As plantas cultivadas são suscetíveis a diversas doenças e infecções. Para protegê-los, são utilizados produtos químicos especiais que não afetam a qualidade e a segurança das pessoas colhidas. Não existe um preparo único adequado para todos os tipos de plantio, por isso eles são selecionados em função do tipo de planta da lavoura. A utilização do fungicida Tsimus Progress justifica-se no caso da prevenção e tratamento de infecções fúngicas em culturas de cereais e beterraba sacarina.
- Ingredientes ativos e forma de liberação de Tsimus Progress
- Mecanismo de ação e finalidades de uso
- Taxa de consumo
- Instruções de uso
- Precauções de segurança ao trabalhar com fungicida
- Classe de perigo para humanos e abelhas
- Compatibilidade com outras substâncias
- Regras e períodos de armazenamento
- O que pode ser substituído?
Ingredientes ativos e forma de liberação de Tsimus Progress
A droga é um fungicida sistêmico de contato. A combinação de 2 substâncias ativas aumenta a eficácia do medicamento. Pertence à classe química dos triazóis e é produzido pela empresa russa Lysterra, especializada na produção de produtos fitofarmacêuticos.
É produzido na forma de emulsão concentrada, acondicionada em latas plásticas com tampa bem rosqueada, com volume de 5 litros. Cada embalagem contém informações sobre o fabricante, composição e finalidade do fungicida e instruções detalhadas sobre as regras de uso. Os ingredientes ativos do medicamento são:
- propiconazol – 250 gramas/litro;
- ciproconazol – 80 gramas/litro.
Eles são absorvidos pela planta dentro de 1-3 horas após o processamento das colheitas, após 12-18 horas é fornecido um efeito sistêmico.
Mecanismo de ação e finalidades de uso
O medicamento é usado para proteger e tratar plantações de trigo de primavera e inverno, centeio de inverno, cevada de primavera e inverno, aveia e beterraba sacarina. Protege as plantações de vários tipos de ferrugem, septoria, rincosporia, oídio e manchas.
Os componentes do fungicida são rapidamente absorvidos pela planta, subindo para dentro com os sucos, atrapalhando o desenvolvimento do micélio e evitando a esporulação. Fornece proteção para o crescimento e a espiga dos cereais. As vantagens do medicamento são:
- uma lista significativa de doenças contra as quais o fungicida protege;
- alta confiabilidade e eficiência do produto;
- longo período de proteção fitossanitária;
- rápida penetração nos tecidos e início do impacto na infecção;
- preço razoável.
A utilização de acordo com as recomendações do fabricante garante a ausência de fitotoxicidade. A droga não vicia em patógenos.O período de proteção é superior a 3 semanas. O fungicida permanece eficaz após a chuva e em dias ensolarados. O trabalho no campo pode ser feito 3 dias após o tratamento.
Taxa de consumo
Não ultrapasse as normas de consumo de concentrado e solução de trabalho no tratamento de plantas.
Culturas processadas | Contra quais doenças ele protege? | Consumo de concentrado litro/hectare | Consumo de solução de trabalho, período de tratamento |
Culturas de trigo de primavera e inverno | Pirenoforose, septoria de espiga e folhagem, oídio, caule, ferrugem marrom e amarela. | 0,4-0,5 | Época de cultivo, 300 litros/hectare |
Plantando centeio de inverno | Septoria, oídio, rincosporia, ferrugem do caule e marrom. | 0,4-0,5 | Época de cultivo, 300 litros/hectare. |
Culturas de aveia | Manchas marrom-avermelhadas, ferrugem da coroa. | 0,4-0,5 | Época de cultivo, 300 litros/hectare. |
Cevada de inverno e primavera | Listrado, marrom escuro, mancha líquida, caule, rhynchosporium ferrugem anã | 0,4-0,5 | Época de cultivo, 300 litros/hectare. |
Culturas de beterraba sacarina | Phoma, oídio, cercospora | 0,5-0,75 | Época de cultivo, 1 tratamento quando são detectados sinais de doença, 2 – após 1,5-2 semanas, 300 litros/hectare.
|
A pulverização é realizada em tempo seco, sem vento e nublado. O tratamento pode ser realizado de manhã cedo ou à noite.
Instruções de uso
A mistura de trabalho é preparada antes do uso, a solução preparada não pode ser armazenada por mais de um dia. Para o preparo, mistura-se 1/3 da quantidade necessária de água com a emulsão concentrada, mistura-se bem e adiciona-se o restante do líquido. A solução é bem misturada novamente e colocada em um pulverizador.
Precauções de segurança ao trabalhar com fungicida
O trabalho é realizado por pessoal autorizado a trabalhar com substâncias tóxicas e perigosas. Os locais de trabalho com pesticidas estão localizados longe de edifícios residenciais, instalações de criação de gado, armazéns de sementes, rações e aditivos alimentares para animais e produtos alimentares. Estranhos e animais de estimação não são permitidos neles.
Ao preparar a solução de trabalho e pulverizar, deve-se usar traje de proteção, luvas de borracha e botas. Não enfie as calças nas botas para evitar que o fungicida entre em contato com os pés. Proteja os olhos com óculos de proteção e a boca e nariz com respirador. O cabelo está preso sob uma touca. É estritamente proibido comer e fumar ao trabalhar com fungicidas.
Após a conclusão do trabalho, o local e o traje de proteção são desinfetados e as áreas expostas do corpo são cuidadosamente lavadas com sabão.
Classe de perigo para humanos e abelhas
"Tsimus Progress" não é muito tóxico, tem classe de perigo 3 para abelhas e humanos. Esta classe inclui substâncias perigosas para os peixes. O tratamento não é realizado próximo a corpos d'água (na zona costeira, a menos de 500 metros da costa). Os apicultores são alertados sobre a realização de trabalhos uma semana antes do processamento para retardar a fuga dos insetos.
Compatibilidade com outras substâncias
A droga é compatível com herbicidas, inseticidas e estimulantes de crescimento. Antes de preparar a mistura do tanque, os componentes devem ser verificados quanto à compatibilidade física e química.
Regras e períodos de armazenamento
O medicamento é armazenado em um depósito de pesticidas. Prazo de validade – 3 anos a partir da data de fabricação. Armazene o fungicida em sua embalagem original, bem fechada com tampa.
O que pode ser substituído?
Os análogos do produto são: “Zoltan” CE, “Atlant Super” CE, “Maestro” CE, “Calibel” CE, “Profi Super” CE.