da variedade Figaro
A planta tem rebentos fortes e retos e grandes folhas verdes claras. É caracterizada por pedúnculos poderosos, que incluem no máximo 8 flores e estão localizados bem acima da folhagem. Os frutos são grandes e pesam mais de 20 gramas. Eles são caracterizados por formato cônico e brilho. O topo da fruta é coberto por uma casca vermelho-alaranjada.
A variedade Figaro é resistente aos danos nas raízes e ao desenvolvimento da podridão cinzenta. Ao mesmo tempo, a planta é caracterizada por sensibilidade moderada ao aparecimento de oídio. Quando cultivados na zona intermediária, os morangos de jardim toleram facilmente o frio.
Lados positivos e negativos
A variedade é difícil de cultivar no sul ou em regiões com invernos frios. A cultura requer um clima ameno, sem quedas bruscas de temperatura.
Cultivando e cuidando de morangos
Recomenda-se plantar morangos desta variedade em áreas bem iluminadas e com solo fértil. Isso deve ser feito no início da primavera, pois o plantio no outono reduz muito a produtividade.
Ao pousar, você deve seguir as seguintes regras:
- o solo para as mudas deve ser solto e fértil;
- o solo deve conter quantidade suficiente de nutrientes;
- as mudas devem ser plantadas em padrão xadrez, mantendo um intervalo de 20-25 centímetros;
- Recomenda-se realizar trabalhos de plantio em tempo nublado;
- os recessos de plantio devem corresponder ao tamanho do sistema radicular;
- as raízes devem ser cuidadosamente espalhadas por todo o buraco;
- Após o plantio, cubra os canteiros com material especial.
Não é recomendado cultivar morangos em uma cama por muito tempo. Após 5 anos, o local de plantio deverá ser alterado. Ao mesmo tempo, os parâmetros de rendimento máximo são observados nos primeiros 2 anos de cultivo.
Rega e fertilizantes
Durante a floração e o amadurecimento dos frutos, os morangos requerem rega diária. Em clima quente, isso deve ser feito de manhã ou à noite. A aplicação oportuna de fertilizantes não é de pouca importância. É melhor combinar preparações minerais com matéria orgânica. Para isso, vale a pena espalhar estrume e cinzas de madeira entre as fileiras. Isso ajuda a aumentar o número de frutos e botões.
Recomenda-se o uso de Agrícola como fertilizante mineral - isso pode ser feito durante todo o período de cultivo. Também é permitido usar Azofoska. É usado antes dos arbustos começarem a florescer. No total, as plantações devem ser alimentadas 4 vezes. O excesso de nutrientes não beneficiará a planta.
Afrouxamento, controle de ervas daninhas
Para que os morangos se desenvolvam normalmente e não adoeçam, os canteiros precisam ser sistematicamente capinados. As ervas daninhas consomem os recursos das culturas e causam umidade. Isso se torna a causa de várias patologias.
O afrouxamento sistemático das camas não é de pouca importância. Isso ajuda a aumentar o acesso do ar ao sistema radicular e a melhorar a absorção de nutrientes da estrutura do solo.
Removendo um bigode
Os morangos desta variedade caracterizam-se por um número mínimo de bigodes.Nesse caso, o excesso precisa ser retirado a tempo. Caso contrário, eles retirarão nutrientes dos arbustos-mãe.
Preparando-se para o inverno
No outono, é recomendável começar a se preparar para o inverno. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:
- remova folhas velhas e doentes;
- afinar as camas;
- tratar as plantações com inseticidas;
- cobrir os canteiros com palha e cobrir os arbustos com agrofibra.
Proteção contra doenças e pragas
A variedade é resistente a danos nas raízes e podridão cinzenta. É ligeiramente afetado pelo oídio. Ao mesmo tempo, a cultura é suscetível à podridão do coração e ao verticillium. Para evitar o plantio, vale pulverizar com calda bordalesa 1%. Isso é feito no início da primavera. Para evitar patologias, é importante garantir que o solo não fique encharcado. Recomenda-se remover as ervas daninhas em tempo hábil.
O alho tem propriedades fungicidas pronunciadas. Precisa ser plantado entre arbustos. É importante levar em consideração que alho, cebola e beterraba podem provocar surtos de ataques de nematóides. Se esses parasitas foram notados anteriormente, você não deve plantar essas plantas. Muitos insetos são repelidos pelo pó de tabaco, que precisa ser espalhado no canteiro do jardim.
Nuances de reprodução
Os morangos podem ser propagados por sementes ou gavinhas. O método vegetativo é o mais usado. Para isso, as rosetas devem ser cortadas da planta principal e enterradas em solo úmido. Para a divisão vale a pena usar arbustos com 3 a 4 anos.
Colheita e armazenamento
Recomenda-se a colheita imediatamente após o amadurecimento dos frutos. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar os frutos. Eles podem ser guardados na geladeira por 2 a 3 dias. Se for necessário conservar a colheita por muito tempo, os bagos são secos ou congelados. Os morangos Figaro têm excelente sabor e alto rendimento.Para cultivar uma safra com sucesso, você precisa cuidar dela adequadamente.