Numerosas preparações sintéticas ajudam os jardineiros e jardineiros a proteger eficazmente as plantações e canteiros verdes de doenças perigosas e insetos nocivos. Graças a uma substância especial - butóxido de piperonila, os fabricantes potencializam o efeito dos componentes principais. A principal vantagem é que mesmo com exposição de curto prazo a medicamentos contendo PPB, o efeito de trabalho dura um longo período.
Características físico-químicas
O butóxido de piperonila é uma substância sinérgica que aumenta a toxicidade de outros elementos, permanecendo não tóxica. O butóxido de piperonila possui as seguintes características:
- líquido oleoso, a cor pode variar do amarelo ao marrom;
- não se dissolve em água;
- ponto de ebulição – 180 °C.
A substância se decompõe rapidamente na luz. Solventes orgânicos podem ser usados para preparar soluções.
Efeito sobre insetos
Como sinergista, o butóxido de piperonila é usado na produção de piretróides (inseticidas sintéticos usados para matar insetos nocivos).
A adição de PPB (nas proporções 1:10, 1:5) leva a um aumento de 2 a 4 vezes na taxa de paralisia em baratas. Graças ao sinergista, o veneno ativo penetra mais rapidamente na cutícula dos artrópodes-praga. Também é necessário levar em consideração outras vias de penetração da substância: por inalação, no caso do uso de aerossóis, ou por ingestão.
Instruções de uso
O butóxido de piperonila complementa a composição de mais de 1.500 produtos utilizados no dia a dia ou na agricultura.
Misturas
Na maioria das vezes, a substância é adicionada como sinergista às preparações inseticidas produzidas com base em formulações de piretróides (a composição inclui substâncias ativas e auxiliares).
Antagonismo
Notavelmente, o PPB pode apresentar efeitos negativos nos compostos. Um efeito antagônico ocorre quando adicionado aos seguintes medicamentos: Diazinon, Fipronil, Imidaclopride, Clorpirifós.
Toxicidade e precauções
A substância é classificada como moderadamente perigosa. Para evitar possíveis envenenamentos, são tomados os seguintes cuidados:
- os depósitos estão equipados com ventilação;
- ao pulverizar, use luvas de proteção e proteção para os olhos;
- Não fume, beba ou coma durante o trabalho.
O PPB é considerado pouco tóxico e, com um único contato com a pele, não causa danos significativos. Mas é recomendável lavar a área da pele com água corrente. Se ingerido, pode causar vômito e diarréia.
Como primeiros socorros, recomenda-se enxaguar a boca e beber alguns copos de água limpa. Não há efeito irritante na membrana mucosa em contato com os olhos. Mas é aconselhável lavar imediatamente o rosto com água limpa, enxaguando bem os olhos. Além disso, ao usar preparações, é preciso levar em consideração a qualidade inflamável do PPB, use dióxido de carbono, espuma ou pó para extinguir o fogo.
Para obter uma colheita volumosa, é necessário cuidar bem das plantações. Numerosos medicamentos ajudam a combater não apenas doenças de plantas, mas também insetos nocivos. Ao usar produtos, você deve primeiro estudar cuidadosamente a composição e ler as instruções de uso.