A alimentação foliar da batata durante a floração desempenha um papel importante no desenvolvimento da cultura. O nível de produtividade da planta depende disso. Para aumentar a fertilidade das culturas, é necessário saber qual é o melhor momento para aplicar fertilizante. Também é importante conhecer as regras de seleção.
Alimentação foliar
Os fertilizantes devem ser aplicados em várias etapas:
- após o pouso;
- durante o período de formação dos botões;
- após a floração;
- antes da colheita.
O florescimento da cultura significa que metade dos microelementos já foram absorvidos, por isso é importante escolher os fertilizantes adequados para a alimentação.O tratamento geralmente é realizado de manhã ou à noite. Não é recomendado pulverizar o medicamento em climas quentes. A temperatura do ar não deve ser inferior a +15 graus.
A solução preparada é pulverizada no arbusto. O procedimento não é diferente de pulverizar batatas no controle de pragas. Após o processamento da colheita, os nutrientes penetram na batata através do caule e das folhas. Se você usar esse tipo de alimentação, poderá não só fornecer substâncias úteis à planta, mas também protegê-la de muitas doenças.
Após o pouso
2 semanas após o plantio, a cultura começa a crescer e se desenvolver ativamente, momento em que começa a estação de crescimento. A planta é muito jovem, portanto para um crescimento ativo necessita consumir uma quantidade suficiente de microelementos. Neste momento, o vegetal precisa principalmente de nitrogênio. O desenvolvimento do mato depende disso.
O que alimentar?
É muito importante que a cultura não necessite de micro e macroelementos durante a formação dos tubérculos. O potássio, o nitrogênio e o fósforo participam ativamente do desenvolvimento das raízes ao longo de todo o ciclo de vida. O maior efeito será proporcionado pela fertilização, realizada durante a formação dos primeiros ovários. Você precisa ter cuidado para não perder esse período.
Superfosfato
Antes da floração é aconselhável usar para alimentação com superfosfato. Para preparar a solução, faça o seguinte:
- Tome 20 g de superfosfato, 2 g de nitrato de amônio, cloreto de potássio e 0,1 g de sulfato de cobre.
- Misture todos os ingredientes.
- Despeje água morna e deixe por 3 horas.
- Coe o líquido resultante.
- Diluir com água pura, mantendo as proporções 1:1.
- A solução de pulverização está pronta. Depois disso, pode ser despejado no tanque.
É melhor preparar a composição à base de água da chuva.A alimentação foliar de batatas com superfosfato pode melhorar a fotossíntese das plantas. Penetrando no corpo da planta, os componentes desencadeiam importantes processos biológicos. Como resultado, o crescimento e o desenvolvimento são acelerados e a resistência às doenças aumenta.
Outros métodos de alimentação
Os remédios populares também podem saturar as batatas com substâncias úteis. A urtiga é usada para criar fertilizantes. A solução à base de ervas é muito benéfica para as batatas. Como preparar:
- Tudo que você precisa é de caules de plantas com folhas verdes. As raízes precisam ser removidas.
- A urtiga é colocada em um recipiente e totalmente enchido com água. O líquido deve cobrir a planta.
- Cubra com uma tampa e deixe em local aquecido.
- A solução deve ser infundida até que ocorra o processo de fermentação.
- O líquido acabado é filtrado e diluído em água da chuva.
- Agora você pode começar a processar a colheita.
O produto preparado contém cálcio, ferro e nitrogênio - substâncias úteis de que as batatas necessitam. O procedimento de pulverização pode ser repetido várias vezes. Certifique-se de manter um intervalo de 2 semanas entre a fertilização. Pulverize a colheita assim que aparecerem os brotos de batata.
A urtiga é uma planta rica em nitrogênio. Uma solução preparada a partir de urtiga é um fertilizante orgânico natural.
A próxima etapa da alimentação
Após a floração, a cultura necessita de duas alimentações, que são realizadas sequencialmente. O seu principal objetivo é melhorar o sabor das batatas. Eles também afetam o tamanho dos tubérculos e isso aumenta o rendimento. Vários meios podem ser usados para alimentação.
Microfertilizantes
Para garantir que os tubérculos tenham um sabor rico e brilhante, a colheita é pulverizada com manganês.Como as raízes amadurecem no solo, uma pessoa não pode ter 100% de certeza de que a cultura contém tubérculos. Para evitar a formação de vazios, utiliza-se boro. Para terreno aberto, pode-se usar o medicamento Mag-Bor, pois contém esses dois componentes.
Para preparar a solução, tome 1 colher de sopa. eu. produtos e diluídos em 10 litros de água. A cultura precisa de nutrientes. Portanto, para 1 arbusto de batata são necessários 5 litros de líquido preparado. Você terá que preparar uma grande quantidade de solução, mas vale a pena.
Para alimentação foliar, use o mesmo Superfosfato de antes da floração. O fertilizante é aplicado um mês antes da colheita. Normalmente, a época de desenterrar os tubérculos cai no final de agosto e continua até o início de setembro. Para a alimentação foliar da batata, bastam 350 g do medicamento por 1 hectare. Os grânulos não precisam ser diluídos em água, basta espalhá-los em cada arbusto.
Assim, os nutrientes que estão nas folhas irão para os tubérculos. Ao mesmo tempo, o seu valor aumentará.
A alimentação foliar da batata pode ser feita pulverizando a massa verde do vegetal com um preparado que contenha fósforo. Tomar 100 g do produto para cada 10 litros de água. Essa quantidade não é suficiente para tratar toda a plantação de batata, será necessário diluir ainda mais o produto. A absorção de fósforo ocorre através de folhas e caules, o que aumenta seu teor de açúcar e amido.
Crescimento vegetal
Para um bom desenvolvimento da cultura, são necessários fertilizantes minerais. O mais básico:
- Azoto. Se não houver quantidade suficiente dessa substância no solo, os brotos param de crescer e as folhas ficam mais claras. Se a situação não for corrigida, o ovário cairá.
- Magnésio. Afeta exclusivamente o crescimento dos arbustos.
- Cobre.Se houver deficiência do componente, as folhas secam e enrolam-se em tubos.
- Fósforo. Uma pequena quantidade de fósforo não consegue saturar a cultura, com o tempo ele para de crescer e as folhas morrem. Promove o bom desenvolvimento do sistema radicular. Fortalece as propriedades protetoras da planta.
- Manganês. Responsável pela movimentação dos açúcares no vegetal, estimulando o crescimento.
- Potássio. A estação de crescimento não está completa sem potássio. Não só fortalece a raiz e os caules. Também prepara o vegetal para a estação seca.
- Bor. Regula o grau de resistência das culturas a diversas doenças.
- Ferro. Por falta de ferro, as bordas das folhas amarelam muito rapidamente.
A partir desta lista, você pode entender a importância dos minerais para as batatas. Uma pessoa deve sempre monitorar o surgimento da cultura. Quaisquer alterações para pior indicam falta de certos componentes. Para dar ao vegetal boas condições de crescimento, basta tratá-lo com preparações simples e acessíveis.
A alimentação foliar desempenha um papel importante no desenvolvimento da batata. Se você aplicar fertilizantes regularmente em todos os estágios de crescimento e desenvolvimento da cultura, o vegetal não precisará de microelementos. No final da temporada, as batatas vão deliciar-se com uma grande colheita. Os tubérculos serão grandes e saborosos. Portanto, alimentamos as batatas!