Os agricultores que semeiam seus campos com beterraba sacarina e de mesa planejam colher uma rica colheita para suas próprias necessidades e posterior venda, mas o desenvolvimento das plantas é interrompido por ervas daninhas. Produtos químicos devem ser usados para controlar ervas daninhas. Os agricultores respondem positivamente ao Betanal porque o herbicida fabricado na Alemanha, embora caro, cumpre eficazmente a tarefa e destrói as ervas daninhas.
Composição e forma de liberação do herbicida
O herbicida seletivo desenvolvido pela empresa alemã Bayer contém duas substâncias ativas. São eles o fenmedifam e o desmedifam, ambos pertencem à classe química dos bicarbamatos. Um litro de Betanal contém 160 gramas de cada componente.
O produto químico é produzido na forma de emulsão concentrada, que é acondicionada em latas plásticas de 5 litros.
Finalidade e princípio de funcionamento do produto
O herbicida seletivo "Betanal" foi especialmente desenvolvido para a destruição de ervas daninhas anuais dicotiledôneas que sufocam as plantações de beterraba sacarina, de mesa e forrageira.
A fórmula única de dois componentes ativos ajuda a retardar a reação de Hill, principal processo responsável pela fotossíntese em ervas daninhas. O produto químico tem efeito negativo apenas nas ervas daninhas que já brotaram no momento do tratamento; não afeta as gramíneas que aparecem após a pulverização. Os primeiros sinais de morte das ervas daninhas tornam-se visíveis após uma semana.
Preparação e uso da solução de trabalho
As instruções de uso indicam a dosagem do medicamento e o método de preparo da solução de trabalho, para que mesmo um leigo em agricultura possa lidar com o cultivo dos campos. Dependendo do grau de contaminação do local, utilizar de 1 a 3 litros de produto químico por hectare de plantio.
Despeje água limpa no tanque do pulverizador (até metade do volume) e adicione a dose recomendada do medicamento. Ligue a batedeira e espere até a consistência ficar homogênea. Depois disso, adicione água até o volume total e misture bem novamente. Para processar 1 hectare de campo, são utilizados de 100 a 200 litros de fluido de trabalho.
Eles começam a tratar as plantações quando se observa germinação massiva de ervas daninhas. A pulverização é realizada de manhã ou à noite, a uma temperatura do ar de 15 a 25 graus. Para que o Betanal Expert mostre suas qualidades de trabalho, é necessário que não chova dentro de 6 horas após o tratamento.
Precauções de segurança ao trabalhar com Betanal
Ao trabalhar com Betanal, como com qualquer produto químico, é preciso ter cuidado, mesmo apesar de sua baixa toxicidade. A pessoa que realiza a pulverização deve usar roupas de proteção - macacão, luvas, lenço na cabeça. Para evitar que vapores químicos entrem no trato respiratório, use uma máscara ou respirador.
Ao final do trabalho, todas as roupas são lavadas e penduradas ao ar livre para ventilação. O agricultor toma banho com detergentes para remover qualquer solução restante.Se o fluido de trabalho entrar acidentalmente em contato com os olhos ou a pele, lave-os com bastante água e dirija-se a um centro médico, lembrando-se de levar o rótulo do herbicida.
Compatibilidade com outros medicamentos
As instruções indicam que Betanal pode ser usado em misturas em tanque com outros herbicidas pós-emergência. No entanto, primeiro você deve realizar um teste de compatibilidade química usando uma pequena quantidade de cada produto.
Características de armazenamento de herbicidas
O prazo de validade do herbicida é de 3 anos a partir da data de fabricação, desde que seguidas as regras de armazenamento. Mantenha o produto químico em um anexo, onde seja seco e escuro, a temperatura recomendada não seja superior a 30 graus. Também é necessário garantir que animais de estimação e crianças pequenas não tenham acesso ao medicamento.
O que pode ser substituído?
Caso o Betanal não esteja disponível para venda, é permitido substituí-lo por medicamentos como Triumph ou Vitalon Expert.