Para se livrarem das ervas daninhas que sufocam as colheitas por meios mecânicos, os agricultores não têm tempo nem energia suficientes. E então recorrem ao uso de produtos químicos. Um dos herbicidas mais eficazes é o Dicamba. Antes de usar uma substância, leia as instruções, determine as proporções de diluição e siga as precauções de segurança.
- Composição, forma de liberação e finalidade do herbicida “Dicamba”
- Como funciona o herbicida?
- Principais aspectos positivos e negativos
- Taxa de consumo para várias plantas
- Como preparar uma mistura de trabalho
- Como usar a solução de trabalho corretamente
- Regras de segurança para uso
- Grau de toxicidade e compatibilidade com herbicidas
- Como armazenar o produto
- Existem análogos?
Composição, forma de liberação e finalidade do herbicida “Dicamba”
O herbicida sistêmico pós-emergência contém um componente de mesmo nome, responsável pelas qualidades de funcionamento do medicamento. O produto químico é produzido na forma de concentrado solúvel, acondicionado em latas plásticas com volume de 5 litros. O herbicida "Dicamba" é eficaz no combate às plantas anuais monocotiledôneas e dicotiledôneas e algumas plantas perenes.
Como funciona o herbicida?
O princípio de ação do herbicida “Dicamba” baseia-se na interrupção da fotossíntese e na divisão celular das ervas daninhas. Como resultado, o desenvolvimento de ervas daninhas é interrompido e, posteriormente, a morte completa das ervas daninhas. O efeito é perceptível já 3 horas após o tratamento. O produto químico penetra no sistema cultural através do sistema radicular e da massa verde.
Principais aspectos positivos e negativos
Como todo herbicida, Dicamba tem seus pontos fortes e fracos.
Os agricultores incluem os seguintes benefícios do uso do produto químico:
- Destruição eficaz de mais de 200 tipos de ervas daninhas.
- Nenhum impacto na rotação de culturas e decomposição completa no solo.
- Não há surgimento de resistência.
- Possibilidade de uso em misturas em tanque com outros medicamentos.
- Baixa toxicidade para humanos e abelhas.
As desvantagens do produto químico incluem a incapacidade de usar Dicamba de forma igualmente eficaz para todos os tipos de ervas daninhas.
Taxa de consumo para várias plantas
Suas qualidades de trabalho dependem da dosagem corretamente determinada do herbicida. É seguido o seguinte esquema de introdução da substância:
- Trigo de inverno - 0,15-0,30 litros por 1 hectare de plantações. Tratamento único na fase de perfilhamento e antes de entrar no tubo.
- Trigo de primavera, aveia, trigo - 0,15-0,30 litros por hectare de plantações.Processamento único.
- Milho - 0,4-0,8 litros por 1 hectare de área cultivada. O tratamento é realizado uma vez no momento da formação da 3-5ª folha da cultura.
Como preparar uma mistura de trabalho
As regras de preparação da composição de trabalho não diferem de outros herbicidas. Prepare um recipiente de plástico que deverá ser descartado posteriormente. Despeje 1/3 de água, acrescente a substância e misture bem. Depois disso, adicione água limpa ao topo do recipiente e misture novamente a composição com cuidado.
Para aumentar o efeito, agricultores experientes recomendam adicionar adesivo.
Como usar a solução de trabalho corretamente
As instruções de uso que acompanham o herbicida Dicamba detalham as regras de uso do produto químico. O tratamento é feito em clima quente e seco, primeiro estuda-se a previsão - não deve chover após a pulverização, caso contrário reduzirá o desempenho do herbicida. A temperatura ideal para o procedimento é considerada entre 15 e 20 graus.
Regras de segurança para uso
Ao usar produtos químicos, siga as regras de segurança para não prejudicar a saúde e o meio ambiente. O agricultor deve usar roupas de proteção e luvas de borracha. O cabelo é mantido sob um lenço ou touca de borracha. Após finalizar o tratamento, todos os equipamentos são lavados com água limpa e descartados. É inaceitável derramar qualquer substância restante em corpos d'água próximos ou no solo.
Grau de toxicidade e compatibilidade com herbicidas
De acordo com a classificação geralmente aceita, o herbicida “Dikamba” pertence à 3ª classe. Quando usado corretamente, não é perigoso para humanos ou outros animais de sangue quente.Contudo, recomenda-se limitar as abelhas a um período de 5 horas após o processamento dos campos.
O herbicida teve bom desempenho quando utilizado em misturas em tanque com drogas do grupo 2,4 D, Roundup e Granstar.
Como armazenar o produto
Para armazenar a substância química, é alocado um anexo onde crianças e animais de estimação não terão acesso. Após o uso, a composição de trabalho preparada deve ser descartada.
Existem análogos?
Caso não seja possível adquirir o herbicida Dicamba, use produtos químicos semelhantes com efeitos semelhantes. A categoria de tais substitutos inclui “Banvel”, “Dakkar”, “Antal”, “Mikodin”, “Divo”. Antes de usar cada substância, leia as instruções e siga o procedimento de pulverização.