O tratamento de plantas agrícolas cultivadas com inseticidas evita seus danos por pragas de insetos. São especialmente valorizadas as preparações com grande cobertura das espécies a serem tratadas e dos insetos que são capazes de destruir. Consideremos a finalidade e ação do Vantex, a forma e composição de liberação, a taxa de aplicação e consumo. Como preparar bem a solução, é possível combinar o medicamento com agrotóxicos, como deve ser armazenado e substituir os produtos.
Composição e forma de liberação
A fabricante do Vantex, Keminova A/S, produz o medicamento na forma de emulsão microencapsulada em latas de 1 e 5 litros. A substância ativa é a gama-cialotrina na quantidade de 60 g por 1 litro. "Vantex" tem efeito intestinal e de contato.
Como o produto funciona
A gama-cialotrina bloqueia a condução dos impulsos nervosos. O "Vantex" tem efeito tóxico quando entra em contato com um inseto, quando a praga entra em contato com a superfície pulverizada ou quando a praga come as folhas e caules das plantas tratadas.
"Vantex" protege as plantas durante 2-3 semanas, reduz a necessidade de pulverização adicional ou reduz o seu número. A velocidade de ação do inseticida é alta, os primeiros insetos mortos podem ser observados meia hora após o tratamento.
O inseticida funciona de forma eficaz em temperaturas de +8 °C a +35 °C, não é removido da superfície das plantas pela chuva e é resistente à radiação ultravioleta e a altas temperaturas. Não apresenta efeito fitotóxico quando utilizado nas doses recomendadas pelo fabricante. Com o uso constante do Vantex, as pragas podem se acostumar, por isso é necessário alternar esse inseticida com medicamentos cujas substâncias pertencem a outros produtos químicos. grupos.
Finalidade do medicamento
O "Vantex" pertence à última geração de inseticidas, o que explica sua eficácia, podendo ser utilizado em diversas culturas contra diversas pragas comuns. Entre os medicamentos que contêm piretróides, o medicamento apresenta atividade aumentada e é estável devido à substância ativa, que está localizada em uma molécula de 1 isômero, bem como pela forma de liberação - uma suspensão microencapsulada.
Taxa de consumo e uso de inseticida
Norma para diluição do Vantex:
- trigo, cevada – 0,06-0,07;
- colza – 0,04-0,06;
- pastagens – 0,06-0,08 (larvas de ínstares iniciais), 0,12-0,16 (larvas de ínstares tardios);
- macieira – 0,2-0,35;
- beterraba sacarina – 0,05-0,07 (de pulgões, gorgulhos, besouros de pulgas), 0,07-0,15 (de mariposas);
- cenouras – 0,05-0,08 (psilídeos), 0,1-0,125 (mosca da cebola);
- cebola – 0,08-0,1 (tripes), 0,15-0,2 (mosca);
- linho oleaginoso e linho fibroso – 0,04-0,06;
- girassol – 0,1-0,15;
- milho – 0,1-0,2.
Todas as culturas, excepto as pastagens, são pulverizadas contra gafanhotos quando as pragas aparecem durante a estação de crescimento. O consumo da solução é diferente: para lavouras e pastagens - 200-400 litros por hectare, para macieiras - 1.000-1.500 litros por hectare, quando pulverizada de avião - 25-100 litros por hectare.
As pastagens são pulverizadas quando aparecem larvas mais jovens e mais velhas. O tratamento é simples ou duplo, o período de espera varia para as diferentes culturas - de 7 a 56 dias.
A pulverização com solução Vantex deve começar assim que aparecerem sinais de pragas. Em caso de infestação em massa ou se a maioria dos insetos são adultos ou estão na fase de larvas mais velhas, recomenda-se preparar a solução mais concentrada. O volume de líquido utilizado deve ser tal que possa umedecer completamente as folhas e caules das plantas por todos os lados. A solução adere firmemente às plantas e não é lavada pela chuva.
Precauções de segurança
Em termos de classe de toxicidade, o inseticida pertence às preparações agrícolas de classe 3, ou seja, pouco tóxicas.É permitido trabalhar com roupas de proteção que cubram o corpo, certifique-se de usar luvas, respirador e óculos de proteção. Pulverizar de manhã ou à noite, na ausência de vento. Se a solução entrar acidentalmente em contato com áreas da pele, lave o líquido com água. O mesmo deve ser feito se o líquido entrar em contato com os olhos.
Ao preparar misturas em tanque, o Vantex deve ser adicionado por último. Você pode trabalhar em áreas tratadas de campos e jardins 3 dias após a pulverização, em pastagens - após 30 dias. Você não pode colher frutas vermelhas e cogumelos em áreas com vegetação selvagem tratada com inseticida.
Para as abelhas, a toxicidade da droga é 1, o que significa que você não pode pulverizar a droga em dias ensolarados, quando os insetos estão voando ativamente. É proibida a utilização de Vantex em campos e jardins próximos a corpos d'água, pois sua substância ativa pode ser perigosa para os peixes.
Compatibilidade com outras ferramentas
Combinamos Vantex com pesticidas que são utilizados nas mesmas culturas e ao mesmo tempo.
Como armazená-lo corretamente?
O inseticida é armazenado por 3 anos em armazém seco e ventilado, com temperatura de -5 °C a +25 °C. Após o prazo de validade expirar, o produto fica inutilizável e deve ser substituído por um novo. Armazene a solução por no máximo 1 dia, após o qual ela perde sua eficácia.
O que pode substituir o medicamento?
Com a gama-cialotrina, a indústria química produz o medicamento “Danadim Power” na forma de emulsão concentrada.
"Vantex" é altamente eficaz contra muitas pragas de culturas agrícolas e hortícolas, vegetação selvagem e pastagens. A droga é eficaz mesmo com baixas taxas de consumo. Atua não só nas larvas, mas também nas pragas adultas.