Muitas pessoas adoram morangos, então quem tem horta certamente começará a cultivá-los. Não há nada de surpreendente nisso, já que o fruto conseguiu conquistar adeptos graças ao seu sabor fresco e adocicado, além disso, é consumido durante todo o ano: fresco no verão e no outono, e no inverno e na primavera - em forma de compota ou geléia. Jardineiros experientes escolhem os morangos de Bogotá, que são um dos de maior frutificação. Você pode descobrir como aumentá-lo ainda mais.
- Características dos morangos de Bogotá
- Descrição da variedade
- Principais prós e contras
- Características de cultivo
- Seleção de material de plantio
- Hora e local de pouso
- Tecnologia de pouso
- Como cuidar adequadamente dos morangos de jardim
- Regar, capinar e afrouxar
- Cobertura morta
- Fertilizantes
- Preparando-se para o inverno
- Métodos de proteção contra doenças e pragas
- Tipos de reprodução
- Coleta, armazenamento e uso
Características dos morangos de Bogotá
A variedade de morango Bogotá é classificada como de maturação tardia - a colheita é obtida entre julho e agosto. Os arbustos caracterizam-se pela densidade e compacidade, crescendo até 20-30 centímetros de altura. As folhas são grandes, enrugadas e largas. Existem muitos bigodes, são longos e grossos. Os morangos ficam alinhados com as folhas. Os caules das flores são fortes e suportam facilmente o peso dos morangos.
Os frutos são grandes, branco-rosados por dentro e vermelhos por fora. O formato dos frutos não é o mesmo. Então, em um arbusto você pode ver bagas redondas e cônicas. A polpa é bastante densa, por isso a variedade tolera o transporte sem problemas. A polpa do morango é suculenta e doce, com alguma acidez visível. Os provadores atribuem à variedade uma pontuação alta - 4,8.
Descrição da variedade
A seguir, sugerimos consultar a descrição dos morangos de Bogotá.
- Os arbustos de morango são altos e com muita folhagem.
- As folhas são de cor verde brilhante.
- A variedade floresce bissexualmente.
- As plantas têm resistência média a doenças.
- Os bagos praticamente não estão sujeitos ao apodrecimento. Junto com isso, a variedade é frequentemente suscetível à ferrugem e aos ácaros.
- A resistência ao gelo é baixa.
- Alta necessidade de umidade.
- A produtividade está ligeiramente acima da média.
Principais prós e contras
Quanto às vantagens da variedade, entre elas estão as seguintes:
- Bom rendimento.
- Morango de tamanho grande.
- Facilmente propagado.
- A variedade é resistente a doenças, principalmente ao apodrecimento.
- Ótimo sabor de morango.
Porém, vale destacar as desvantagens da variedade, em especial:
- Altos requisitos para condições de cultivo.
- Baixa resistência à seca.
- Resistência ao gelo reduzida.
Características de cultivo
Para obter uma colheita decente de morangos de Bogotá, você deve seguir algumas regras e características de cultivo, que discutiremos a seguir.
Seleção de material de plantio
O terreno para o plantio dessa variedade de morango deve ser preparado com antecedência, com cerca de duas semanas de antecedência. É necessário escolher a área mais ensolarada do jardim, que também esteja protegida do vento. O solo preto é mais adequado para esta variedade.
Se não houver solo rico em húmus em sua horta, vale a pena mudar a composição do solo na direção certa.
Antes de começar a cavar, você precisa colocar dois baldes cheios de húmus em cada metro quadrado, adicionando 1,5 colheres de sopa cheias de superfosfato e sulfato de potássio. Se o solo for ácido, é necessário adicionar um copo de cinza de madeira com farinha de dolomita. Turfa ou serragem podre são adicionadas a solos não soltos.
Hora e local de pouso
Normalmente, os morangos de Bogotá são plantados no início da primavera ou no outono. De qualquer forma, o processo precisa ser realizado o mais cedo possível. Se o jardineiro perder o momento certo, as mudas podem morrer.
Se o plantio for planejado na primavera, deve ser feito antes do início do calor, por exemplo, no final de abril, início de maio.
De qualquer forma, a principal diretriz são as condições climáticas. Os morangos são plantados em áreas elevadas e bem iluminadas pela luz solar.
Tecnologia de pouso
Quanto ao esquema de pouso, será o seguinte:
- Entre as mudas deixe 30 centímetros de espaço livre na linha. É preciso lembrar que a variedade produz muitos bigodes que precisam ser retirados sistematicamente. Assim, segundo especialistas, o bigode pode ocupar quase 30% da colheita.Além disso, se você não se livrar deles, a área com morangos ficará rapidamente coberta de vegetação, os frutos crescerão pequenos devido à falta de luz solar e da nutrição necessária.
