Instruções de uso do fungicida Consento e como funciona

Os microrganismos patogênicos que infectam as plantas de jardim acostumam-se aos medicamentos fungicidas, continuando a ter um efeito negativo nas culturas. Entre as novidades está o fungicida “Consento”, cujas instruções de uso são simples e acessíveis a todos os horticultores. A eficácia do produto da empresa alemã Bayer foi testada por jardineiros e confirmada por críticas positivas.


Finalidade e forma de liberação

Uma particularidade do medicamento “Consento” é que, pertencente à classe dos carbamatos, atua de forma sistêmica e translaminar. Isso significa que um dos componentes do fungicida cloridrato de propamocarbe penetra nas raízes da planta, matando esporos de fungos do solo. A substância atua reduzindo a fotossíntese de fosfolipídios e ácidos graxos, bloqueando o crescimento do micélio, atrapalhando a formação das membranas celulares.

Mas, ao mesmo tempo, o cloridrato de propamocarbe tem efeito positivo no crescimento das mudas, estimulando o desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea das hortaliças.

O segundo componente do produto, a fenamidona, é altamente eficaz contra patógenos de plantas vegetais. A substância tende a atingir as partes em desenvolvimento da planta, privando os patógenos de uma fonte de energia.

Cepas de patógenos da requeima, alternária e peronospora permanecem sensíveis à droga "Consento" constantemente.

O fungicida é liberado na forma de suspensão. As substâncias são trituradas e dispersas em ambiente aquoso. A composição, além dos componentes principais, contém surfactantes e estabilizantes. A preparação também contém substâncias necessárias para aumentar a viscosidade e possuir cargas elétricas. Portanto, o produto adere a partes das plantas e não é lavado.

O concentrado é acondicionado em latas de 5 litros, garrafas - 0,5 e 1 litro, garrafas - de 100 a 10 ml.

fungicida Consento

Como funciona o fungicida "Consento"?

O efeito sistêmico da droga é proporcionado pelo cloridrato de propamocarbe. Em um litro de suspensão seu conteúdo é de 375 gramas. É essa substância que penetra nos fungos patogênicos, atuando no nível celular. Após o uso do Consento, o crescimento e a reprodução de patógenos são interrompidos.

A concentração de fenomidona é de 75 gramas.Bloqueia a respiração mitocondrial, o que leva à interrupção da esporulação.

O efeito fungicida continua após o tratamento com o medicamento por 7 a 15 dias.

a droga funciona

Vantagens e desvantagens

Há muitas vantagens em usar o Consento. Eles são isso:

  • a ocorrência de requeima, alternária e míldio em vegetais é controlada;
  • O fungicida pode ser utilizado em qualquer fase do desenvolvimento da planta;
  • há proteção contra doenças do crescimento jovem, folhas, caules;
  • funciona em qualquer clima;
  • embalado em embalagem conveniente com dispensador.

Entre as desvantagens do produto está o alto custo. Nem todo mundo pode comprar uma garrafa de litro de fungicida por 1.800 rublos. Além disso, não se esqueça que o agroquímico exige o cumprimento de normas de segurança quando utilizado. Tem uma classe de perigo 3.

a ocorrência de requeima

Preparação da solução de trabalho e instruções de uso

A diluição do concentrado “Consento” é realizada imediatamente antes do processamento das plantas. O melhor é pulverizar, tanto preventivo quanto terapêutico, de manhã ou à noite. Neste momento, o sol não está tão forte e a solução não irá evaporar.

A prevenção de doenças fúngicas é realizada 3-4 vezes durante a estação de crescimento, a cada 10-15 dias. Não se esqueça que antes da colheita dos vegetais devem decorrer 3 semanas após o último tratamento com fungicida..

Prepare o líquido diretamente no compartimento do pulverizador. Para 5 litros de água são necessários 20 ml de concentrado. Essa quantidade é suficiente para cultivar uma área de jardim de 100 metros quadrados.

preparando a solução

Batata

O fungo da requeima freqüentemente afeta os tubérculos e as partes aéreas das batatas, o que reduz o rendimento da colheita de vegetais em 2 vezes. Portanto, para fins preventivos, as plantações devem ser pulverizadas com borrifador 4 vezes por safra.

O intervalo entre os tratamentos é de 10 dias.

Tomate

Este representante da família Solanaceae sofre frequentemente de fungos patogênicos. Além da requeima, a requeima de Alternaria ocorre no tomate, afetando todas as partes da planta. As doenças destroem as frutas vegetais, reduzindo seu rendimento em 10-20%.

