O plantio adequado de morangos em terreno aberto não é considerado uma tarefa tão simples. Há um grande número de nuances associadas ao momento, ao trabalho preparatório e ao processo de pouso. Se falamos em cuidar das plantações, os jardineiros novatos devem estudar todos os recursos com antecedência. Em particular, muitas vezes surge a questão do que deve ser colocado na cova ao plantar morangos.
- Requisitos de solo para o cultivo de morangos
- A necessidade de adicionar componentes ao solo no momento do plantio
- Composição do orifício de transplante
- Métodos de desinfecção do solo
- Casos em que a desoxidação do solo é necessária
- Tipos de fertilizantes para usar durante o plantio
- Fertilizantes orgânicos para adicionar à cova durante o plantio
- Métodos tradicionais de alimentação
- Usando cascas de cebola como fertilizante
- Usando cascas de ovo como fertilizante
- Usando excrementos de pássaros como fertilizante
- Uso de levedura nutricional como fertilizante
- Recomendações para a composição da cova no plantio de morangos na primavera
- Recomendações para a composição da cova no plantio de morangos no outono
- Erros comuns ao cultivar morangos
Requisitos de solo para o cultivo de morangos
Os morangos de jardim são uma planta pouco exigente que cresce bem em qualquer solo. Porém, o tamanho da fruta e seu sabor dependem diretamente da qualidade do substrato. Em condições inadequadas, existe uma grande probabilidade de obtenção de frutos pequenos ou azedos. Os morangos crescem bem e dão frutos em solos argilosos e arenosos. Este substrato permite a passagem perfeita do ar e não retém o excesso de umidade. Além disso, contém muitas substâncias e macroelementos úteis.
No entanto, os seguintes tipos de solo não devem ser utilizados para o cultivo desta cultura:
- Argila – retém muita umidade e não permite a passagem de oxigênio suficiente. Além disso, este solo não protege bem das oscilações de temperatura.
- Arenoso - seca rapidamente e fica muito quente ao sol. No entanto, contém poucos nutrientes.
- Turfa - contém substâncias úteis que inibem o desenvolvimento e a formação dos frutos.
Ao cultivar morangos em solos com muita umidade e respirabilidade, com parâmetros de acidez neutros, é possível obter frutos grandes e doces.
A necessidade de adicionar componentes ao solo no momento do plantio
Algumas variedades de morangos de jardim desenvolvem-se normalmente em qualquer substrato. Ao mesmo tempo, os morangos precisam de um meio nutriente. Para obter frutos de alta qualidade, o solo deve ser fertilizado antes do plantio.
Vale a pena preparar as camas com antecedência.Em primeiro lugar, é necessário desenterrá-los com uma pá de jardim. Isso deve ser feito 3 semanas antes do plantio. Para o pleno desenvolvimento, os morangos precisam de fertilizantes orgânicos e minerais. A primeira categoria inclui turfa, húmus e composto. Quanto aos suplementos minerais, vale a pena utilizar formulações complexas. Eles contêm um máximo de microelementos úteis.
Vale considerar que esta planta não tolera o excesso de umidade do solo. Portanto, para plantá-la, vale utilizar canteiros altos e garantir uma drenagem adequada.
Se, ao formar um morro nos canteiros, você combinar o solo com esterco ou húmus e adicionar cinza de madeira à composição, as plantas receberão uma boa nutrição orgânica e mineral. Para evitar a estagnação da água por baixo, é necessário colocar uma camada de areia.
Composição do orifício de transplante
Antes de plantar, vale a pena adicionar um preparo complexo à cova. Se este procedimento for planejado na primavera, é recomendável preparar a cama no outono. Para 1 metro quadrado de canteiros deve-se usar 30 gramas de sulfato de potássio, 5 a 7 quilos de húmus e 1 copo de cinzas.
Antes do plantio, deve-se adicionar no recesso uma composição à base de sulfato de potássio e superfosfato. Para 1 metro quadrado vale a pena usar 25 gramas desses componentes. Ao plantar em canteiros altos, recomenda-se usar uma composição à base de solo de jardim e turfa. Deve-se adicionar farinha de dolomita e cinza de madeira.
Métodos de desinfecção do solo
Para conseguir um arbusto saudável e que dê uma colheita abundante, vale a pena protegê-lo de patologias e parasitas. A desinfecção do solo é considerada um procedimento simples, mas eficaz. Deve ser realizado antes do desembarque. Para desinfetar, faça o seguinte:
- Aqueça artificialmente o substrato a parâmetros de alta temperatura.Isso ajuda a lidar com larvas de parasitas e microorganismos bacterianos. Para obter tais resultados, você deve derramar água fervente sobre a cama. Você também pode cobrir o solo com filme por vários dias.
- Use infusões de agulhas de pinheiro, tabaco ou absinto. Isto é verdade para aqueles envolvidos na agricultura orgânica. Tais composições distinguem-se pelas características bactericidas.
- Use microorganismos. As preparações EM, que incluem cepas benéficas de microrganismos bacterianos, permitem lidar com patógenos ou removê-los do jardim.
- Trate com produtos químicos. Esta é considerada uma defesa eficaz e de ação rápida. No entanto, além de bactérias nocivas, esses produtos destroem a microflora valiosa. Além disso, substâncias perigosas se acumulam no solo e nos tecidos vegetais.
