O cultivo do morango Chamora Turusi rapidamente conquistou o gosto dos jardineiros pelas elevadas características varietais da planta. Caracteriza-se pelo aumento da produtividade, excelentes características gustativas da fruta e resistência a diversas doenças comuns. Para obter o resultado desejado, é importante cumprir requisitos simples, mas importantes de plantio e cuidados. A variedade é despretensiosa, mas precisa atender a alguns requisitos.
- Descrição e características da variedade Chamora Turusi
- baga
- Produtividade
- Sustentabilidade
- Histórico de seleção e região de crescimento
- Vantagens e desvantagens dos morangos
- As nuances de plantar uma planta
- Seleção do local e preparação do solo
- Hora de embarque
- Plantando morangos no jardim
- Como cuidar adequadamente dos morangos?
- Rega e fertilizantes
- Aparar e afrouxar
- Cobertura morta de arbustos
- Métodos de reprodução
- Usami
- Dividindo o mato
- Sementes
- Com quais doenças você deve ter cuidado?
- Verticillium
- Fusarium
- Podridão cinzenta
- Podridão negra da raiz
- Proteção contra pragas
Descrição e características da variedade Chamora Turusi
Essa variedade adora cuidar, mas não é muito exigente. A baga japonesa, cultivada pelo cruzamento de duas variedades, tornou-se difundida devido às suas elevadas características varietais.
baga
Os frutos silvestres são enormes e têm um aroma incrível. Os morangos têm formato redondo-cônico. Os bagos têm aspecto de pente, mesmo dobrados, com vieiras peculiares. O peso é de cerca de 80 g, depende das regras da tecnologia agrícola. Alguns chegam a pesar 110 G. A cor do fruto é vermelha com tonalidade acastanhada, escura e até tijolo. Por volta do 4-5 ano, o tamanho dos frutos diminui.
Produtividade
Variedade de maturação no meio da temporada. O rendimento impressiona: de 1,8 a 2,5 kg por arbusto, sujeito às regras da tecnologia agrícola. A frutificação máxima ocorre aos 2-3 anos de vida. A colheita ocorre dentro de 5 a 6 anos.
Sustentabilidade
Distingue-se pela sua robustez, não é classificada entre as variedades resistentes à seca, mas é considerada um representante resistente ao inverno. É imune ao oídio. A variedade não possui proteção imunológica contra manchas brancas e marrons, fungos radiculares e verticillium. Os arbustos sofrem danos por besouros, gorgulhos e lesmas.
Histórico de seleção e região de crescimento
O pedigree exato da planta não foi estabelecido, mas é geralmente aceito que o morango é o resultado da seleção japonesa, obtida pelo cruzamento das plantas Gigantella e Queen Elizabeth.Devido à semelhança das descrições científicas do arbusto e da fruta citada em registros no Japão, a variedade é considerada japonesa.
Não é recomendado o cultivo de arbustos em regiões de clima árido. Quando os arbustos de morango secam, eles morrem. Mas são bastante resistentes a baixas temperaturas. Quando a temperatura cai para -30Ó não morra. Para isso, os morangos devem estar devidamente preparados.
Vantagens e desvantagens dos morangos
A baga tem muitas vantagens:
- aroma incrível de morangos, como os que crescem na floresta;
- indicadores de sabor: doce, suculento;
- tamanho grande;
- os frutos não apresentam vazios;
- tem resistência ao gelo;
- facilidade de atendimento;
- requisitos mínimos de alimentação;
- requisitos de irrigação padrão;
- devido à densidade dos bagos, apresenta maior transportabilidade;
- produtividade aumentada.
Além das vantagens, deve-se atentar para as desvantagens:
- exigente nas condições de irrigação;
- sensível às mudanças de temperatura;
- certos requisitos de solo, cresce em solo fértil;
- é necessária uma grande área para cultivo;
- tem funções protetoras contra podridão cinzenta e mancha marrom.
As nuances de plantar uma planta
O cultivo de morangos exige o cumprimento das regras de plantio, é disso que dependem os resultados posteriores.