Para prevenção, trate os arbustos com solução de trabalho de 5 litros. Para fins medicinais, quando aparecem os primeiros sinais de podridão, é necessário tratar três vezes com o fungicida “Consento”.

medicamento embalado

Pepino

O míldio retarda o desenvolvimento das plantas de pepino. Ao mesmo tempo, os cílios e as folhas ficam cobertos de manchas amarelas, tornam-se marrons e morrem. Os pepinos podem ser salvos pulverizando-se com uma solução de trabalho do produto “Consento”. Comece a crescer nos primeiros dias da estação de cultivo. Uma semana depois, repita o procedimento. E assim 4 vezes.

Se a cultura já estiver infectada, primeiro as partes afetadas pelo fungo serão removidas. Depois disso você precisa pulverizar.

Cebola

A infecção pelo fungo do míldio leva à morte dos bulbos, o que leva à diminuição da produtividade e ao apodrecimento durante o armazenamento.

O risco de peronosporose é reduzido se você tratar os canteiros com cebola Consento. A solução de trabalho é preparada antes do tratamento, agitando bem um frasco de concentrado de 20 ml em 5 litros de água limpa. Você pode proteger as cebolas contra infecções apenas com 4 pulverizações a cada 8-15 dias.

processamento de cebola

Girassol

Os produtores de girassol conhecem os danos que os fungos patogênicos causam aos cestos de sementes. Mas ao tratá-los com “Consento”, você pode ter certeza que o girassol não será danificado pela podridão cinzenta e branca ou Alternaria.

Para tratar um campo de girassol, é necessário preparar uma solução de trabalho de acordo com as instruções.

girassol florescendo

Medidas de precaução

A pulverização com fungicida exige o cumprimento de medidas de segurança, uma vez que o uso de produtos químicos está associado a perigos para o ser humano. O uso frequente e excessivo do produto não é seguro para o meio ambiente. O "Consento" pertence à 3ª classe de toxicidade, portanto o medicamento não é letal para humanos. Mas se você inalar grandes quantidades de vapor, podem aparecer sinais de envenenamento.

Não despeje o medicamento restante em corpos d'água, caso contrário os peixes e outros habitantes da lagoa, lago ou rio morrerão. Os vapores de fungicidas são perigosos para as abelhas.

Antes de processar as plantas, você deve preparar roupas especiais para proteção contra o contato com o fluido de trabalho.

limpando matéria

Regras de segurança ao trabalhar com fungicida

Você não deve trabalhar com produtos químicos por mais de 1 hora. Neste caso é necessário:

  • use macacão ou roupão;
  • cubra as mãos com luvas de borracha;
  • no rosto - máscara respiratória;
  • Proteja seus olhos com óculos especiais.

Não fume, coma ou beba durante a pulverização. Após o tratamento, lave bem as mãos com sabão e enxágue a boca.

Pessoas com menos de 18 anos de idade não devem ser autorizadas a tratar com fungicidas. As mulheres durante a gravidez e a lactação estão proibidas de realizar tratamentos preventivos no jardim. Os eventos são indesejáveis ​​para mulheres com mais de 35 anos.

O envenenamento geralmente ocorre em pessoas cansadas ou resfriadas.

segurança durante o processamento

Primeiro socorro

Se sentir mal-estar, náuseas e vômitos após trabalhar com o fungicida “Consento”, você deve:

  • deitar a pessoa, retirando as roupas contaminadas;
  • enxágue as mucosas com água limpa;
  • dê comprimidos de carvão ativado;
  • induzir o vômito irritando a parte posterior da garganta.

Recomenda-se dar o máximo de líquido possível. Consultar um médico nesses casos é obrigatório.

Grau de toxicidade

O medicamento, que pertence à 3ª classe de toxicidade, não representa perigo para humanos e animais. Mas não pode ser utilizado perto de explorações pesqueiras. Aplicar o produto de manhã ou à noite, quando o voo das abelhas é limitado. A velocidade do vento durante o processamento não deve exceder 4-5 metros por segundo.

Como os produtos químicos demoram muito para se decompor no solo, é necessário derramar o excesso de solução no solo com moderação. Afinal, isso levará à contaminação do solo.

determinação de toxicidade

Compatibilidade com outras ferramentas

A droga pode ser usada com outros fungicidas. É imprescindível determinar a compatibilidade dos produtos, caso contrário o processamento será inútil. Misture uma pequena quantidade de concentrados. Se um precipitado insolúvel permanecer na solução de trabalho ou a mistura for aquecida, os produtos serão incompatíveis entre si.

Como armazená-lo corretamente

Os pesticidas requerem armazenamento em um local inacessível para crianças e animais de estimação. O recipiente deve ser hermeticamente fechado. Temperatura de armazenamento de –15 a +35 graus C.

armazenamento de produtos químicos

Análogos

Para melhorar os resultados das medidas preventivas, pode-se substituir o medicamento por fungicidas semelhantes: Infinito, Quadris, Acrobat. Os produtos são semelhantes em composição e efeito sobre microrganismos patogênicos que causam doenças fúngicas em hortaliças.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim