Instruções de uso e composição do fungicida Karamba, dosagem e análogos

As doenças fúngicas constituem uma parcela significativa de todas as doenças que afetam as culturas. Seus patógenos estão literalmente em toda parte. Eles não precisam esperar muito por uma hora favorável, pois a precipitação, o frio, uma picada de inseto ou uma folha quebrada são impulsos suficientes para um surto de incrível atividade fúngica. Um fungicida do fabricante mundialmente famoso Karamba protege a colza deste flagelo.


Composição e forma de liberação do produto

O efeito antifúngico do medicamento "Caramba" baseia-se na sua substância ativa metconazol. O fungicida é produzido pela empresa alemã BASF. Embalagem: latas plásticas de 5 litros. Concentração de metconazol: 60 g em 1 litro de suspensão aquosa.

Princípio de funcionamento e finalidade de aplicação

A principal cultura para a qual o Karamba é utilizado é a colza de inverno e primavera.

O metconazol tem um efeito duplo na planta, como fungicida e como pesticida:

  1. Ele penetra no tecido da planta e destrói fungos patogênicos nele contidos. Isso ocorre devido ao bloqueio da síntese de substâncias e membranas vitais para o patógeno.
  2. Ele restringe a taxa de crescimento da cultura, protegendo a colza na primavera do pendoamento e a colza no inverno do acúmulo excessivo de massa vegetativa. O uso habilidoso do medicamento forma a estrutura da oleaginosa necessária para obter um alto rendimento. Como resultado, o sistema radicular da colza é fortalecido, o que resulta num aumento da resistência ao acamamento. A floração uniforme e o amadurecimento uniforme das vagens criam as condições mais favoráveis ​​para a colheita.

O metconazol tem alta viscosidade. Isso evita que seja rapidamente arrastado pela precipitação. Como a “Caramba” se espalha por todo o corpo da planta cultivada em poucos dias, suas raízes e partes vegetativas recém-formadas também são protegidas pelo fungicida. A rápida penetração do produto sob as coberturas externas da planta evita sua destruição sob a influência da luz solar ou do intemperismo.

fungicida caramba

No corpo da planta, a “Caramba” permanece ativa por 6 semanas.

Tempos de processamento

A colza de inverno é tratada com fungicida no outono, após a colheita ter formado 4-6 folhas. Alvo:

  • prevenir o rápido crescimento e alongamento da massa verde;
  • fortalecimento de raízes;
  • prevenção de fomoz e alternária.

Na primavera, tanto a colza de inverno quanto a de primavera são pulverizadas contra doenças para suprimir o crescimento em altura em favor de uma melhor ramificação do caule e do fortalecimento do sistema radicular. A altura da planta pronta para tratamento com o fungicida Karamba é de 20-25 cm, os frutos aparecem na camada inferior.

Taxa de consumo de pesticidas e instruções de uso

Dependendo da densidade das culturas e do volume de massa moída das plantas, a quantidade de solução utilizada varia de 200 l/ha a 400 l/ha.

fungicida caramba

A tabela indica a dosagem para 300 litros de suspensão diluída.

Doença Sinais Cultura Norma "Karamba", l/ha
Praga de Alternaria Manchas marrons oblongas nos caules e vagens. As sementes perdem o brilho, ficam mais finas, ficam menores e apresentam formato defeituoso. As manchas nas folhas têm formatos variados. Depois de enrolados, eles secam. As válvulas da cápsula se abrem e a placa do meio se separa delas. Na presença de umidade, aparece uma massa de esporos de fungos semelhante a musgo. Estupro na primavera e no inverno. 0,75-1
Esclerotinia Após o derretimento da neve, a planta se abre, imersa na espessura do algodão branco ou cinza do corpo frutífero do cogumelo. As partes tenras da colheita apodrecem ou secam. A morte de toda a planta é possível. Colza de inverno. 0,75-1
Fomoz Numerosas manchas escuras nas folhas estão crescendo. É provável que apareçam anéis concêntricos, especialmente em folhas mais antigas. Uma camada preta de esporos permanece nos dedos quando tocados. As folhas podem cair completamente. Frutos jovens e maduros são afetados. Colza de primavera e inverno. 0,75-1

O tratamento repetido é possível após 60 dias, pelo menos 55 dias antes do início da colheita.

fungicida caramba

O preparo da solução é difícil devido à baixa solubilidade do fungicida Karamba em água.A seguinte sequência deve ser seguida:

  1. Despeje 1/3 da água no tanque.
  2. Ligue o misturador hidráulico e adicione a suspensão concentrada de Karamba ao recipiente em jato.
  3. Amasse por cerca de 10 minutos.
  4. Adicione o restante da água e continue dissolvendo por mais 5 a 10 minutos.
  5. Agite a mistura continuamente durante a pulverização.

Precauções de segurança ao usar o medicamento "Karamba"

O produto é ligeiramente tóxico para insetos e microorganismos benéficos. Representa um perigo para a vida aquática, pois se decompõe por muito tempo no meio aquático e não evapora da superfície.

Ao trabalhar com o medicamento pela primeira vez, não foram detectados efeitos negativos na pele, nos órgãos respiratórios e na visão. Porém, durante o uso prolongado do fungicida Karamba e durante repetidas operações com ele, é necessário o uso de equipamentos de proteção. Recomendado para usar:

  • luvas químicas;
  • roupa fechada ou traje de proteção química;
  • sapatos fechados;
  • Óculos justos com proteção lateral.

fungicida caramba

Ao pulverizar o fungicida Karamba, não coma, beba, fume, fale ou lamba os lábios. Além disso, não toque na pele, olhos e cabelos com as mãos. Antes do intervalo para almoço e ao final do trabalho, as áreas expostas do corpo são cuidadosamente lavadas com água e sabão, as roupas são deixadas longe de alimentos, rações e locais de permanência de pessoas.

Períodos e regras de armazenamento

O fungicida "Karamba" é adequado para uso por 5 anos. Ele é armazenado em uma sala ventilada, fresca e à prova de luz solar, trancada a sete chaves. Não é permitido perto de:

  • encontrar fontes de calor;
  • realizar trabalhos que provoquem faíscas;
  • presença de fiação elétrica defeituosa ou aparelhos elétricos ligados.

Temperatura de armazenamento possível: não inferior a 0 °C e não superior a +30 °C. É necessário evitar o contato do medicamento com eletricidade estática.

fungicida caramba

Suplentes

Existem medicamentos de efeito semelhante ao fungicida “Karamba” que combatem doenças fúngicas da colza e de outras culturas. Alguns deles estão listados na tabela.

Fabricante Substância ativa Nome da droga
Defesa (Ucrânia) metconazol, 60 g/l "Camisola"
BASF epoxiconazol, 56,25 g/l

metconazol, 41,25 g/l

"Osíris"
Metconazol, 80 g/l

Piraclostrobina, 130 g/l

"Karamba Dupla"
Syngenta (Suíça) 200 g/l de azoxistrobina, 80 g/l de ciproconazol "Amistar Extra", SK

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim