O furão pertence ao gênero de mamíferos da família mustelidae. O animal tem um caráter calmo e não agressivo. Em condições naturais, é encontrado nas florestas da Eurásia, América do Norte e Rússia. Não há uma resposta clara para a questão de quantos anos vivem os furões, uma vez que este parâmetro é influenciado por vários fatores (dieta, habitat permanente, genética).
Expectativa de vida dos furões
A dieta e as condições de vida em cativeiro ou no habitat natural são diferentes. Portanto, a expectativa de vida dos furões varia.
Na natureza
Os mais comuns são dois tipos de furões: floresta escura e estepe clara. Os machos crescem 45-50 cm de comprimento, as fêmeas - 35-40 cm.O predador pesa 1,3-1,6 kg. O furão é um predador e caça pequenos roedores, principalmente ratazanas. Extração furão da estepe pode haver esquilos, hamsters, pikas.
Em condições naturais, a expectativa de vida de um animal é de 2 a 4 anos, pois a falta de comida, doenças, ferimentos diversos e feridas encurtam significativamente o tempo de vida. Além disso, os furões muitas vezes tornam-se vítimas de predadores maiores.
Em cativeiro em casa
É claro que o animal recebe condições de vida confortáveis e alimentação nutritiva e balanceada. Portanto, os predadores domesticados vivem mais - 6 a 10 anos. Se a vacinação for realizada em tempo hábil, a expectativa de vida dos animais castrados será de 10 a 14 anos.
É claro que tais operações têm impacto no comportamento e estilo de vida dos animais de estimação.
Furões castrados são mais calmos e afetuosos. Recomenda-se que o procedimento seja realizado em animais de 6 a 8 meses. Graças à pesquisa, descobriu-se que a esterilização prolonga a vida de um animal de estimação peludo.
O que pode afetar a vida útil de um animal?
A expectativa de vida de qualquer animal é determinada por vários fatores. Vários indicadores influenciam a vida útil de um furão:
- dieta. Como os animais de estimação são carnívoros, o principal elemento da alimentação é a carne.Não é recomendado alimentar o animal com frutas e vegetais, pois o sistema digestivo do furão não está adaptado para assimilar alimentos vegetais;
- Um fator importante é a genética (expectativa de vida dos pais do pet);
- o cuidado adequado e a criação de condições de vida confortáveis prolongam significativamente a vida do animal.
Não podemos excluir o factor das doenças que podem reduzir a esperança de vida. Portanto, é aconselhável examinar constantemente o seu animal de estimação e prestar atenção a anomalias comportamentais ou sintomas suspeitos.
É possível e como prolongar a vida de um furão?
Levando em consideração os fatores que influenciam a expectativa de vida do animal, é necessário seguir as regras para mantê-lo:
- Como os furões são ativos, é necessário proporcionar-lhes acesso constante à água potável. A desidratação regular do corpo contribui para a redução da esperança de vida;
- os alimentos são fornecidos em pequenas porções 3-4 vezes ao dia;
- a vacinação periódica é uma forma confiável de prevenir a infecção por doenças mortais perigosas (raiva, peste);
- as gaiolas são constantemente limpas, a roupa de cama é trocada diariamente;
- Para evitar lesões ou intoxicações, recomenda-se que os proprietários, durante a sua ausência, coloquem os seus animais de estimação em gaiolas equipadas para descanso.
Os furões são predadores, por isso é importante excluir da dieta os seguintes alimentos: ração seca para gato ou cachorro, leite, ração de mesa (fritos, salgados, doces), enlatados, frutas cítricas.
Como determinar a idade de um animal
Média, furões em casa viver 6-7 anos. Portanto, ao comprar um animal, é aconselhável determinar antecipadamente sua idade. Para entender a idade de um cachorro fofo, você precisa examinar cuidadosamente suas características físicas. Os veterinários recomendam prestar atenção ao estado dos seus dentes.
Animais de estimação jovens e ágeis terão tufos brancos, brilhantes e fortes. Mudanças visíveis são observadas em predadores de 2 a 4 anos: as pontas das presas ficam ligeiramente amareladas e transparentes. Aos 6 anos, podem faltar pequenos dentes na mandíbula e a superfície das presas fica amarela.
Atitude atenta, alimentação nutritiva, condições de vida confortáveis são fatores que influenciam a expectativa de vida de um animal de estimação. A fera é um animal de estimação exótico. Portanto, antes de adquirir um animal, você precisa se familiarizar com as recomendações para mantê-lo.