Ninguém ficará surpreso com uma bela árvore com folhas perfumadas crescendo no parapeito de uma janela. Com os devidos cuidados, o limão dá uma boa colheita várias vezes ao ano. Mas a rega adequada e os fertilizantes aplicados em tempo hábil não trarão resultados se o solo para o limão não for selecionado corretamente. É importante conhecer e compreender todas as nuances da escolha do solo. Só neste caso a planta se desenvolverá corretamente e dará o resultado tão esperado.
- Minerais e elementos necessários ao limão
- O que deve ser incluído
- solo de jardim
- Chão de folha
- Terra gramada
- Areia
- Turfeiras
- Composto
- pH recomendado para frutas cítricas
- O que procurar ao comprar
- Sinais de solo de qualidade
- Classificação de mixes de lojas
- Como preparar você mesmo o solo para o limão
- Escolhendo a drenagem para a planta
Minerais e elementos necessários ao limão
Muito não significa bom. Esta regra é levada em consideração no cultivo de plantas de interior. Para um desenvolvimento adequado, as frutas cítricas precisam de:
- potássio;
- fósforo;
- magnésio;
- cálcio.
Todos os componentes necessários estão contidos em solo devidamente selecionado.
O que deve ser incluído
Tanto nos produtos humanos como nos vegetais, a composição é importante. Os limões só podem dar frutos se forem cumpridos os cuidados e as condições de plantio ideais, sendo o mais importante o solo. Para fazer isso, você precisará descobrir qual deles é necessário especificamente para o limão. Recomenda-se misturar os seguintes tipos de solo.
solo de jardim
Adequado a partir de um simples canteiro de jardim. Antes de usar é limpo, é aconselhável peneirar e assar no forno. Representa 30% de toda a mistura.
Chão de folha
Ajuda a planta a ficar forte, a frutificar mais rapidamente e promove um crescimento vigoroso. É melhor coletar sob a tília. Apenas os primeiros cinco centímetros são medidos. Raízes e detritos são removidos. Adicione 20%.
Terra gramada
Urtigas ou trevos coletados localmente são ideais. As ervas criam a acidez ideal necessária ao limão. A terra está limpa de detritos e raízes. Adicione 20%.
Areia
A escolha é feita pelo grão grosso. Ideal - rio ou nascente. Representa 10% da mistura.
Turfeiras
Absorve perfeitamente o excesso de umidade. Dotado de boa estanqueidade ao ar. Graças a isso, o sistema radicular se desenvolve corretamente, não apodrece e fica protegido da seca. Representa 10% do volume total.
Composto
As matérias-primas são folhas caídas, grama, palha e restos de comida. Como resultado da decomposição, obtém-se um componente rico em nutrientes. Adicione 10%.
O composto deve estar totalmente maduro, escuro, homogêneo e fácil de esfarelar. Um produto inacabado destruirá a planta.
Também é recomendado adicionar húmus de esterco. Melhor usado para cavalos. Você pode obtê-lo em qualquer fazenda ou comprá-lo por meio de um anúncio.
pH recomendado para frutas cítricas
A acidez da terra desempenha um papel importante na formação da planta. Citrus prefere:
- solo neutro, cujo nível de acidez é de 6,5-7 pH;
- também gosta de menos ácido (6 pH).
Em casa eles verificam com um dispositivo especial, papel tornassol também é adequado. Esses dispositivos podem ser adquiridos em qualquer loja que venda ferramentas de jardinagem.
O que procurar ao comprar
Na hora de comprar, escolha solo para plantas de interior que contenha turfa e acidez neutra. A opção ideal é um solo especial desenvolvido para limões. Contém todos os componentes necessários à planta nas proporções exigidas.
Preste atenção também em:
- Data de validade, data de produção. O produto fresco ainda retém substâncias úteis e a microflora está menos desenvolvida.
- Componentes minerais. Deve haver uma proporção: uma parte de nitrogênio, uma parte e meia de fósforo e duas partes de potássio.