Casos em que a desoxidação do solo é necessária
Os morangos requerem um substrato neutro ou ligeiramente alcalino. A acidez elevada provoca supressão da atividade vital dos microrganismos benéficos e impede a absorção total dos microelementos.
O cultivo de arbustos nesse solo não responde bem à fertilização. Ao mesmo tempo, os frutos revelam-se pequenos e sem açúcar. Para desoxidar o solo, os residentes de verão usam os seguintes meios:
- Limão - adicionado no outono. Depois disso, a área precisa ser desenterrada.
- Cinza de madeira – ajuda a desoxidar e alimentar o solo.
- Farinha de dolomita - pode ser usada na primavera, imediatamente antes do plantio dos arbustos. A dolomita também ajuda a soltar solo argiloso pesado. Com sua ajuda, você pode lidar com sucesso com wireworms.
- Gesso – tem efeito duradouro. Após uma única aplicação, a substância produzirá efeito a cada violação da acidez.
- Giz – recomenda-se aplicar antes do início do inverno. A composição é adicionada triturada.
Tipos de fertilizantes para usar durante o plantio
O tipo e a quantidade de fertilização dependem da qualidade do substrato. Para a área onde pretende fazer buracos, deve-se usar 2 xícaras de cinza de madeira e 1 balde de esterco podre. Recomenda-se o uso das seguintes substâncias como fertilizante:
- Sulfato de amônio - para preparar a solução é necessário tomar 1 colher de sopa da solução para cada 10 litros de água.
- Superfosfato - deve ser adicionado com antecedência para que a substância se dissolva bem.
- Humato de potássio - deve ser adicionado antes da cobertura morta. Este procedimento é realizado com palha, húmus ou turfa.
- Ammophoska - facilmente misturável com água e não contém nitratos. Este remédio é abrangente.
- Nitrato de amônio - uma solução é usada para umedecer todo o canteiro onde está planejado o plantio de morangos.
Fertilizantes orgânicos para adicionar à cova durante o plantio
Esses fertilizantes são considerados muito úteis para a própria cultura e para o solo. Portanto, ao plantar morangos, deve-se utilizar a seguinte matéria orgânica:
- Estrume - ao aplicar uma substância na raiz, é importante garantir que ela esteja bem apodrecida. A massa fresca deve ser espalhada entre as fileiras e levemente polvilhada com terra.
- Turfa - deve ser adicionada a solo arenoso ou argiloso. Na sua forma pura, a composição é adequada para cobrir o substrato.
- Húmus – garante o rápido desenvolvimento da cultura. A matéria orgânica podre do composto é uma fonte valiosa de nutrição e protege contra fatores externos. Esta substância solta o solo e aumenta a permeabilidade à água e ao ar.
- Sapropel é um sedimento de fundo de lagos. Contém muitas substâncias valiosas e possui características antibacterianas.
- A farinha de ossos é considerada fonte de microelementos que auxiliam no enriquecimento do solo.
Métodos tradicionais de alimentação
Para fertilizar a planta, é permitido o uso de vários remédios populares. Eles são acessíveis e seguros.
Usando cascas de cebola como fertilizante
A cebola tem características bactericidas e contém muitas vitaminas. Para fazer uma solução útil, você deve pegar um punhado de cascas e misturar com água fervente e deixar por um dia. A solução deve ser diluída em água e utilizada para irrigação.
Usando cascas de ovo como fertilizante
Este produto contém mais de 20 componentes valiosos. As cascas devem ser trituradas, enchidas com água e deixadas por 10 a 14 dias. Na hora de usar, recomenda-se misturar o concentrado com água na proporção de 1:10.
Usando excrementos de pássaros como fertilizante
Este produto é um fertilizante eficaz para morangos. Neste caso, as fezes devem ser enchidas com água e deixadas por 2 a 5 dias. A composição deve ser misturada sistematicamente. Antes do uso, é combinado com água na proporção de 1:15.
Uso de levedura nutricional como fertilizante
Este produto contém muitas substâncias valiosas. Para fertilizar morangos, deve-se usar uma massa à base de açúcar e fermento. A composição finalizada é misturada com água e utilizada para irrigação.
Recomendações para a composição da cova no plantio de morangos na primavera
Ao plantar na primavera, é recomendável adicionar cinzas e composto na cova. Também é permitido usar fertilizante mineral combinado. É útil tratar arbustos com ativador de crescimento.
Recomendações para a composição da cova no plantio de morangos no outono
Se a lavoura for plantada no outono, vale a pena aplicar adubação, que ajuda a lavoura a hibernar.A melhor opção seria usar esterco de galinha.
Erros comuns ao cultivar morangos
Jardineiros iniciantes cometem vários erros ao plantar uma planta:
- inconsistência da variedade vegetal com o clima da região;
- cultivo de longo prazo em um só lugar;
- aprofundamento do ponto de crescimento;
- corte inadequado do bigode;
- sombreamento de plantações;
- utilização de solo pobre e de alta densidade;
- falta de rega na fase de maturação.
O cultivo de morangos possui uma série de características. Para obter uma colheita abundante, você deve adicionar nutrientes à cova.