O acesso gratuito à água para os pássaros é um pré-requisito para a criação de animais de estimação. Um bebedouro faça você mesmo para pombos deve atender a certos requisitos. Você pode construir estruturas com diferentes materiais, mas precisa levar em consideração seus prós e contras com antecedência. Como a água suja é fonte de infecção, antes de mais nada é preciso pensar em como manter o líquido limpo.
Requisitos gerais para o dispositivo
Os bebedouros para pombos vêm em todos os formatos, fechados/abertos e feitos de vários materiais.No entanto, qualquer modelo deve atender a certos requisitos:
- Amizade ambiental. O material não deve reagir com a água;
- fácil de usar. Adicionar ou trocar água deve ser bastante fácil;
- Deve ser dada prioridade a projetos que protejam a água de detritos e excrementos de pássaros.
Para fornecer água às aves por um longo período, é aconselhável instalar recipientes com volume mínimo de 10 litros.
Do que pode ser feito?
Plástico, metal, vidro - qualquer material pode ser usado para fazer tigelas. Ao escolher os materiais, é necessário levar em consideração suas qualidades positivas e negativas:
- É aconselhável fazer um bebedouro metálico em aço galvanizado. Vantagens: o metal não oxida em contato com a água, respeito ao meio ambiente, facilidade de manutenção, durabilidade, resistência. Desvantagem: alto custo das telhas;
- recipientes de vidro são uma opção acessível. Vantagens do vidro: ecologicamente correto, fácil de limpar, não entra em contato com água. A desvantagem é a fragilidade do material: se manuseado de maneira inadequada, é fácil quebrar o recipiente;
- É fácil fazer uma tigela de plástico com qualquer garrafa. Vantagens do material: resistência, facilidade de uso, baixo custo. O peso leve é uma desvantagem porque as aves podem facilmente tombar o recipiente.
Na hora de escolher um material, deve-se levar em consideração também o custo, pois para um número significativo de aves um bebedouro não é suficiente.
Fazendo um bebedouro para pombos com suas próprias mãos
Criar uma tigela para beber não leva muito tempo. Mas você pode fazer uma estrutura com o formato e volume desejados. Os pássaros devem se sentir confortáveis para abaixar a cabeça e beber, mas não devem poder nadar na água.
Fabricado em ferro galvanizado
Para fabricar a estrutura, você terá que gastar dinheiro em uma chapa de metal medindo 22x66cm. Para trabalhar você precisará de um martelo e uma tesoura de metal. Etapas do trabalho:
- para montar uma estrutura retangular, marque as bordas do bebedouro em uma folha com os seguintes parâmetros: largura 6 cm, comprimento 50 cm, altura da parede 8 cm;
- a folha é dobrada ao longo das bordas pretendidas, formando um formato retangular;
- Os cantos da estrutura são dobrados e fixados com batidas de martelo.
Para evitar que as aves se machuquem, a borda do recipiente é dobrada. Você pode tornar o contêiner mais longo ou mais curto.
Vácuo
O design é fácil de montar, pois você pode usar um barril, uma garrafa de vidro ou uma garrafa plástica com volume de 5 a 10 litros. Além disso, selecione pratos que serão enchidos com água (tigela, bacia, bandeja velha com laterais altas). O processo de montagem do bebedouro é simples:
- a garrafa está cheia de água;
- No fundo dos pratos planos são fixados suportes baixos para a garrafa;
- O recipiente com água é coberto com um prato raso e a estrutura é virada.
Uma nuance importante é que os pássaros podem facilmente virar um recipiente vazio, então você precisa pensar em como aumentar sua estabilidade.
Bebedor automático de garrafa de plástico
Uma opção conveniente é um bebedouro automático. Para fazer a estrutura serão necessárias garrafas com capacidade de 2 e 5 litros, parafusos auto-roscantes, um bloco de madeira e uma chave de fenda. Processo de construção:
- coloque a tampa pequena na grande e aparafuse-as a um bloco de madeira com parafusos auto-roscantes;
- corte o fundo de uma garrafa de cinco litros (deixando uma “tigela” com parede de 2/3 de altura);
- a tigela é enroscada em uma tampa grande, uma garrafa de dois litros é colocada dentro da tigela, enroscada em uma tampa pequena;
- em uma garrafa de dois litros, faça um furo com diâmetro de 0,5 cm abaixo da borda de uma tigela de cinco litros em 2-3 cm.
Uma garrafa de dois litros é enchida com água, depois de fechar o buraco com o dedo, e enroscada com uma tampa pré-fabricada. A garrafa é invertida e a tigela de cinco litros é enchida com água que sai do buraco da jarra de dois litros. A desvantagem do design é a necessidade de fixá-lo na base.
Aquecimento para bebedouros
Durante a estação gelada, surge o problema de congelamento da água no bebedouro. Aquecer a água ajudará a evitar a formação de gelo. Uma opção popular é instalar o recipiente em um suporte de metal, que é aquecido pela rede elétrica. A vantagem desta opção é que é fácil ligar e desligar o aquecimento na hora certa. A desvantagem é a necessidade de uma fonte de eletricidade.
Você pode fazer bebedouros para pombos com diferentes materiais. De qualquer forma, é importante proporcionar condições para manter a água limpa. Também é preciso lembrar da segurança das aves para que não se machuquem nas arestas vivas dos recipientes.