“Bankol” é recomendado para tratar plantações onde são encontrados o besouro da batata do Colorado, o grilo-toupeira ou outros tipos de insetos perigosos. A vantagem do medicamento é seu uso em qualquer clima, possui baixa toxicidade e se caracteriza por excelente eficácia. O produto é aplicável para tratamento direcionado de culturas de batata, berinjela, lúpulo, tomate, colza e cereais.
Substância ativa e forma de liberação
"Bankol" é um inseticida de ação intestinal de contato.Além disso, é um acaricida, usado para eliminar parasitas que mastigam o caule e sugam a seiva celular das plantas.
A principal substância base é o bensultap. Foi testado por cientistas japoneses no segundo semestre de 1981 e passou em todas as etapas de certificação. Bensultap foi isolado pela primeira vez de anelídeos marinhos. Então a substância começou a ser produzida artificialmente. O sintético não é inferior em qualidade à neurotoxina natural.
Como funciona e para que é usado?
A substância, preparada conforme as instruções, entra no inseto e passa a atuar no corpo do parasita por meio do sangue. Gradualmente, o “Bankol” paralisa o sistema nervoso do inseto, o que leva à completa imobilização e morte. O medicamento é usado para eliminar parasitas que se estabeleceram em hortaliças ou cereais.
Vantagens de usar Bankola:
- opera em temperaturas variando de -10 a +30 graus;
- atua contra pragas de insetos raras;
- não vicia, por isso pode ser eficaz por muito tempo;
- baixa toxicidade;
- altamente solúvel ao adicionar água
Referência! "Bankol" não possui um odor forte e distinto.
Instruções para uso de inseticida
A suspensão para pulverização de plantações é preparada em estrita conformidade com as instruções. A quantidade do medicamento é calculada com base no tipo de cultura que está sendo tratada:
- Para eliminar parasitas nas plantações de erva-moura, pegue 2-3 gramas de pó e misture com um pouco de água.A mistura é despejada em 5 litros de água. A solução preparada deve ser suficiente para tratar 100 metros quadrados de plantio.
- Para pulverizar flores de interior, misture 0,5 gramas com 1 litro de água.
- Se necessário, o processo de pulverização é repetido. É realizado 3 semanas após o primeiro procedimento.
- A solução preparada de acordo com as instruções é utilizada 2-3 horas após a mistura.
- Para destruir o grilo-toupeira, são preparadas iscas com pó. Para fazer isso, pegue 10 gramas de pó por 10 quilos de isca e misture até ficar homogêneo. A isca é enterrada no solo a uma altura de 3 a 5 centímetros.
- O gorgulho da alfafa, que tradicionalmente vive do lúpulo, é destruído com um produto na proporção de 700 gramas por 1 hectare de plantio.
Informação! Recomenda-se realizar os trabalhos em clima seco e quente, de manhã cedo ou tarde da noite.
Segurança de uso
"Bankol" pertence ao grupo de medicamentos do terceiro grupo de toxicidade. É seguro para animais, humanos, pássaros e peixes. Uma das vantagens do produto é que ele não se acumula no solo nem na água e não permanece nas partes das plantas por mais de 14 dias.
Ao trabalhar com o produto, devem ser observadas as seguintes precauções de segurança:
- a pulverização é realizada com luvas e óculos de proteção;
- após trabalhar com o medicamento, deve-se lavar bem as mãos com sabão;
- Durante a pulverização, é necessário retirar animais de estimação e crianças pequenas do local.
Primeiro socorro
Se o líquido entrar em contato com a membrana mucosa do olho, é necessário enxaguar urgentemente a área afetada com água morna e limpa. Se parte do medicamento acabar acidentalmente no esôfago, será necessário tomar de 4 a 5 comprimidos de carvão ativado para remover a substância.
Compatibilidade com outros medicamentos
"Bankol" é usado em conjunto com os seguintes meios:
- estimulantes de crescimento;
- fungicidas;
- substâncias destinadas ao tratamento de doenças fúngicas.
O medicamento é eficaz contra pragas que foram tratadas com outros inseticidas, mas não morreram. Isso geralmente acontece se o produto errado for selecionado para pulverização.
Armazenar
O medicamento é armazenado onde não pode ser alcançado por crianças ou animais. Temperatura de armazenamento: de -30 a +30 graus. O prazo de validade é de 3 anos a partir da data de produção. Não guarde o produto aberto nem o deixe em ambiente com alta umidade. O armazenamento inadequado reduz significativamente a eficácia do medicamento.
Análogos de "Bankola"
Para substituir o Bankol, você pode selecionar medicamentos da categoria de inseticidas de baixa toxicidade, que são análogos do produto.
"Ruban" é um medicamento tradicionalmente usado para controlar gafanhotos. É criado com base em uma neurotoxina que afeta o sistema nervoso da praga. A neurotoxina bensultap é isolada do corpo dos anelídeos marinhos e não representa risco tóxico para os seres humanos. O “Ruban” é usado para pulverizar as plantações várias vezes até que a praga seja completamente destruída. "Ruban" não vicia, por isso é usado repetidamente.
"Arubarin" pode ser usado como análogo de "Bankol". Este é um medicamento japonês confiável usado para controlar pragas que penetram nas plantas. Com sua ajuda, são eliminados cochonilhas, rolos de folhas, lagartas e moscas brancas. A solução em pó pode ser usada para tratar mudas, flores de interior e plantações de vegetais."Arubarin" é seguro para humanos.
"Biotlin" é um inseticida sistêmico moderno que afeta efetivamente o sistema nervoso dos parasitas. “Biotlin” é usado para tratar plantas de interior, vegetais e frutas e frutos silvestres contra vários tipos de pulgões. "Biotlin" é eficaz contra rolos de folhas e cochonilhas.