- Antes do plantio, recomenda-se cobrir o canteiro com qualquer material de cobertura. Isso é feito para que o bigode não crie raízes. Porém, mesmo depois de cobrir o solo, os bigodes ainda precisarão ser aparados.
- Na hora do plantio, o colo da roseta de morango não deve ser muito alto.
- Após o plantio, a variedade morango necessita de rega abundante.
Como cuidar adequadamente dos morangos de jardim
Se os morangos forem plantados de acordo com as regras, isso não é garantia de que o proprietário da horta receberá a colheita esperada desta variedade. Também é necessário cuidar adequadamente dos morangos de jardim, que discutiremos mais adiante.
Regar, capinar e afrouxar
A rega é um componente importante das medidas de cuidado das culturas. A opção ideal neste caso é a irrigação por gotejamento, porém, caso não exista no local, é preciso garantir que os morangos recebam umidade suficiente nas primeiras duas semanas após o plantio.
Até que os morangos criem raízes, o solo deve estar sempre umedecido. Quando as folhas começam a crescer, o regime de rega muda para uma vez por semana (se as condições climáticas forem secas, duas vezes). A água é fornecida em grandes quantidades para que o solo fique saturado até 30 centímetros de profundidade.
Cobertura morta
Se os morangos forem cultivados em solo descoberto, palha ou grama seca são espalhadas sobre os canteiros como cobertura morta. Isso retarda o crescimento de ervas daninhas e também conserva a umidade.
Fertilizantes
Esta variedade necessita de nutrição, que se aplica de acordo com o seguinte esquema:
- Na primavera, são usados fertilizantes de nitrogênio: uréia ou nitrato de amônio. A composição é distribuída sobre a neve derretida.
- No outono, são usados fertilizantes de fósforo-potássio: sulfato e supersulfato de potássio.
- No verão recorrem a fertilizações complexas: Clean Leaf, Gumi-Omi, BioHumus.
Preparando-se para o inverno
Os morangos de Bogotá são cultivados em climas quentes e amenos. A baga não sobreviverá a geadas severas, especialmente se o inverno tiver pouca neve. Em caso de frio, as camas são revestidas com um material que permite a passagem do ar (respira). Para conter a neve, espalham-se galhos de mato ou caules de endro.
Métodos de proteção contra doenças e pragas
Um remédio universal é o tratamento térmico, que eliminará ácaros, nematóides e gorgulhos sem recorrer a produtos químicos. Além disso, a água quente combate infecções fúngicas: manchas, podridão.
Quanto aos produtos químicos, o mais eficaz é o Karbofos, que combate as pragas.
Além disso, também são utilizados fungicidas universais, nomeadamente produtos que visam o combate a doenças. Muitas vezes os jardineiros recorrem à ajuda de drogas como HOM, Skor. Além disso, o líquido Borodos destruirá facilmente os esporos de uma ou outra doença fúngica (oídio, mancha branca ou marrom) nos morangos.
Considerando a predisposição da variedade a doenças, recomenda-se a pulverização com antecedência, antes que sinais evidentes da doença se tornem visíveis na planta. Assim, o primeiro tratamento deve ser realizado na primavera, no início do período vegetativo. A seguir, o tratamento é repetido, ou até dois, com intervalo de 10 dias. Assim que a colheita é colhida, as plantas também são processadas uma ou duas vezes, no mesmo intervalo.
Alguns jardineiros subestimam um método de combate a doenças como podar e queimar folhas velhas que começam a amarelar e manchar. Mas, se você destruir regularmente essas folhas, poderá se livrar da fonte de infecção e também dar ao arbusto a oportunidade de cultivar uma vegetação nova e saudável.
Tipos de reprodução
A variedade está predisposta à formação de grande número de bigodes. Para quem pretende começar a vender mudas ou quer aumentar a própria plantação por meio da propagação, a abundante formação de bigodes nos morangos será um diferencial.
Para facilitar o transplante, as antenas para propagação são enxertadas em copos.
Coleta, armazenamento e uso
Se precisar transportar morangos após a colheita, você deve colher os frutos pela manhã - depois que o orvalho desaparecer e antes que o sol comece a esquentar. Os morangos são colhidos junto com o pedúnculo. Coloque a colheita em um recipiente raso. Os morangos podem ser guardados na geladeira por 3 a 5 dias. As coletas para necessidades pessoais são realizadas a qualquer hora do dia. Frutas podres ou secas são imediatamente colocadas em outro recipiente.
A variedade é saborosa, por isso os frutos silvestres são consumidos frescos e como sobremesa. Frutas pequenas são mais utilizadas para fazer geleia ou geléia. As bagas também são utilizadas em chás se secas no forno.
As frutas grandes são congeladas ou moídas com açúcar e colocadas em recipientes para guardar no freezer, para que você possa preparar uma excelente sobremesa para o inverno.