Seleção do local e preparação do solo
Para o plantio, recomenda-se destinar um terreno amplo, pois os arbustos são bastante potentes. Requisitos do solo:
- respirabilidade;
- frouxidão;
- nível de acidez 5,5-7;
- predominantemente arenoso, chernozem (solo argiloso deve ser tratado com fertilizantes).
A área selecionada deve estar preparada. Desenterre o solo, remova ervas daninhas e raízes. O solo deve ser limpo, nivelado e solto.
O canteiro precisa de boa iluminação, portanto, planícies e um local sob plantas ou cercas não funcionarão. Deve ser bem ventilado para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas nos arbustos.
Hora de embarque
A época de plantio do morango depende diretamente dos indicadores climáticos. Na zona média é produzido nos últimos dias de agosto, e nas regiões de clima quente, que se caracterizam por pouca neve no inverno, em maio.
Em climas temperados, a época preferida para o plantio é o outono, quando se estabelecem condições mais favoráveis de temperatura e umidade. Os jardineiros aconselham preparar os canteiros para o plantio de arbustos no outono: desenterrá-los, fertilizá-los e misturá-los com farinha de dolomita.
Plantando morangos no jardim
Os morangos não toleram espessamento dos arbustos, recomenda-se manter uma distância entre eles de 0,35 m. Em locais com alta umidade a distância recomendada é de 0,5 m.
Sequência de ações ao pousar:
- Faça furos com profundidade e diâmetro de 0,3 m, despeje água.
- Apesar da aparência poderosa do arbusto, é preciso trabalhá-lo com cuidado. Coloque as raízes no buraco, o núcleo fica nivelado com o solo. Se colocada mais alta, a planta vai secar, se colocada mais baixa, começará a apodrecer.
- Polvilhe suavemente o arbusto com terra e regue.
- A fertilização não é necessária se fertilizantes foram adicionados ao solo durante a escavação.
Como cuidar adequadamente dos morangos?
Para obter o resultado desejado, é importante cumprir requisitos simples, mas importantes para o cuidado do morango.
Rega e fertilizantes
A planta requer rega. Se não houver umidade suficiente, a baga não ganha peso, fica oca por dentro e seca e parece letárgica. Mas é mais doce devido ao maior teor de açúcar e o aroma é mais forte. O sistema radicular da planta também sofre com a falta de umidade.A irrigação por gotejamento funciona bem.
O excesso de umidade também afeta negativamente os parâmetros de sabor. Os frutos tornam-se aguados, a doçura diminui, a transportabilidade deteriora-se, ocorre o apodrecimento, espalham-se manchas castanhas e podridão cinzenta.
Aparar e afrouxar
A partir de meados de agosto é necessário aparar as lâminas das folhas e gavinhas dos arbustos. Trate o solo com fungicida (solução a 2%). Se aparecerem manchas calvas no solo na área da raiz, cubra-as com substrato.
Cobertura morta de arbustos
A cobertura morta dos morangos é realizada para prevenir o desenvolvimento de doenças e retenção de umidade. Após a cobertura morta, os frutos permanecem limpos. É realizada ao amarrar os frutos nos arbustos, para evitar o contato dos pedúnculos com o solo. Utiliza-se serragem, agulhas de pinheiro, palha e húmus.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar morangos:
- material de semente;
- bigode;
- divisão.
O jardineiro escolhe um método de propagação que lhe seja conveniente, levando em consideração os prós e os contras de cada um.
Usami
A reprodução por bigode é a forma mais cómoda e fácil. A mata-mãe deve estar sã e com excelente desempenho.
Para reprodução você precisa de:
- escolha uma planta com 2 a 3 anos;
- Uma gavinha com a primeira roseta fica no arbusto, as demais são retiradas;
- prenda o soquete ao chão;
- o broto cria raízes dentro de um mês;
- cavar uma roseta com um pedaço de terra, cortar a gavinha se não estiver apodrecida;
- plante o arbusto na crista preparada.
