Cultivo de frutas cítricas em casa - um processo trabalhoso e complexo. Um membro da família, um limão de interior, exige o cumprimento de muitas condições. Um dos perigos para os limões é a propagação de insetos nocivos - cochonilhas.
Características de cochonilhas
As cochonilhas pertencem à ampla família dos insetos hemípteros. A principal diferença entre esta família é o tipo de aparelho bucal perfurante e sugador.
Características da estrutura dos insetos cochonilhas:
- o tamanho do inseto pode ser de 1 a 5 milímetros;
- o corpo consiste em uma ventosa e um escudo;
- A camada superior do escudo é coberta com cera.
Esta estrutura fornece aos insetos cochonilhas proteção máxima contra influências externas. Eles são difíceis de remover ou destruir. O perigo está no fato de o escudo ser retirado do corpo do inseto, mas o parasita, que se fixou no caule da planta, permanecer ileso.
O método de reprodução dos insetos é a postura de ovos. Caracterizam-se por um alto grau de fertilidade e são capazes de colonizar rapidamente qualquer planta.
As larvas que emergem dos ovos encontram um local conveniente nos limões de interior, aderem à parte selecionada e permanecem imóveis por muito tempo.
O período de existência das fêmeas é de vários meses, neste curto espaço de tempo são capazes de pôr centenas de ovos.
Os caules onde as cochonilhas estão localizadas são cobertos por uma camada pegajosa e viscosa, neste ambiente as cochonilhas ficam especialmente confortáveis.
Métodos de infecção
As principais formas de aparecimento de cochonilhas em limões internos são:
- infecções trazidas de uma planta de uma loja ou de plantas vizinhas;
- propagação de cochonilhas pelo vento se os cítricos estiverem localizados em uma varanda aberta no verão.
Informação! Plantas danificadas e fracas são suscetíveis à infecção, por isso é preferível deixá-las na zona de quarentena.
Por que as cochonilhas são perigosas?
As pragas representam um perigo particular para os limões:
- alimente-se de suco de planta;
- secretam um líquido pegajoso que obstrui os poros;
- interferir no processo natural da fotossíntese;
- contribuir para a propagação de infecções fúngicas;
- impede o fluxo de nutrientes para a planta.
Como saber se um limão foi afetado
O aparecimento dos parasitas adapta-se à cor das plantas, pelo que o aparecimento de uma praga pode não ser notado de imediato.
Os principais indicadores de infecção são:
- pequenos crescimentos nas folhas ou caules;
- arranjo de pequenas manchas viscosas nas folhas;
- as folhas do limão adquirem uma tonalidade amarelada nas pontas e, no estágio seguinte de desenvolvimento do parasita, tornam-se marrom-amareladas.
Como lidar com uma praga
Leva algum tempo para combater insetos cochonilhas em limões internos. Não é possível se livrar dos parasitas em poucos dias, em alguns casos é necessário usar vários métodos diferentes.
O fato é que a cochonilha fica bem camuflada nas folhas, por isso o jardineiro nem sempre tem certeza de que as plantas estão completamente curadas.
Produtos químicos
Dos métodos químicos, o mais comum é o uso de inseticidas ou produtos químicos que tenham uma finalidade direta - a destruição de insetos nocivos.
Para destruir cochonilhas, são adequados meios com diferentes graus de impacto:
- Para destruir as larvas, utiliza-se o medicamento Fitodermon, aplicado em forma de spray e começa a agir assim que o inseto entra em contato com seus elementos.
- Para eliminar os indivíduos adultos, a copa dos citros deve ser tratada com inseticidas sistêmicos. Estes incluem Aktaru e Atlético. Além de tratar a copa, o solo é saturado com uma solução contendo os elementos químicos necessários, que entram na seiva da planta, o que ajuda a destruir as cochonilhas.
- Para combater larvas e adultos, são utilizadas soluções de Karbofos. As plantas são tratadas várias vezes durante duas semanas. Isso é necessário para destruir não apenas larvas e adultos, mas também ovos postos.
Uma das desvantagens do tratamento de limões com inseticidas é a impossibilidade de realizar tais procedimentos durante o período de frutificação, bem como a necessidade de criação de período de quarentena e zona de quarentena para limões.
Mecânico
Os métodos mecânicos incluem o processamento manual de plantas. Para se livrar dos parasitas, use uma solução de sabão preparada com sabão em pó.
Para 1 litro de água, tome 200 gramas de sabão em pó. O sabão é ralado em um ralador fino. Em seguida dissolva em água quente. Folhas e caules são tratados com uma solução quente usando uma escova e cotonetes. As cochonilhas são removidas com cuidado especial para evitar que se espalhem pela planta nas camadas superiores do solo.
Informação! Para minimizar o risco de entrada de larvas no solo, ele é cuidadosamente coberto com um saco plástico.
Métodos tradicionais
A vantagem das receitas tradicionais para remoção pragas da superfície do limão – é a possibilidade de utilização dos produtos durante o período de frutificação ou floração. Eles não prejudicam a planta e são altamente eficazes.
Tratamento com solução de tabaco
A solução é preparada de acordo com a fórmula: 2 colheres de sopa de tabaco para cada 250 mililitros de água. O líquido é infundido por 48 horas, filtrado para retirar migalhas de tabaco e borrifado com borrifador. Os jardineiros aconselham polvilhar o solo com tabaco de folhas grandes para evitar que as larvas cheguem à planta pelas camadas superiores.
Usando amônia
A solução é preparada na proporção de 10 mililitros de amônia por 2 litros de água. Esta mistura é pulverizada nos caules e folhas. A amônia é eficaz para eliminar larvas e postura de ovos, mas quase não tem efeito em adultos.
Infusão de cebola
Este é um remédio popular comprovado que é usado não apenas para se livrar de cochonilhas, mas também para eliminar outros insetos perigosos. A principal desvantagem do método é considerada um odor desagradável e pungente.
Para preparar a infusão, corte a cebola em 2 partes, acrescente água morna e deixe em infusão por 24 horas. As folhas são tratadas com este líquido. Recomenda-se limpar as folhas com um algodão.
Óleo de máquina
O óleo do transformador é adequado para combate. A solução é preparada com 1 litro de água em temperatura ambiente e 8 mililitros de óleo. Folhas e caules são tratados com este líquido uma vez por semana. O curso do tratamento é de 3 ou 5 procedimentos.
Medidas preventivas
O tratamento com limão após a eliminação dos parasitas pode demorar muito. Para evitar a propagação de pragas, sua posterior reprodução e a morte de partes da planta, os especialistas aconselham seguir as regras para o cuidado de frutas cítricas de interior:
- é obrigatória a poda de brotos fracos e inviáveis e galhos danificados;
- manter plantas recentemente curadas ou recentemente adquiridas numa zona de quarentena;
- mudar sistematicamente a camada superior do solo no vaso;
- cumprimento dos indicadores de umidade e temperatura;
- limpeza úmida de folhas contra poeira e sujeira;
- ventilação do ambiente onde está localizado o limoeiro.
O cumprimento das regras mais simples de cuidado e o fornecimento de condições ideais de crescimento protegerão o limoeiro da influência de insetos parasitas.