Se o material da semente for tratado antes do plantio no solo, podem ser evitados problemas de infecção com doenças comuns nas culturas e a resistência das plantas a factores climáticos negativos pode ser reforçada. Os produtos químicos aumentam a imunidade e destroem microorganismos patogênicos encontrados nos embriões das sementes. O desinfetante Vial Trust foi desenvolvido para o tratamento pré-semeadura de grãos e sementes de girassol.
Composição e forma de liberação do produto
O desinfetante pré-semeadura combinado de produção nacional contém dois componentes ativos, o que determina a eficácia do produto químico. O primeiro princípio ativo, o tebuconazol, pertence à classe química dos triazóis. Em 1 litro de desinfetante seu conteúdo é de 60 gramas. O segundo componente ativo da classe química dos benzimidazóis é o tiabendazol, em um litro do medicamento sua concentração é de 80 gramas. Ambas as substâncias ativas caracterizam-se não só por efeitos preventivos, mas também terapêuticos.
O protetor de sementes de contato é produzido pela empresa nacional “August” na forma de concentrado em suspensão aquosa, que é acondicionado em embalagens plásticas de 1 e 5 litros.
Em que casos é utilizado e como funciona o medicamento?
Uma preparação fungicida de dois componentes foi desenvolvida para o tratamento pré-semeadura de sementes de grãos e girassol. Graças às substâncias ativas da composição, é possível prevenir a infecção por doenças comuns nas culturas e fortalecer a imunidade das plantas. Graças aos componentes anti-stress, são garantidos rebentos de colheita amigáveis.
O princípio de funcionamento do desinfetante baseia-se em dois componentes ativos que pertencem a diferentes classes químicas. Graças ao trabalho do tiabendazol, o processo de divisão celular de microrganismos patogênicos é interrompido. O componente destrói ativamente patógenos de doenças como podridão radicular e basal e mofo da neve. A função do tebuconazol é suprimir a produção de ergosterol nas células dos patógenos. Graças a esta substância, o risco de infecção por infecções internas e externas das plantas cultivadas é reduzido.
Os agricultores que trataram a semente antes do plantio com um desinfetante de fabricante nacional notaram várias vantagens do medicamento fungicida:
- a presença de componentes antiestresse, graças aos quais a semente germina mesmo em condições secas e com semeadura profunda;
- uma composição equilibrada de dois componentes que garante alta eficiência do produto químico;
- efeito preventivo e terapêutico do desinfetante;
- aumento do número de mudas após tratamento e efeito estimulador do crescimento dos brotos;
- falta de fitotoxicidade se observados os padrões de uso especificados nas instruções;
- aumentando a imunidade das plantas e a resistência às intempéries;
- desinfecção parcial do solo ao redor das sementes semeadas;
- efeito protetor duradouro e rapidez de ação após a aplicação.
Instruções de uso do desinfetante Vial Trust
As instruções do fabricante indicam as taxas de consumo do protetor de sementes para cada planta cultivada e as regras de processamento do material.
O consumo do medicamento é apresentado na tabela:
planta cultivada | Taxa de fungicida | Fluxo de fluido de trabalho |
Aveia | De 0,3 a 0,4 litros | 10 litros por tonelada de semente. O tratamento é feito umedecendo antes da semeadura no solo ou alguns dias antes. |
Trigo de inverno e primavera | De 0,3 a 0,4 litros | 10 litros por tonelada de sementes |
Cevada de inverno e primavera | De 0,4 a 0,5 litros | 10 litros por tonelada de semente |
Centeio | De 0,3 a 0,4 litros | 10 litros por tonelada |
Girassol | De 0,4 a 0,5 litros | 10 litros por tonelada de sementes |
Recomenda-se preparar uma solução de trabalho para o processamento da semente imediatamente antes do uso, para que não perca suas qualidades.Primeiro, é feita uma solução estoque. Para isso, pegue de 1 a 2 litros de água limpa e sedimentada e adicione a quantidade de desinfetante especificada nas instruções. Misture bem a mistura até atingir uma consistência homogênea.
Depois disso, o tanque de mistura da máquina para decapagem do material é preenchido com um terço de água e a solução resultante é despejada nele. Ligue a batedeira e espere até que o líquido esteja completamente misturado. Em seguida, despeje gradualmente a água até o volume total, sem desligar o misturador. O processo de mistura deve durar pelo menos 15 minutos.
Como se proteger
O desinfetante Vial Trust pertence à classe de toxicidade 2 e representa um perigo para a saúde humana, por isso deve-se ter cuidado ao trabalhar com ele. Antes de preparar o líquido de decapagem, use roupas que cubram todo o corpo e luvas de borracha. Para evitar que vapores químicos entrem no trato respiratório e causem irritação, use um respirador.
Após a conclusão de todo o trabalho, as roupas são lavadas e lavadas com sabão. Se o produto químico entrar acidentalmente nas mucosas, lave-as com bastante água e vá imediatamente ao hospital para os primeiros socorros.
Compatibilidade
As instruções indicam que o medicamento está aprovado para uso em conjunto com o desinfetante Tabu. Para outros produtos químicos deve ser realizado um teste.
Condições de armazenamento e prazo de validade
A vida útil do desinfetante a partir da data de produção é de 2 anos. Recomenda-se manter o produto químico em uma despensa separada, onde os raios solares não penetrem, em temperatura não superior a 30 graus.
Análogos
Se necessário, você pode substituir o Vial Trust pelo Larimar.