As preparações fungicidas ajudam os jardineiros e agricultores a proteger as plantas cultivadas de uma série de doenças e a colher uma rica colheita em qualquer clima. Existem à venda produtos químicos com um princípio ativo e também produtos de dois componentes. Estes últimos são mais eficazes no combate aos patógenos, pois afetam os microrganismos de diferentes lados. O cimoxanil tem muitas vantagens, razão pela qual os agricultores o escolhem frequentemente para uso nos seus campos.
Composição e forma de liberação do produto
Um fungicida de dois componentes, que tem poderoso efeito de parada e protege as lavouras por muito tempo, foi desenvolvido por cientistas para uso em campos semeados com girassol e soja. O primeiro componente ativo de sua composição é o cimoxanil na concentração de 300 gramas por 1 kg do medicamento. O segundo princípio ativo é o flutriafol, em um quilograma do produto químico seu conteúdo é de 210 gramas.
O fungicida é comercializado na forma de pó molhável, a partir do qual é preparada uma solução de trabalho. É acondicionado em potes plásticos de 1 e 2,5 kg. O fabricante do produto químico é a empresa nacional Agrochemical Technologies.
Princípio de funcionamento e área de uso
O mecanismo de ação do medicamento fungicida "Cymoxanil" baseia-se na influência de dois componentes ativos sobre os patógenos. A substância de mesmo nome tem efeito local-sistêmico e penetra nas lâminas foliares das culturas. Sua influência leva à supressão da esporulação de fungos causadores de doenças em plantas; isso é conseguido pela inibição da biossíntese de RNA em células patogênicas.
O segundo componente ativo, o flutriafol, perturba a formação da membrana celular do microrganismo e impede o desenvolvimento de hifas miceliais. Isto é conseguido bloqueando o processo de desmetilação da biossíntese do estireno. Esta substância é caracterizada pelo mais alto grau de influência sistêmica entre todos os triazóis e garante proteção a longo prazo de todas as partes da planta cultivada contra os efeitos de microrganismos patogênicos que causam o desenvolvimento de doenças fúngicas.
O medicamento fungicida "Cymoxanil" foi desenvolvido para proteger as culturas de girassol e soja de patógenos de doenças fúngicas. É eficaz contra patologias como míldio do girassol, septório da soja, fomose e esclerotinia.
Os agricultores que testaram o desempenho do produto químico nos seus campos identificaram diversas vantagens do medicamento que o diferenciam de outros fungicidas com efeitos semelhantes.
As vantagens do Cymoxanil incluem o seguinte:
- efeito terapêutico e preventivo devido às duas substâncias incluídas na composição com diferentes mecanismos de influência;
- eficácia na destruição de fungos pertencentes a diferentes classes;
- efeito protetor duradouro após o tratamento, desde que seguidas as instruções e posologia;
- possibilidade de aplicação em qualquer fase do ciclo vegetativo das plantas cultivadas;
- manter as qualidades de funcionamento do medicamento mesmo quando utilizado em baixas temperaturas;
- sem risco de desenvolver resistência quando utilizado por várias temporadas consecutivas devido aos diferentes efeitos dos componentes ativos e sem fitotoxicidade se a dosagem for observada.
Instruções de uso do fungicida "Cymoxanil"
Para que o medicamento fungicida demonstre sua atuação é necessário seguir as instruções de uso e as taxas de consumo do produto químico recomendadas pelo fabricante. O principal critério para a eficácia do Cymoxanil é a cobertura uniforme das plantas cultivadas com a solução de trabalho. Em combinação com um fungicida, é necessário utilizar “AgpoPAB” (solução 0,1%) ou “AgpoPAB Extra” (solução 0,05-0,1%), só neste caso será possível atingir o objetivo e destruir completamente os patógenos.
As taxas de consumo do medicamento fungicida são apresentadas na tabela:
planta cultivada | Consumo de produtos químicos | Quantidade de fluido de trabalho por hectare de campo |
Soja | 500ml | De 200 a 300 litros |
Girassol | 500ml | De 200 a 300 litros |
A solução de trabalho é preparada imediatamente antes do processamento para não perder suas qualidades. Despeje metade do volume de água no tanque do pulverizador e adicione o pó. Ligue o agitador e espere até que o produto esteja completamente dissolvido. Depois disso, adicione o restante da água e adicione o adesivo, misture novamente até ficar homogêneo.
O fluido de trabalho remanescente após o processamento das plantas é descartado de acordo com as normas de segurança - o produto químico não deve ser despejado no solo ou em corpos d'água.
Precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento
Ao trabalhar com produtos químicos, siga as regras de segurança. Todo o corpo deve ser coberto com roupas para evitar que o fungicida entre em contato com a pele. Use luvas e botas de borracha, bem como respirador, para evitar que vapores químicos irritem o trato respiratório.
Após o processamento das plantas, as roupas são lavadas e penduradas ao ar livre. O agricultor deve lavar-se com sabão e tomar banho. Se o fluido de trabalho entrar acidentalmente nas membranas mucosas, lave-as com bastante água e, se ocorrer irritação, entre em contato com um centro médico.
Com o que é compatível?
O fungicida “Cymoxanil” pode ser utilizado em misturas em tanque com outros agentes de proteção química, mas primeiro é necessário fazer um teste retirando uma pequena quantidade de cada substância.
Como armazená-lo corretamente
O fungicida deve ser armazenado em despensa separada, longe do alcance de crianças e animais de estimação, com temperatura do ar não superior a 35 graus.
Análogos
Se necessário, você pode substituir o Cymoxanil por um medicamento como o Impact.