"Neo" é um herbicida altamente eficaz usado para controlar ervas daninhas em campos de milho. Tem certas vantagens sobre os seus concorrentes, graças às quais ganhou popularidade entre agricultores e jardineiros. Mas não se esqueça que se trata de um produto químico e deve-se trabalhá-lo com cuidado, observando as normas de higiene e segurança pessoal, e também respeitar o tempo de processamento recomendado nas instruções.
- Princípios ativos, forma de liberação e finalidade do herbicida “Neo”
- Como funciona o herbicida?
- Principais prós e contras
- Taxa de consumo para diferentes plantas
- Preparação e uso da solução de trabalho
- Precauções ao trabalhar com herbicida
- O grau de toxicidade da droga
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Como armazenar o herbicida?
- Existem análogos?
Princípios ativos, forma de liberação e finalidade do herbicida “Neo”
O herbicida "Neo" destina-se ao controle de plantas daninhas anuais e perenes, bem como algumas ervas daninhas dicotiledôneas nas culturas de milho. O produto é utilizado como medicamento sistêmico seletivo, que deve ser utilizado após a germinação.
O principal ingrediente ativo é o nicosulfurão. Sua concentração é de 750 g/kg. O produto é acondicionado em frascos de 0,25 kg. Cada pacote contém 40 frascos.
Como funciona o herbicida?
O herbicida "Neo" é um pesticida sistêmico e se caracteriza por um efeito seletivo. Ou seja, o seu efeito se estende a uma ou mais variedades de ervas daninhas. A composição preparada tende a espalhar-se pelas plantas cultivadas, independentemente de onde a substância activa as atinge.
Principais prós e contras
As principais vantagens do herbicida "Neo", graças ao qual os agricultores o preferem, são:
- preparo pós-emergência seletivo para milho, que é cultivado para produção de grãos ou silagem;
- lida bem com cereais e algumas variedades de ervas daninhas dicotiledôneas, incluindo plantas perenes;
- adequado para uso em diversas fases do desenvolvimento da planta;
- graças ao uso de surfactantes, o preparo da solução é simples e conveniente;
- o período de desintegração completa no solo é muito curto.
Não foram identificadas deficiências significativas no processo de utilização deste herbicida, mas alguns agricultores observam que não é tão fácil comprá-lo durante a temporada.
Taxa de consumo para diferentes plantas
No cultivo de áreas de plantio, o consumo de fluido de trabalho varia de 200 a 400 l/ha. Este indicador depende do método de processamento e do número de ervas daninhas que crescem em uma determinada área. Com sua abundância, as taxas de consumo aumentam ao máximo.
Para evitar o impacto negativo do herbicida Neo no homem e no meio ambiente, em nenhum caso devem ser ultrapassadas as taxas de consumo recomendadas nas instruções de uso.
Preparação e uso da solução de trabalho
A solução de trabalho do herbicida “Neo” é preparada imediatamente antes de seu uso. O recipiente preparado é preenchido com um terço de água limpa e, em seguida, é adicionada a dose necessária do medicamento concentrado. Misture bem a mistura até a composição ficar homogênea. Em seguida, adicione água até o volume necessário, misture novamente a solução e despeje no pulverizador.
O líquido é pulverizado sobre toda a área diretamente sobre as ervas daninhas que ali crescem. É aconselhável realizar os trabalhos a uma temperatura de +5 - +25 °C em tempo seco. Se as culturas no local estiverem enfraquecidas ou afetadas por doenças, a pulverização não deve ser realizada.
Precauções ao trabalhar com herbicida
O herbicida “Neo” é um produto químico, portanto, ao trabalhar com ele é necessário seguir as normas de segurança e higiene pessoal. Devem ser colocadas luvas nas mãos, todas as partes do corpo cobertas com roupas e um lenço amarrado na cabeça ou usada outra roupa de proteção.
A solução de trabalho é preparada em local especial, que é posteriormente submetido a desinfecção obrigatória. Crianças, gestantes ou animais de estimação devem ser mantidos afastados do local onde o medicamento é preparado.Após a conclusão da obra, os recipientes são descartados imediatamente, o pulverizador é lavado e as roupas são enviadas para lavagem.
O próprio jardineiro precisa tomar banho.
O grau de toxicidade da droga
O herbicida "Neo" pertence à 3ª classe de toxicidade para humanos e abelhas. Se tomar os cuidados necessários, o produto não representa nenhum perigo. É permitido o cultivo de áreas próximas a pisciculturas.
Compatibilidade com outras ferramentas
O herbicida "Neo" pode ser usado em conjunto com outros medicamentos. Recomenda-se primeiro verificar a compatibilidade das substâncias misturando uma pequena quantidade delas em um recipiente separado.
Como armazenar o herbicida?
Para garantir que o medicamento não perca suas propriedades, ele deve ser fornecido em condições adequadas de armazenamento. A temperatura na sala designada deve estar entre +5 - +40 °C. Deve estar seco e fora do alcance de crianças ou animais de estimação. Os restos da solução de trabalho preparada devem ser eliminados imediatamente.
Existem análogos?
Caso não seja possível adquirir o herbicida Neo, pode-se substituí-lo por outro produto com o mesmo princípio ativo e princípio de ação. Esses incluem:
- "Agronik";
- "Viagem";
- "Dobrão";
- "Icanos";
- "Inovar";
- "Kornikos";
- "Meliton";
- "Milafort";
- "Senhora";
- "Narval";
- "Nikos";
- "Nissina";
- "Uma prioridade";
- "Abóbora"
O herbicida “Neo” conseguiu ganhar popularidade entre os agricultores nacionais, apesar de ser um medicamento importado. O registrante é a empresa RosAgroKhim, que o fornece ao mercado. Atualmente, o uso de herbicidas permite reduzir o esforço e o tempo de cultivo do território e apresenta uma série de vantagens em relação ao preparo mecânico.