A criação de perus em fazendas particulares começa com a criação de animais jovens desde pintinhos de um dia. Aos 4-5 meses eles cresceram tanto que podem ser enviados para abate ou selecionados do plantel. Vejamos como alimentar os perus pequenos nos primeiros dias de vida em casa, bem como até os 5 meses de idade, traçando a dieta e o regime alimentar corretos.
- Alimentando perus desde os primeiros dias de vida em casa
- Aves de um dia
- Pintinhos de uma semana
- O que dar às 2 semanas de idade
- Perus mensais
- Aves de dois meses
- O que dar aos 3 meses
- O que alimentar aos 4 meses
- Especificações da alimentação de perus de corte para iniciantes
- Características do uso de suplementos vitamínicos e minerais na dieta alimentar
- O que é proibido dar?
Alimentando perus desde os primeiros dias de vida em casa
Os perus de qualquer raça são exigentes em termos de alimentação, sua composição, consistência e regime alimentar. Erros na alimentação muitas vezes levam à deterioração da saúde e à morte dos pintinhos.
Aves de um dia
No primeiro dia após a eclosão, os perus podem não apresentar apetite, pois ainda não esgotaram todos os nutrientes dos ovos. Se eles não têm pressa para comer, não há necessidade de forçá-los a alimentá-los. Mas é preciso regar, então é preciso colocar um bebedouro com água na chocadeira para os pintinhos. Se você tiver apetite, o cardápio de peru consiste em uma mistura de ovos cozidos, queijo cottage com baixo teor de gordura e não azedo e ervas frescas. Frequência de alimentação – 5-6 vezes ao dia.
Pintinhos de uma semana
Durante a primeira semana, os perus pequenos são alimentados com a mesma mistura do primeiro dia, mas no 3-4º dia acrescentam palha fina ou milho-miúdo, um pouco de farinha de carne e ossos, cebola e erva. As verduras são uma fonte de vitaminas vitais para o crescimento e desenvolvimento dos pintinhos. As misturas de cebola devem ser administradas durante o dia e não à noite. Depois de comê-lo à noite, os perus ficarão com sede. Isso fará com que eles se preocupem, se amontoem e se pressionem.
É preciso pegar grama jovem e macia, que ainda tenha pouca fibra. Uma grande quantidade de fibras representa um perigo para o ainda fraco trato digestivo da ave. A proporção dos componentes é de 4 para 1. Os perus recém-nascidos têm bico macio, por isso nos primeiros dias a comida não é colocada em um comedouro, mas em uma folha de papel.
Coloque água morna em uma tigela na chocadeira; ela pode ser adoçada. O bebedouro deve ser raso para que os pintinhos não possam subir nele com os pés e não encha demais a água. Perus molhados podem ficar doentes e morrer.Você pode colocar o iogurte em outra tigela; os perus digerem bem. Mas você precisa ter certeza de que o laticínio não azeda.
Alguns avicultores alimentam perus pequenos com ração para pintinhos desde os primeiros dias. Muitas empresas emitem starter ração para perus. Você precisa escolher apenas misturas de alta qualidade, mesmo que não sejam baratas. Também é importante prestar atenção ao frescor dos alimentos. Não deve passar mais de um mês desde a data de lançamento. Você não deve aceitar feeds antigos que já tenham expirado.
O que dar às 2 semanas de idade
Recomenda-se alimentar perus de 2 semanas de idade com um purê de 50% de grãos triturados, 20% de ervilhas, 25% de farinha de girassol e 5% de giz. Eles ainda fornecem queijo cottage fresco, iogurte, leitelho e leite desnatado, mas seu volume é reduzido gradativamente. Às 2 semanas você pode dar batatas cozidas em misturas, 5-6 g por pintinho por dia. Os aditivos minerais incluem sal e cascas de ovo trituradas.
A consistência do purê deve ser moderada; prepare a mistura não seca, mas também não molhada, para que não escorra pela garganta dos perus. Após cada alimentação, os comedouros são limpos e lavados.
Perus mensais
A composição dos mostos úmidos está mudando, mais alimentos protéicos são introduzidos neles, tanto de origem vegetal quanto animal: resíduos da produção de carne e peixe. A quantidade de batatas cozidas pode ser duplicada. Quando os perus já tiverem 1,5 meses de idade, eles podem começar a ser alimentados com grãos inteiros. Aos 2 meses, sua participação pode ser aumentada para 50% da quantidade total de grãos. Grama verde, urtiga, copa, dente de leão e cebola são adicionados à mistura.
