Plantar batatas no solo é metade da batalha, então você precisa cuidar bem delas. Quais são os horários para regar as batatas, como fazê-lo corretamente, quais métodos usar - essas são as perguntas que todo produtor de vegetais novato faz. Existe um dilema entre os veranistas: alguns argumentam que a lavoura não precisa ser regada, enquanto outros preferem umedecer as plantações. Cada um decide o que fazer individualmente, e os especialistas aconselham regar os canteiros de batata.
Eu preciso regar
É necessário regar as batatas. As plantas retiram a umidade do solo à medida que se desenvolvem.Na ausência de precipitação natural, você mesmo precisa regar a plantação.
Além da massa verde, as batatas formam tubérculos. As peculiaridades de seu cultivo requerem rega oportuna. Deve ser realizado não só na hora certa, mas também em determinado volume. As raízes não devem ser regadas em excesso, mas também não devem secar.
Se forem criadas as condições necessárias, a cultura produzirá o rendimento declarado.
Sinais de excesso e falta de umidade
Para cultivar tubérculos adequadamente, você precisa monitorar cuidadosamente sua condição. Não é difícil determinar o excesso ou falta de umidade pela aparência. A rega das batatas é feita após exame cuidadoso do aspecto das plantas.
Se a planta não tiver água suficiente:
- as folhas dos arbustos caem e começam a amarelar;
- os caules não crescem, os botões não abrem;
- os menores caules secam.
A falta ou excesso de umidade no período de brotação leva à perda de 20% da colheita.
Quando as plantas têm excesso de água:
- as folhas caem, mas sua cor é rica, escura e a estrutura é aquosa;
- manchas úmidas se formam na parte inferior do caule, cobertas por uma camada branca ou cinza;
- Os tubérculos começam a apodrecer.
Com baixa umidade, as batatas não respondem bem à fertilização, pois não atingem o objetivo.
Deve-se monitorar rigorosamente o aspecto das plantas para identificar desvios no tempo. Recebendo 4 litros de umidade, a planta cresce e se desenvolve normalmente.
Qual a melhor forma de regar, todas as formas
A variedade de métodos de irrigação de batatas exige que os residentes de verão escolham o método apropriado. Cada um escolhe o que mais lhe convém e aplica em seu site. Para o sistema radicular, que se desenvolve durante todo o período de cultivo, é necessária uma aplicação constante, mas medida, de umidade. Nesse caso, as raízes da planta não devem receber mais que 4 litros de água.Os métodos são divididos em 2 tipos: manuais e mecanizados.
Regar manualmente
Para regar batatas em terreno aberto, este método é utilizado se as plantações forem pequenas. A rega manual é realizada por meio de mangueiras, regadores, baldes e outros meios disponíveis. O residente de verão calculará com precisão a norma, desde que todos os meios, exceto uma mangueira, sejam utilizados para irrigação.
As vantagens deste método são que a água é despejada diretamente sob as raízes. Assim, você derramará com mais precisão do que com o método mecânico. E não há necessidade de preencher toda a área. Regue aproximadamente 1 litro por abordagem. Em seguida, repita e ajuste na quantidade necessária.
Se você usar uma mangueira de irrigação, é melhor ter um bico ou pulverizador. Não corrói o solo nas raízes. É melhor regar uma área, depois passar para a segunda e depois voltar à primeira.
A desvantagem do método de irrigação com mangueira é que é impossível determinar a quantidade exata de consumo de água por planta.
Nem todos os veranistas têm oportunidade de utilizar este método, pois é difícil transportar baldes e regadores. Por conveniência, foi criado um segundo tipo de método de irrigação.
Irrigação mecanizada
É realizado com água gelada ou aquecida ao sol em recipientes especiais por meio de sprinklers.
Eles são divididos em 2 tipos:
- pingar;
- aspersores.
Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. As desvantagens de ambas as estruturas de irrigação mecânica são o alto custo de instalação e aquisição de equipamentos. Quais métodos de irrigação o residente de verão usará cabe a ele decidir. A irrigação por gotejamento fornece água diretamente às raízes das plantas, enquanto a umidade não evapora e não compacta o solo. Esta é a sua vantagem sobre os sistemas de irrigação por aspersão.
Se for utilizada irrigação por aspersão, é necessário selecionar o tamanho correto de gota.
Gotas grandes compactam fortemente o solo, o que é categoricamente inaceitável para o plantio de batata, e gotas muito pequenas depositam-se nas folhas e simplesmente evaporam sobre elas. Os residentes de verão elogiam os benefícios da irrigação por gotejamento. Outra vantagem é que você pode regar a qualquer hora. As gotas não caem nas plantas e não causam queimaduras.
"Rega a seco"
Se o tempo estiver chuvoso, as plantações de batata precisam ser afrouxadas em vez de irrigação. Em outras palavras - rega a seco. Este método ajudará não apenas a reter a umidade das plantas, mas também a fornecer acesso de oxigênio ao sistema radicular. As batatas não toleram solo denso.
A cobertura morta com vários materiais disponíveis - adubo verde cortado, serragem ou ervas daninhas - ajudará a preservar a umidade.
Regras de rega
A rega das batatas deve ser feita corretamente. Para tal, é necessário cumprir os requisitos e regras, graças aos quais são alcançados os indicadores de rendimento declarados.
- Recomenda-se usar água morna aquecida ao sol. A água fria reduz o rendimento.
- A rega por irrigação mecânica com aspersores de chuva é realizada à noite, após o pôr do sol. Isso é necessário para evitar queimaduras solares nas folhas.
- O volume de água é de 3 litros por planta e superior. Para uma irrigação adequada, a taxa de irrigação depende da composição do solo, do clima e da precipitação.
- A cultura requer mais umidade durante o período de brotação. Para 1 planta, a taxa de consumo de água é de 5 a 6 litros.
- A primeira rega é feita quando os rebentos atingem 10 cm do solo. A irrigação não é recomendada porque o tubérculo-mãe começará a apodrecer e não brotará.
- As variedades precoces de batata são regadas menos do que as tardias.
Para reter mais umidade no solo, solte-o após regar..
Quando regar
O momento de regar as batatas depende de fatores relacionados. Portanto, é difícil responder a esta questão em geral. Não há necessidade de pressa na primeira rega. Até que os brotos apareçam e atinjam o tamanho de 10-15 cm, não se deve irrigar o solo de forma alguma. A norma é de 3 litros de água por planta, desde que o tempo não esteja seco. Tempo aproximado: 2 semanas após a picagem.
À medida que as plantas crescem, regue generosamente. Se o verão for chuvoso, então 3-4 litros por arbusto. Caso contrário, 6-12 litros. Em caso de seca severa regar 2 vezes por semana.
Se o verão for fresco, regue uma vez a cada 10 dias.As batatas requerem atenção especial quando florescem. Então o número de irrigações e o volume de água aumentam várias vezes. O sinal para iniciar a rega é o aparecimento da primeira flor. Nessa época, a cultura começa a formar tubérculos. As plantações continuam a ser irrigadas abundantemente durante todo o período até que os botões comecem a cair.
A rega adequada das batatas é a chave para metade do sucesso. O veranista que busca aproveitar ao máximo o plantio de uma safra deve cumprir as regras, normas e horários de irrigação, sem se esquecer dos métodos agrotécnicos padronizados de cultivo.