O uso de inseticidas na lavoura é uma das condições para a obtenção de uma boa colheita. Consideremos a composição, substância ativa, forma de liberação do Diazinon, finalidade e mecanismo de ação, uso no campo conforme instruções. Como utilizá-lo levando em consideração os cuidados de segurança, compatibilidade do produto, normas e prazo de validade, substitua os preparados inseticidas.
Composição e forma de liberação de "Diazinon"
A fabricante Nippon Soda Co. produz o medicamento na forma de emulsão concentrada em latas de 10 litros e na forma de grânulos, com a substância ativa diazinon na quantidade de 600 g por 1 litro."Diazinon" refere-se ao FOS, tem efeitos intestinais e de contato.
Princípio e alcance de ação
O diazinon atua como um veneno para os nervos e tem o mesmo efeito em insetos e animais de sangue quente. A substância inibe as funções das enzimas que transmitem os impulsos nervosos. Os insetos primeiro perdem a atividade e depois morrem de paralisia.
A droga é usada em trigo, cevada, beterraba, tabaco, trevo, lúpulo, cânhamo, repolho, alfafa e capim-rabo-de-gato. Destrói besouros terrestres, pulgões, gorgulhos, cochonilhas, besouros de pulgas, vermes, percevejos, mariposas, mariposas, brancos, mariposas, besouros gordos, moscas, cortadores de grama.
O “Diazinon” atua em baixas temperaturas, a solução penetra facilmente nas plantas, é absorvida pelas raízes e, devido à ação sistêmica do produto, espalha-se por todos os tecidos vegetais.
Instruções para uso do medicamento no campo
O "Diazinon" granulado na agricultura é utilizado para aplicação preventiva uma vez por safra em áreas consideradas desfavoráveis a pragas. Ou em áreas onde as pragas se acostumaram aos inseticidas com piretróides. O medicamento na forma líquida é usado quando as pragas aparecem e se multiplicam.
Taxa de aplicação de inseticida de acordo com as instruções (em l por hectare):
- trigo – 1,5-1,8;
- cevada de pulgões – 0,5, de moscas intracaule – 1,5;
- beterraba de pulgões e besouros de pulgas - 0,8, de outras pragas - 1,5-2;
- tabaco – 1-1,5;
- trevo – 2-2,5;
- lúpulo de pulgões – 2, de cortador – 2-2,5;
- cânhamo – 1,7;
- repolho – 1;
- alfafa – 2-3;
- capim-rabo-de-gato – 1,6.
A alta eficiência do medicamento permite fazer apenas 1 ou 2 tratamentos para destruir a população. O tempo que deve decorrer desde o último tratamento até a colheita é de 30 dias para o repolho e a cevada e 20 dias para as demais culturas. O trabalho nos campos após o tratamento pode começar em 10 dias.
Precauções de segurança
O "Diazinon" em termos de toxicidade pertence à classe 3 para humanos (medicamentos pouco tóxicos), mas para as abelhas é altamente tóxico (classe 1), portanto não pode ser usado para pulverizar vegetais em áreas durante a floração de jardins ou gramíneas. .
Ao trabalhar com a solução medicamentosa, é necessário usar roupas de proteção, luvas grossas e respirador. Não remova o equipamento de proteção enquanto o trabalho estiver em andamento. Se a solução entrar em contato com a pele, é necessário enxaguar a área e depois limpar com algodão embebido em solução de álcool. Em caso de contato com os olhos, lave-os com água e, se necessário, instale atropina. Se por algum motivo a solução entrar, você deve beber um copo de água com refrigerante (1 colher de chá) e depois mais 2-3 copos de água limpa. Depois disso, induza o vômito.
Compatibilidade de medicamentos
O produto pode ser combinado com diversos pesticidas, inseticidas e fungicidas, exceto preparações que contenham cobre. Antes de preparar uma solução comum, é necessário realizar um pequeno teste de compatibilidade: misture 50 ml de uma solução dos dois medicamentos em um recipiente comum e verifique a reação. Se não houver alteração nas propriedades da solução, você poderá misturar preparações para tratamento de plantas.
Regras de armazenamento
As instruções indicam o prazo de validade do medicamento - 4 anos, a partir da data de fabricação. O produto deve ser armazenado em latas ou embalagens industriais, bem fechadas. O armazém deve estar seco, escuro e ventilado.Fertilizantes e outros pesticidas podem ser armazenados junto com o Diazinon; alimentos, medicamentos, ração animal e produtos domésticos não podem ser armazenados.
O líquido derramado é neutralizado com solução de refrigerante (3-4 colheres de sopa por 1 litro). Os recipientes e embalagens do produto usado devem ser queimados ou descartados.
A solução inseticida preparada não é armazenada por mais de 1 dia, após esse período perde suas propriedades e torna-se ineficaz. Não é aconselhável usá-lo.
Análogos
Em termos de substância ativa - diazinon - o medicamento possui análogos para uso na agricultura: Barguzin 600, Praktik, Ricochet, Diazin Euro, Sharp 600, Diazol, Enlil e Diazinon Express " Em fazendas pessoais você pode usar “Vallar”, “Barguzin”, “Muravin”, “Provotox”, “Terradox”, “Grizzly”, “Aardeater”, “Zemlin”, “Thunder”, “Fly-eater”, “Medvegon ”, “ Pochin", "Grom-2", "Medvetox".
O inseticida "Diazinon" é usado na agricultura, em campos e em terrenos particulares, para tratar plantas contra um complexo de pragas comuns. Para conseguir o efeito, é necessário realizar 1 ou no máximo 2 tratamentos. Você pode usar o produto regularmente, mas é preciso lembrar que com o uso frequente as pragas desenvolvem resistência à substância e tornam-se insensíveis a ela. Nesse caso, você precisa trocar o medicamento.
O produto atua ativamente em baixas temperaturas, o que permite sua utilização no início da primavera. Penetra facilmente nas plantas e se espalha por todas as partes, o que amplia a cobertura da população de insetos. O diazinon é levemente tóxico para os humanos, mas pode se acumular nas frutas e também tem um longo período de espera antes da colheita - 3-4 semanas.