Os perus são alimentados com ração mista.É importante ressaltar que apenas ração para aves pode ser fornecida, carne suína e bovina não são adequadas, pois contêm mais sal e fibra alimentar.
Aves de dois meses
Aos 2 meses, os perus recebem comida 4 vezes ao dia. Eles são alimentados com purê ou ração mista pronta. Pão e restos de cozinha podem ser adicionados às misturas. Nesse momento, passam para misturas completas, que contêm todos os nutrientes necessários ao organismo da ave. Para prevenir doenças, uma vez por semana você precisa adicionar vários cristais de permanganato de potássio à água potável e agulhas de pinheiro esmagadas à comida.
No verão, perus de 2 meses de idade podem pastar na grama ou passear em um curral para que possam respirar ar fresco e acumular vitamina D.
O que dar aos 3 meses
A composição da alimentação dos pintinhos de três meses permanece a mesma, mas seu volume aumenta. A quantidade de alimento que os perus devem receber é calculada com base na quantidade que absorvem em meia hora. Quaisquer restos não consumidos devem ser removidos dos comedouros.
O que alimentar aos 4 meses
A base da dieta dos perus de 4 meses é o purê de grãos. Neles é colocado qualquer alimento adequado; nessa idade, o trato digestivo da ave digere grãos inteiros, alimentos que contenham fibras e outros alimentos pesados. No curral, os perus podem encontrar insetos, minhocas e larvas. Da primavera ao outono, você pode preparar vassouras com galhos de tília, bétula, choupo e ervas. São secos à sombra e armazenados em local seco e escuro. Durante o inverno, folhas e ervas esfareladas são adicionadas ao purê como suplemento vitamínico.
Especificações da alimentação de perus de corte para iniciantes
Os frangos engordam rapidamente e têm um metabolismo intenso. Recomenda-se alimentá-los com ração produzida comercialmente.Você precisa escolher um produto de qualidade, mesmo que seja caro. Os custos serão compensados no futuro. É permitido usar apenas ração para aves, nunca ração para suínos ou vacas. Possuem uma composição diferente que não é adequada ao corpo da ave.
Os alimentos preparados pela própria pessoa podem consistir em grãos de diferentes culturas, triturados ou inteiros. Outros ingredientes: farinha, farelo, fermento, farinha de carne e ossos, giz, sal. A ração composta caseira é mais barata, mas é preciso prepará-la em pequenas porções para não armazenar. Se estiver úmido, azedo ou coberto de manchas de mofo, você não poderá alimentá-lo.
Características do uso de suplementos vitamínicos e minerais na dieta alimentar
No mercado você pode comprar diversos preparados especialmente elaborados e produzidos para a alimentação de aves. Os complexos fortalecem e apoiam as forças imunológicas do corpo, fornecendo as necessidades diárias dos perus nos principais componentes vitamínicos e minerais. As aves que recebem os complexos crescem melhor, não adoecem e não morrem.
A dosagem é escolhida de acordo com as instruções, que indicam a norma para perus dependendo da idade e do sexo. Não pode ser ultrapassado; o excesso de vitaminas e minerais é tão prejudicial quanto a deficiência.
O que é proibido dar?
Os perus não são onívoros e existem alimentos que podem ser prejudiciais para eles. Alimentar esses alimentos causará distúrbios, doenças e complicações. Por exemplo, você não pode dar aos pássaros alimentos compostos para animais de fazenda - porcos, vacas. Devido à composição inadequada, podem causar doenças e distúrbios do trato gastrointestinal e do fígado.
Pão fresco, pão branco e produtos de panificação não devem ser dados. É proibido alimentar produtos estragados, crus, mofados ou vencidos. Produtos ruins podem ser reconhecidos pelo cheiro e devem ser descartados.Também não é permitido alimentar carne e peixe crus, pois podem conter larvas ou ovos de helmintos. Além disso, o peixe contém pequenos ossos que podem ser usados pelos pássaros para engasgar. Além disso, você não deve alimentar alimentos muito salgados, picantes ou em conserva. Ao colher grama, tome cuidado para não encontrar plantas venenosas.
Alimentando perus de raça pura e os frangos precisam ser organizados de acordo com as regras. É necessário adotar uma abordagem particularmente responsável na alimentação de perus pequenos até a idade de um mês, quando ocorre frequentemente mortalidade, inclusive devido a erros cometidos na preparação da dieta. Se você abordar o assunto com sabedoria, poderá alimentar o pássaro sem perdas e lucrar com a manutenção de uma fazenda caseira de perus.