Hoje, muitos amantes de plantas estão tentando cultivar frutas cítricas em casa. O limoeiro é uma das culturas mais populares, pela despretensão da planta aliada à possibilidade de obtenção de frutos saborosos. Se você deseja aumentar o número de arbustos, deve conhecer as características da propagação de mudas de limão em casa.
- Vantagens do método
- Tipos de estacas
- Vacinação
- Brotando
- Enraizando
- Camadas de ar
- Momento ideal para cortes
- Como escolher o melhor ramo para enraizar
- Preparando as mudas
- Tecnologia de pouso
- Condições de enraizamento necessárias
- Composição do solo
- Volume do pote
- Temperatura
- Fertilizante e rega
- Quanto tempo leva para um broto criar raízes?
- Cuidando de mudas
- Como construir uma estufa para mudas de limão
- Dicas para um melhor enraizamento
Vantagens do método
Cultivar limão a partir de mudas é considerado o mais rápido e fácil. Ao plantar uma semente, nem sempre é possível brotar e a frutificação só começa após 10 anos. Comprar um arbusto pronto para posterior cultivo está sempre associado a custos financeiros significativos, e com a ajuda de mudas é possível obter um grande número de mudas.
Tipos de estacas
Hoje, os limões se reproduzem de diversas maneiras. Alguns deles são bastante simples e acessíveis até para iniciantes, outros exigem certas habilidades no trabalho com árvores frutíferas.
Vacinação
Para se propagar desta forma, os brotos obtidos das sementes são tomados como porta-enxerto. O rebento é uma variedade cultivada de limão, adaptada para cultivo doméstico. É aceitável a utilização de outros tipos de frutas cítricas para esses fins, com exceção da tangerina.
A enxertia é feita quando a planta apresenta movimentação ativa de seiva, ou seja, na primavera ou verão. Pode ser dividido ou em rabo. Ao realizar o trabalho, deve-se utilizar ferramentas bem desinfetadas, caso contrário é fácil infectar a planta e ela pode morrer.
Brotando
O método de brotamento envolve a inserção de um botão de uma árvore frutífera em uma incisão em forma de T feita na casca do porta-enxerto. Recomenda-se a utilização de 2 a 3 mudas para esses fins, cuja espessura tenha atingido o tamanho de um lápis. O local para vacinação é escolhido a uma distância de 5 a 10 cm do nível do solo.
Após a brotação, a área é cuidadosamente enfaixada. Se após 2 a 3 semanas os pecíolos caírem, o procedimento será considerado bem-sucedido. Se secarem, o enxerto não teve sucesso.Após 30 dias, corta-se a parte superior do porta-enxerto, deixando 10 cm acima do local da enxertia. Após a germinação do olho, é feito um corte diretamente acima dele.
Enraizando
Quando enraizado por estacas, obtém-se uma cópia exata da planta-mãe. Em média, o período de floração de um arbusto pode ser esperado no 3-4º ano. Os estimulantes de crescimento modernos aumentam muito as chances de sobrevivência das mudas, por isso este método de propagação de limão continua sendo um dos mais populares.
Camadas de ar
A vantagem da propagação por camadas é a obtenção de resultados de quase 100%. A desvantagem é a complexidade do método e o tempo necessário para realizar o trabalho. Para propagação, um vaso com solo nutritivo é colocado próximo. Vários cortes são feitos no galho da árvore-mãe, inclinados e fixados com alfinetes e depois cobertos com terra. Nos locais danificados, segmentos de raiz começarão a se formar, após 2 meses o clone poderá ser cortado.
A alporquia chinesa envolve a formação de um corte em um galho na primavera, seguido da cobertura da área danificada com musgo, é envolto em filme, umedecendo periodicamente o esfagno. Fornece à planta umidade e efeito bactericida, resultando na formação de raízes no local do corte. Quando estão suficientemente formadas, as mudas são separadas da árvore-mãe e plantadas em recipiente separado.
Momento ideal para cortes
A época ideal para a propagação de limões caseiros por meio de estacas é a primavera. É nessa hora que a planta acorda da hibernação e fica mais ativa. A planta começa a formar intensamente novos brotos que podem virar material de plantio.É permitido fazer mudas no verão, alguns jardineiros preferem escolher a época para isso quando o calor começa a diminuir e os brotos têm maior taxa de sobrevivência.
Como escolher o melhor ramo para enraizar
Para as estacas, selecione ramos com diâmetro de 5 a 6 mm e comprimento de 8 a 10 cm, cada um deles deve ter 3 a 4 botões saudáveis e 2 a 4 folhas.