Dividindo o mato
Este método envolve a divisão de um arbusto saudável em várias rosetas. Cada um deve ter pelo menos 4-5 placas de folhas, a raiz com 50-60 mm de comprimento.
Plano de ação:
- escolha um arbusto, desenterre-o;
- acovardar a terra;
- coloque em um recipiente com água para facilitar a divisão;
- aparar as raízes de forma que o comprimento fique em torno de 50-60 mm, isso estimulará o crescimento das raízes laterais;
- plantar na área preparada.
Sementes
Quando cultivada por sementes, a planta fica menos suscetível a infecções fúngicas, mas o método é mais complexo. Seguindo certas regras, você pode cultivar um grande número de plantas fortes. Recomenda-se adquirir sementes em lojas especializadas ou prepará-las você mesmo. Para isso, é preciso pegar uma fruta saudável, cortar bem a casca, colocar no papel e secar.
Requisitos primários:
- encher o recipiente para plantio com terra;
- polvilhe as sementes por cima do solo, não polvilhe com terra;
- polvilhe com neve;
- coloque no frio (pelo menos +2 ÓC) por um período de até 2 semanas;
- coloque em condições ambientes;
- regar quando os brotos aparecerem à medida que secam;
- plantar arbustos após o aparecimento das duas primeiras lâminas de folhas;
- plante no cume quando não houver ameaça de geada.
Com quais doenças você deve ter cuidado?
Esta variedade de morango está protegida de uma série de doenças. Mas se os cuidados básicos não forem atendidos, a planta pode adoecer. Se as buchas estiverem muito danificadas, o tratamento nem sempre dá resultado positivo, por isso é importante tomar medidas preventivas e inspecionar as buchas para identificar o problema em tempo hábil.
Verticillium
É caracterizada pelo murchamento da planta, aparecem manchas amarelas com tonalidade vermelha e o tubérculo apresenta cobertura preta. Para tratamento, recomenda-se o uso de Fundazol e Benorad. A planta afetada é tratada três vezes por temporada.
Para prevenção, antes de plantar, mergulhe as raízes em uma solução fraca de manganês. Além disso, remova as lâminas das folhas e galhos danificados em tempo hábil.
Fusarium
É caracterizada pelo amarelecimento e secagem rápida das placas foliares e de toda a roseta. O bigode fica marrom.Recomenda-se tratar os arbustos com Fundazol, Benomyl e Benorad. Caso a planta não seja salva, após retirá-la, trate o solo com Nitrofen.
Para prevenção, introduza farinha de dolomita no solo e trate o solo com fungicida na primavera.
Podridão cinzenta
Essa podridão forma manchas cinza-escuras nas bagas. Eles são cobertos de penugem com pontos pretos. Recomenda-se tratar os arbustos afetados com Fundazol, Bayleton e Teldor.
Para prevenção, recomenda-se deixar distância suficiente entre os tubérculos, rejuvenescer as plantações a tempo e não utilizar esterco fresco para fertilização.
Podridão negra da raiz
Também é chamada de rizoctoniase. Afeta o sistema radicular, caracteriza-se pelo aparecimento de manchas de coloração marrom, as folhas ressecam e caem. A planta não tem cura, recomenda-se tomar medidas preventivas no plantio.
Proteção contra pragas
Além de doenças fúngicas, a planta é infestada de insetos nocivos. Entre eles estão as larvas do besouro. Quando afetadas, as lâminas das folhas ficam intensamente amareladas e caem no início do verão. Quando atacada por um ácaro do morango, a lâmina foliar fica deformada e torcida.
Caso apareçam pragas, tome imediatamente as medidas necessárias para preservar a planta. Recomenda-se tratar com Karbofos, Fitoverm, Neoron. Para evitar o aparecimento do besouro de maio, trate o solo antes de plantar com Bazudin, Aktara e Antikhrushch.
Qualquer pessoa pode cultivar uma safra com frutos grandes, bastando ter um pouco de esforço, paciência e dar à planta os cuidados necessários.