Diferentes tipos de ácaros podem prejudicar as culturas agrícolas, razão pela qual são destruídos em todos os lugares. Vejamos as instruções de uso do Omite, sua composição e forma de liberação, onde é utilizado e o princípio de seu funcionamento. Quais medidas de segurança devem ser seguidas ao trabalhar com o produto, com quais agrotóxicos ele é misturado, quanto e como armazená-lo, quais acaricidas podem ser substituídos.
Composição química e forma de liberação
O fabricante da Omaita, UPL LLC, produz o acaricida na forma de emulsão aquosa com a substância ativa propargita na quantidade de 570 g por litro. É um pesticida de contato baseado em seu método de penetração. A emulsão é colocada em latas de 1 litro.
Princípio operacional e escopo
A ação do “Omite” é de contato, destrói carrapatos nas fases de larvas, ninfas e adultos. Não afeta os ovos. A maior eficiência é observada em temperaturas acima de 20 °C. O uso de acaricida não reduz a população de ácaros e insetos predadores benéficos. “Omite” é eficaz em macieiras, cerejas, uvas, frutas cítricas, groselhas pretas, rosas e cravos.
O acaricida “Omite” tem excelente velocidade de ação, extermina as pragas em 2 a 3 dias. A duração do efeito protetor dura 2-3 semanas. A solução quase não é lavada com água durante a rega e chuva. "Omite" mostra eficácia somente quando a superfície das plantas afetadas é completamente tratada. Eficaz no tratamento contra carrapatos resistentes aos inseticidas FOS. A peculiaridade do “Omite” é que ele atua não só por contato - as pragas também morrem com a evaporação da solução.
Instruções de uso do medicamento "Omite"
A eficácia do acaricida será elevada em temperaturas acima de 25 °C.
Taxa de aplicação para carrapatos, em l por hectare e consumo de solução conforme instruções:
- macieira – 1,5-2,2 (1000-1500);
- uvas – 1,2-1,6 (600-1000);
- soja – 1,3 (200-400);
- cereja – 0,9-1,2 (900-1200).
A dosagem de omissão por 10 litros de água é de 10-15 ml.
A soja é pulverizada uma vez, outras culturas - 2 vezes, a segunda vez - após o aparecimento de uma nova geração de pragas. O período de espera para a soja é de 45 dias, macieiras – 50, uvas – 60. Você pode trabalhar nas parcelas uma semana após o tratamento.
Precauções de segurança durante o processamento
A classe de perigo do Omite para humanos é a 2ª (moderadamente tóxica). Classe de perigo para abelhas 3ª (ligeiramente perigosa). Pode envenenar peixes e vida aquática, por isso não deve ser usado próximo a corpos d'água e pisciculturas. Pode ser tóxico para as plantas se for deixado nas folhas por muito tempo, por isso é aconselhável utilizá-lo em climas secos e quentes para que as plantas sequem rapidamente.
Ao trabalhar com Omite, você precisa usar roupas justas e de mangas compridas que cubram todas as áreas da pele. Certifique-se de usar luvas de borracha e respirador, além de óculos de proteção para proteger os olhos de respingos que possam entrar neles. Os dispositivos de proteção não devem ser removidos durante o trabalho. É proibido beber, comer ou fumar para evitar a entrada da substância. Após o trabalho, você deve lavar as mãos e o rosto.
Primeiros socorros para envenenamento
Se a solução entrar em contato com a pele, lave-a imediatamente com água; se entrar em contato com os olhos, enxágue com bastante água limpa por cerca de 15 minutos. A droga "Omite" tem um forte efeito irritante para a pele.
Em caso de intoxicação, se houver sinais de intoxicação por propargite (problemas respiratórios, queda de pressão, irritação nos olhos e nariz), deve-se beber carvão medicinal na quantidade média de 6 a 7 comprimidos e beber 1 litro de água. Após 15 minutos, induza o vômito. Se esse método não ajudar e a condição não melhorar ou continuar a piorar, você precisará chamar um médico.
Compatibilidade com inseticidas
O acaricida “Omite” à base da substância propargita não pode ser misturado em misturas em tanques com medicamentos que apresentem reação alcalina pronunciada e produtos contendo óleo.
É compatível com os demais, mas para ter certeza absoluta é necessário testar possíveis incompatibilidades antes de misturar.Para isso, é necessário separar um pouco dos dois medicamentos, misturá-los separadamente em um recipiente e verificar a reação. Caso haja alteração de estrutura, cor, temperatura ou formação de sedimentos ou grumos, os produtos não devem ser misturados.
Armazenamento e prazo de validade
Segundo o fabricante, o Omite é armazenado por 3 anos a partir da data de produção. Armazenar o medicamento na embalagem original com tampas fechadas, em ambientes secos e escuros, com temperatura moderada. Produtos agrícolas e fertilizantes diversos podem ser guardados ao lado do acaricida. Não empilhe alimentos, rações, ração para gado e animais e produtos domésticos.
Não use Omite vencido. A solução preparada não é armazenada por muito tempo, devendo ser utilizada dentro de um dia após o preparo. Depois perde a eficácia.
Análogos da droga
Em termos de substância ativa, o Omite possui um análogo - o medicamento Tagmite, que contém propargite na mesma concentração. Sua finalidade, dosagem e modo de ação são os mesmos.
O acaricida "Omite" destrói os ácaros das frutas, soja e uvas em todos os estágios de desenvolvimento da praga, exceto ovos. Destrói até indivíduos resistentes a drogas organofosforadas. A população da praga morre em 2 ou 3 dias. Ao mesmo tempo, o acaricida não afeta insetos benéficos e inimigos naturais dos carrapatos. Protege as colheitas durante 2-3 semanas. Para o efeito sustentável do acaricida Omite, é importante o tratamento completo da superfície da planta. Na maioria dos casos, será necessário tratamento repetido, uma vez que o medicamento não afeta os ovos dos ácaros, dos quais pode surgir a próxima geração de pragas.
Entre as desvantagens está o longo período de espera, que está associado à toxicidade relativamente pronunciada da substância ativa do produto.Portanto, a última pulverização das uvas e árvores deve ser realizada 2 meses antes do início da colheita dos frutos.