Preparando as mudas
O corte inferior deve ser feito com inclinação de 450. A de cima é feita 1 cm acima da gema no sentido perpendicular ao tronco. Na parte inferior do broto, a folhagem é retirada para melhorar a movimentação da seiva. As placas de folhas restantes podem ser cortadas em 1/3.
Não é recomendável germinar as mudas em água, pois neste caso não formam raízes, mas apodrecem e secam gradativamente. Imediatamente antes do plantio, o corte inferior do broto é borrifado com cinza ou estimulador de crescimento “Heteroauxin”.
Tecnologia de pouso
Para o plantio, prepare um pequeno recipiente, e a estaca é enterrada de 2 a 3 cm.Após o enraizamento, a planta não deve ser replantada, pois o limão não gosta de manipulações frequentes e mudanças de local. O solo será diferente, o que afetará negativamente a saúde da planta. Basta aumentar a espessura da camada superior de nutrientes e adicionar vermiculita para melhor retenção de umidade.
Você pode replantar a planta em um ano, esse período será suficiente para o limão ficar mais forte e crescer. Para isso, escolha um vaso cujo tamanho seja 1 a 2 cm maior que o anterior.
Condições de enraizamento necessárias
Para que o root seja possível, diversas regras devem ser atendidas simultaneamente. É necessário escolher o local e o solo certos, fertilizar e regar em tempo hábil.Um erro em pelo menos um dos pontos listados levará à morte do tiro.
Composição do solo
Para o plantio, escolha solo destinado a frutas cítricas. É permitido preparar você mesmo o solo. Neste caso, pegue areia e esfagno em proporções iguais e misture bem. Em vez de musgo, você pode usar turfa ao fazer o solo. No fundo do vaso deve ser colocada uma camada de drenagem de argila expandida ou vermiculita porosa.
Se vários brotos forem plantados em um recipiente, a distância entre eles deve ser de pelo menos 5 cm.
Volume do pote
Apesar do forte crescimento de uma árvore adulta, deve-se levar um vaso pequeno para plantar uma muda. Um volume de 0,5 litros é suficiente. Deve ser feito um orifício de drenagem no fundo do prato, que permitirá a saída do excesso de água.
Temperatura
Para um bom crescimento, o broto precisa fornecer uma temperatura de 20-25 0C. As mudas de plantas de interior precisam de iluminação suficiente, mas não devem ser colocadas no lado sul, sob luz solar direta. Nessa situação, é necessário proteger as mudas da luz.
Fertilizante e rega
Imediatamente após o plantio, o solo é umedecido. Após a conclusão do trabalho, é realizada pulverização adicional com água morna e formada uma estufa. Para fertilizar, fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo uma vez a cada 10 dias. Ao usar preparações especiais, deve-se adquirir apenas aquelas destinadas às culturas cítricas.
Quanto tempo leva para um broto criar raízes?
Após 3-4 semanas, um pequeno crescimento aparece na área do corte inferior, após o qual grandes raízes brancas se formam um pouco mais acima. São muito frágeis, por isso deve-se ter cuidado ao retirar o broto para posterior transplante.
Cuidando de mudas
Para o enraizamento, as estacas precisam de umidade suficiente, portanto é necessária pulverização periódica. Um bom enraizamento do rebento é possível com uma humidade de 95%, para a qual se forma uma pequena estrutura de estufa. A realização de trabalhos de pulverização 1 a 2 vezes ao dia é considerada suficiente.
Após o aparecimento das raízes, a estufa não pode ser retirada imediatamente, pois será muito estressante para a planta. Primeiramente, retire a estrutura por 3 minutos, aumentando gradativamente o tempo que o broto fica desprotegido.
Como construir uma estufa para mudas de limão
Para formar uma estrutura de estufa para melhor sobrevivência das plantas, utilizam-se garrafas plásticas transparentes comuns com volume de 2 litros. Para isso, retira-se a parte superior e formam-se vários furos no fundo, após os quais os rebentos enraizados são cobertos com o restante. Alguns jardineiros usam potes de vidro comuns para criar uma estufa ou cobrem os brotos com um saco plástico.
Dicas para um melhor enraizamento
Para melhor formação de raízes, recomenda-se deixar as mudas durante a noite em solução nutritiva de “Epin” ou “Heteroauxin” antes do plantio. Deve-se fornecer solo solto e nutritivo, portanto, ao colocar em um vaso, não compacte muito o solo. Para um bom crescimento das plantas, a camada nutritiva do solo deve ocupar pelo menos 2/3 do recipiente.