- Nas partículas do solo. Pedaços compactados indicam má qualidade.
O problema das misturas prontas é o armazenamento. Eles são vendidos bem embalados. Se o substrato estiver úmido, o processo de decomposição dos componentes da planta continuará, pois é criado um bom ambiente para a vida das bactérias. O limão não se dá bem nesse tipo de solo.
Sinais de solo de qualidade
Recomenda-se verificar mesmo o solo especial adquirido após a compra. Por esta:
- Umedeça o pedaço de substrato com água destilada. O líquido passado por um filtro também é adequado.
- O papel tornassol é aplicado ao caroço úmido. O solo é adequado para uso se for verde ou amarelo. Isso significa que o nível de pH está normal.
- Não pode ser plantado em solo alcalino. O papel ficará azul. Solo fortemente ácido, que parece vermelho, é prejudicial.
- Não plante em solo que contenha produtos petrolíferos. Para fazer isso, um pedaço de terra é jogado na água e misturado. Se aparecer um filme ou manchas de arco-íris na superfície, o substrato é de baixa qualidade.
Qualquer solo pode conter larvas e esporos de fungos invisíveis aos olhos. Portanto, você definitivamente deve mantê-lo no forno por algumas horas.
Classificação de mixes de lojas
Existem várias opções de misturas cuja composição apresenta uma estrutura equilibrada. A base deles é a turfa. O produto está totalmente pronto para o plantio e não há necessidade de aditivos.
Comprar:
- Fasco "Limão". Contém elementos nutricionais em quantidades equilibradas.
- TerraVita "Universal". Um solo equilibrado contendo todos os componentes necessários. Antes do uso, são calcinados no forno para evitar o aparecimento de grande número de vermes.
- Jardins de Aurica "Gardenia". Composição química ideal. Componentes de entrada: areia, terra, tijolo quebrado. Além disso, você não precisa comprar drenagem adicional.
- Solo de turfa “Para frutas cítricas”. Fabricante: Seliger-Holding. Para preservar a estrutura, contém fermento em pó de poros grandes.
- Sonho do Botânico "Limão". Proporção ideal de microelementos. Contém o nível de acidez necessário.
- “Jardim dos Milagres”. Contém minerais essenciais. Você terá que adicionar areia de rio antes de usar. Pode ser adquirido separadamente ou preparado de forma independente. Antes de adicionar, é lavado e seco.
O solo certo proporcionará uma aparência altamente decorativa à planta, acelerará o desenvolvimento e ajudará a crescer mais rápido.
Como preparar você mesmo o solo para o limão
Uma mistura preparada por você mesmo é muitas vezes melhor em qualidade. Para fazer isso, misture:
- areia lavada e seca;
- terrenos florestais que não são adequados para uso sob árvores coníferas;
- grama, pegue apenas os primeiros 5 centímetros;
- húmus, deve estar completamente pronto;
- drenagem também é adicionada.
Antes de usar, a mistura caseira é peneirada.
Para as plantas jovens basta preparar a partir de:
- solo de relva;
- húmus de folhas;
- a areia será necessária em pequenas quantidades;
- a turfa também é usada em pequenas quantidades.
Prepare e misture a mistura em casa com antecedência. Guarde em local fresco. Um porão é o ideal. Disponível conforme necessário.
É útil adicionar dolomita à composição. É vendido na forma de farinha. Isso ajuda a reduzir a acidez no substrato de turfa.
Escolhendo a drenagem para a planta
Antes de plantar, certifique-se de adquirir drenagem. Protegerá o sistema radicular do alagamento excessivo. Adequado para estes fins:
- pedra britada;
- fragmentos de pratos de barro;
- a argila expandida é criada artificialmente, obtida pela queima de rocha argilosa, vendida em forma de bolinhas, dispostas no fundo do recipiente;
- tijolo vermelho quebrado;
- seixos do rio.
O material pronto necessário pode ser adquirido em qualquer floricultura junto com uma cartilha especial.