Os pombos domésticos, tal como os selvagens, sofrem frequentemente de infecções. Para curar sua ave mais rapidamente, é importante diagnosticar a doença de forma rápida e correta. Excrementos verdes em pombos domésticos são um sintoma comum de várias doenças. Além do tratamento oportuno, deve-se prestar atenção às medidas preventivas destinadas a prevenir o surgimento e a propagação de doenças.
Causas de excrementos verdes em pombos
Essa doença costuma ser um sintoma de uma doença infecciosa. No entanto, a natureza não infecciosa dos excrementos verdes não pode ser descartada.
Imunidade fraca
Os pombos domésticos são despretensiosos, mas não podem se orgulhar de uma imunidade forte. Por causa disso, as aves são frequentemente afetadas por doenças infecciosas. Animais de estimação sofrem de inflamação nos olhos. Resfriados são acompanhados por secreção nos seios da face, tosse e respiração ofegante.
Os casos frequentes são disfunções do trato digestivo, nas quais se observam diarreia verde e perda de apetite. Mesmo que não haja probabilidade de ocorrência de uma doença infecciosa, é aconselhável isolar a ave doente das demais.
Twirly
A doença é classificada como uma doença infecciosa perigosa. Se o tratamento não for iniciado em tempo hábil, a taxa de mortalidade é de 100%. Na maioria das vezes, as aves selvagens tornam-se a fonte de infecção, por isso é recomendável afastar os pombos selvagens e não permitir que entrem no aviário. O paramixovírus é transmitido através de alimentos, água ou contato direto.
Quando infectado, aparecem os seguintes sintomas: os excrementos ficam com uma tonalidade esverdeada, a ave para de bicar a comida e costuma beber água. O pombo fica apático e fica agitado. Se nesta fase a ave receber “Sporovit”, “Fosprenil” ou “Gamavit” para beber, ela ainda poderá se recuperar.
Psitacose
Normalmente, esta doença infecciosa em aves é grave. As formas de propagação da infecção são através da comida e da água. Os primeiros sintomas aparecem na forma de medo de luz, conjuntivite, perda de apetite, falta de ar e apatia. Diarréia verde, desidratação, paralisia são sinais do último estágio da psitacose, quando não é mais possível curar a doença.
A resistência a fatores externos é uma característica distintiva do patógeno, que permanece viável por duas semanas. Portanto, recomenda-se o uso do medicamento “Orni Injection” e do medicamento “Orni Cure” aos primeiros sinais de infecção. Também serão medidas obrigatórias a desinfecção da estrutura do pombal e o tratamento dos materiais disponíveis.
Salmonelose
Uma doença infecciosa perigosa pode ser transmitida através de alimentos contaminados com fezes ou água. Roedores e insetos são portadores da doença, por isso é necessário manter a criação de aves e manter as áreas limpas. Na maioria das vezes, a salmonelose afeta pintinhos. Sintomas característicos: aparência letárgica com penas eriçadas, fezes verdes líquidas, incapacidade de bicar os alimentos de forma independente.
Se o tratamento com medicamentos (Estreptomicina, ParaCure, Cural) for iniciado em tempo hábil, o pombo ainda poderá lutar pela vida. Nos estágios mais avançados da doença, é melhor matar a ave e descartar o corpo. As melhores opções para prevenir a infecção por salmonelose são a vacinação dos pintinhos com Salmo PT, desinfecção constante e limpeza do aviário.
O que fazer se um problema for detectado
Assim que surgirem os primeiros sinais de comportamento pouco saudável da ave, sintomas dolorosos (diarreia com tonalidade esverdeada ou coágulos sanguíneos, apatia, recusa de alimentação), recomenda-se isolar o paciente.
Para descobrir as causas da doença, é necessário observar a ave:
- excrementos verdes, perda de peso e fraqueza geral da ave indicam infecção por estreptococos;
- Se os excrementos adquiriram um tom esverdeado, preste atenção na sua consistência. Fezes moles com bolhas de ar, pombo mancando e aparência desgrenhada podem indicar infecção por salmonela;
- inchaço ao redor dos olhos, fezes verdes e perda de penas são sinais de ornitose em uma ave.
Para estabelecer ou confirmar com precisão o diagnóstico, você deve entrar em contato com o seu veterinário. Somente um exame especializado e testes clínicos ajudarão a determinar com precisão a causa do aparecimento de fezes verdes.
Ações preventivas
Ao criar pombos, a prevenção deve se tornar uma medida permanente de cuidado com as aves. Mesmo que não haja sinais de doença, é necessário limpar e desinfetar regularmente o pombal. Os bebedouros são constantemente lavados e enchidos com água limpa e fresca.
Recomenda-se que os excrementos das aves sejam examinados várias vezes ao ano para detectar prontamente doenças ou a presença de parasitas. Fevereiro é um mês adequado para a vacinação contra o paramixovírus. Para não perder as datas de vacinação, é recomendado o preenchimento de um calendário especial de vacinação.
As aves, assim como outros animais de estimação, são afetadas por diversas doenças. Embora se deva admitir que desvios da dieta ou violação da tecnologia de alimentação também podem causar o aparecimento de uma tonalidade verde na ninhada. Somente um exame abrangente permitirá diagnosticar corretamente e decidir sobre o tratamento.