Para evitar a deterioração do material da semente durante o armazenamento, são frequentemente utilizados compostos especiais chamados desinfetantes. Eles permitem não só preservar as sementes, evitando o aparecimento de mofo e apodrecimento, mas também são capazes de protegê-las de muitas outras doenças e garantir uma germinação suave. Uma descrição detalhada do desinfetante Larimar e das regras para trabalhar com ele será útil para muitas pessoas envolvidas no cultivo.
Composição e forma de liberação do medicamento "Larimar"
Trata-se de um medicamento composto por 2 substâncias ativas, pertencentes ao grupo dos fungicidas.É produzido na forma de suspensão fluida concentrada e destina-se ao tratamento de sementes de grãos antes da semeadura, a fim de protegê-las de diversos tipos de infecções fúngicas e bacterianas que podem surgir durante o armazenamento.
Disponível em latas de polímero com capacidade para 5 litros. Contém tiabenzadol – 80 gramas/litro, tebuconazol – 60 gramas/litro. A embalagem contém informações sobre o nome patenteado do medicamento, sua composição e as recomendações do fabricante para uso do produto.
Benefícios do aplicativo
Larimar não é apenas um pesticida protetor, mas também um fungicida curativo. Esta ferramenta tem uma série de vantagens:
- protege não apenas as sementes, mas também as plantas germinadas de doenças;
- ativo por um longo período;
- interrompe o desenvolvimento de uma infecção já iniciada, tem efeito terapêutico;
- pode prevenir o desenvolvimento de muitas doenças de plantas;
- Após o tratamento, a qualidade das sementes melhora e o rendimento aumenta.
O efeito da droga começa 2 a 3 horas após o processamento da semente.
Mecanismo de ação
Após o tratamento, o produto passa a atuar fora e dentro das sementes. O tibendazol bloqueia o processo de divisão celular e afeta os núcleos das células. O tebuconazol interrompe a produção de ergosterol e destrói as membranas intercelulares do patógeno. O efeito complexo dos componentes do medicamento previne o desenvolvimento de doenças e impede patologias já manifestadas.
A atividade de longo prazo do medicamento permite primeiro desinfetar a semente e depois, após a germinação, acumular-se nos pontos de crescimento, redistribuir-se nas raízes, caule e folhas da planta, conferindo-lhe proteção eficaz.
Instruções de uso do desinfetante
As sementes são tratadas com Larimar antes do armazenamento ou do plantio.Devem estar secos e limpos para garantir a eficácia do procedimento. A semente é previamente umedecida levemente. 10 litros de água para cada 1 tonelada de sementes são suficientes. Isso é feito para garantir melhor aderência do produto à superfície dos grãos. O indicador de cor da preparação mostra a uniformidade de aplicação do desinfetante.
O processamento é realizado em máquinas de vestir localizadas em locais especiais, próximos aos quais não existem edifícios residenciais ou fazendas de gado. Estranhos, animais domésticos e de fazenda não são permitidos em tal local. A solução de trabalho é preparada antes do trabalho. Para fazer isso, uma quantidade medida de produto concentrado é misturada com uma pequena quantidade de água com mistura completa. O tanque da máquina de decapagem é enchido com água até 1/3 do volume, a mistura de decapagem é despejada nele e, continuando a mexer, o volume é ajustado com água até o volume recomendado pelo fabricante.
A concentração do produto não deve ser excedida. Não precisa ser usado com outros pesticidas. Larimar não é usado em misturas em tanques. A droga não é fitotóxica, não se desenvolve resistência a ela.
Precauções de segurança
O composto possui classe de perigo 2 para humanos (alta toxicidade).
Os trabalhadores preparam a solução de trabalho e tratam as sementes com roupas de proteção, respiradores, óculos ou telas de segurança, sapatos de borracha e luvas de proteção. Fumar, comer ou beber é estritamente proibido durante o trabalho.Após o trabalho, as máquinas de decapagem são cuidadosamente lavadas para remover qualquer resíduo de produto.
Recursos de armazenamento
O desinfetante é armazenado em salas para armazenamento de compostos agroquímicos. Deve estar na embalagem original com a tampa bem fechada. O recipiente deve conter o nome comercial do medicamento, informações sobre sua finalidade e regras de uso.
Não é permitida a entrada de estranhos e animais no armazém onde se encontra o produto. É equipado longe de edifícios residenciais e instalações que abrigam animais de fazenda, bem como alimentos ou rações.
O que pode ser substituído
O análogo da substância ativa é "Confiança no frasco", VSK.