O fungicida Azofos é um remédio utilizado no tratamento de infecções fúngicas em hortas e frutas. É seguro para pessoas e outras plantas cultivadas. Para que o tratamento das lavouras doentes dê o resultado desejado, é necessário conhecer as instruções específicas de uso do fungicida Azofos, as regras de diluição e obtenção da solução de trabalho, bem como os cuidados no trabalho com a substância.
Composição e forma de liberação do fungicida Azofos
O principal componente ativo do fungicida é o fosfato de cobre e amônio. Além disso, o produto é rico em microelementos, incluindo diversos aditivos minerais à base de magnésio, cobre, nitrogênio, potássio, zinco e molibdênio.
O medicamento é uma suspensão à base de água. Está disponível em frascos de polietileno de 470 e 940 mililitros.
Vantagens da droga
A principal vantagem do medicamento é a sua alta eficiência. O medicamento também apresenta uma série de outras vantagens, entre as quais vale destacar:
- facilidade de preparo da solução para tratamento;
- baixa toxicidade e carga nas plantas e no solo;
- os suplementos minerais contribuem para o funcionamento normal das culturas vegetais, pois as nutrem através das estruturas do sistema radicular;
- ampla gama de usos;
- disponibilidade;
- aumentando a resistência das plantas ao clima.
Como funciona o produto?
O fungicida é um produto químico de contato. É capaz de destruir organismos prejudiciais na superfície das plantas tratadas, pulverizando-as. Além disso, o produto é utilizado para fertilizar solos argilosos, pantanosos e turfosos, sujeitos a certas proporções.
Como criar plantas diferentes
Para obter a solução de trabalho correta, deve-se seguir as instruções da embalagem do produto. O recipiente onde o fungicida é misturado deve ser de plástico ou vidro. Primeiro encha um terço do recipiente com água, depois acrescente o fungicida, mexa bem e acrescente o restante do líquido.
Ao tratar arbustos de maçã, pêra, cereja, ameixa cereja, ameixeira, mirtilo, cranberry e groselha de sarna, podridão de frutas, moniliose, coccomicose, clasterosporiose, septoria, phomopsis, bem como outras doenças de caules e frutas, use 100 mililitros de o produto por 10 litros de água.
No caso do processamento de batatas, tomates e pepinos, são necessários 130-200 mililitros de fungicida e 10 litros de água. A frequência dos tratamentos varia de 1 a 4, dependendo da planta.
O último tratamento antes da colheita deve durar pelo menos 20 dias.
Como usá-lo corretamente?
O medicamento é usado para tratar a parte externa das frutas e frutos silvestres por pulverização. O produto também é utilizado na fertilização de solos argilosos, pantanosos ou turfosos.
Precauções ao trabalhar com fungicida
Ao processar culturas vegetais, você deve seguir certas regras que evitarão envenenar o corpo. Esses incluem:
- Uso de muda de roupa com óculos de proteção contra vácuo, chapéu e respirador.
- Recomenda-se tratar as plantas pela manhã ou à noite, na ausência de chuva e rajadas de vento.
- Durante a pulverização das culturas, é proibido beber, fumar e comer.
- Após o procedimento, o tanque do pulverizador deve ser bem lavado com sabão em pó ou solução de refrigerante a 5%.
- Crianças pequenas, gestantes e lactantes, bem como pessoas com intolerância individual aos componentes do fungicida não devem estar próximas da pessoa que realiza o tratamento.
Quão tóxico é isso?
O medicamento Azofos possui 4 graus de toxicidade. Isso significa que não representa risco para os humanos, os insetos melíferos ou o meio ambiente.
Pode ser combinado com outras drogas?
O fungicida pode ser combinado com preparações destinadas ao tratamento da parte subterrânea da planta ou do solo. Caso seja necessário utilizar produtos para a parte moída, a diferença entre os tratamentos deve ser de no mínimo 3 semanas.
Termos e condições de armazenamento
O prazo de validade do medicamento a partir da data de fabricação é de 3 anos. Recomenda-se armazenar o produto em recipiente bem fechado, em local fresco e protegido da luz solar.
Se o recipiente com o fungicida tiver sido aberto, seu prazo de validade não passa de 6 meses.
Medicamentos semelhantes
Caso não seja possível adquirir Azofos, recomenda-se tratar as plantas com Buxo, Title Duo ou Champion. Você também pode usar os fungicidas Benomyl e Carbendazim.
O medicamento Azofos é um dos fungicidas mais eficazes, que fornecerá proteção confiável para hortas e frutas contra uma variedade de pragas. Se as instruções forem seguidas, a substância não representa perigo para o homem e o meio ambiente e também permite fazer frente à propagação de doenças.