Os produtores de frutas cítricas interessados em cultivar plantas em apartamentos estão familiarizados com o nome limão Pavlovsk. A variedade é despretensiosa, perdoa erros de iniciantes e agrada com frutas de boa qualidade. É cultivada com sucesso há muitas décadas consecutivas, transmitindo a experiência e o conhecimento acumulados sobre as características da planta.
- Descrição e características da árvore
- Aparência da árvore
- Descrição das cores
- Fruta
- Métodos de propagação do limão Pavlovsky
- Sementes
- Estacas
- Características de crescer em casa
- Recipiente de plantio
- Preparação do solo
- Plantando uma planta
- Regras de cuidado
- Rega
- Fertilizante
- Transplante e poda de limão
- Doenças e pragas do limão de interior
- Pragas
- Doenças
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da árvore
O limão de interior é popular pelo seu rendimento e facilidade de cuidado, seus frutos possuem todo o complexo necessário de vitaminas e microelementos que se encontram nas frutas compradas em lojas.
Aparência da árvore
O limoeiro atinge altura máxima de 1,5 metros. A copa é redonda, com folhagem forte. Seu diâmetro chega a quase 1,5 metros. A casca dos rebentos jovens é verde escura, enquanto os ramos esqueléticos são cinzento-azeitona. Os galhos têm espinhos pontiagudos.
As folhas da variedade Pavlovsky são grandes, pontiagudas e têm base em forma de cunha. Sua forma pode variar de oval a oblonga. A cor da folhagem é verde brilhante e brilhante.
Descrição das cores
As flores do limão Pavlovsk são bissexuais e grandes. Eles são formados em várias axilas das folhas. A floração ocorre no início da primavera ou no outono.
Fruta
No limão Pavlovsk, os frutos começam a se formar 4 anos após o plantio da muda. Nos primeiros anos, a frutificação é fraca, mas aos 15-20 anos a árvore começa a produzir colheitas abundantes. Após a floração, as frutas cítricas crescem por 10 meses, mas amadurecem em apenas 1 mês. Se houver deficiência de luz solar, esse processo leva até 1 ano. Uma planta dá até 10 frutos.
Muitas vezes não possuem sementes, na fase de maturação técnica adquirem uma cor amarela e tornam-se suculentas.
Métodos de propagação do limão Pavlovsky
A variedade de limão Pavlovsky pode ser propagada de diversas formas disponíveis que dão bons resultados.
Sementes
Dos frutos são extraídas as sementes destinadas à semeadura do limão Pavlovsk, sendo selecionadas as maiores e mais viáveis. Não devem ser secos ou expostos ao ar por longos períodos de tempo.Prepare imediatamente pequenos potes ou caixas de madeira, despeje neles uma mistura de turfa e terra de flores, tendo previamente colocado uma camada de drenagem no fundo. Os grãos são aprofundados no solo 1 cm, após o que são regados com pulverizador.
Os recipientes são deixados em ambiente aquecido, colocados sobre parapeito de janela bem iluminada. Umedeça periodicamente o solo, evitando mudanças bruscas de temperatura. Depois de algumas semanas, aparecem os primeiros brotos. Para que a planta se desenvolva bem, são criadas condições de estufa antes do aparecimento das primeiras folhas.
Estacas
Para propagar o limão Pavlovsk por meio de estacas, você precisará cortar um galho com cerca de 10 cm de comprimento do crescimento saudável do outono. O corte é feito em ângulo agudo. A estaca selecionada deve conter no mínimo 4 folhas, sendo que as 2 inferiores devem ser retiradas. Antes do plantio no solo, as mudas são tratadas com estimulador de crescimento ou carvão triturado. O galho é colocado no recipiente preparado em ângulo reto, uma camada de drenagem é colocada no fundo e, em seguida, é derramada terra foliar. A camada superior é feita de uma mistura de areia e musgo esfagno. Eles criam condições de estufa e aguardam o enraizamento, que ocorre após algumas semanas.
Características de crescer em casa
Em condições normais de casa, o limão Pavlovsk produz boas colheitas, proporcionando aos proprietários um suprimento de vitaminas para todo o ano. Isso exigirá cuidados adequados e a criação de condições de conforto.
Recipiente de plantio
Um recipiente para o cultivo de limão Pavlovsk pode ser feito de:
- cerâmica;
- madeira;
- plásticos.
Cada material tem suas vantagens e desvantagens, mas em todos os casos deve ser colocada uma camada de drenagem no fundo. Antes de plantar a planta, um vaso de madeira deve ser tratado com uma infusão de cinza ou soda cáustica.O tamanho do recipiente é selecionado de forma que o diâmetro de sua parte superior seja igual à altura. Se precisar replantar uma árvore, escolha um vaso alguns centímetros maior que o anterior.
Preparação do solo
O limão Pavlovsk cresce bem em solo composto por:
- areia;
- solo de relva;
- húmus de folhas;
- qualquer estrume.
Você pode comprar uma mistura de solo pronta ou misturar todos os componentes você mesmo. Neste último caso, será necessário desinfetar o solo preparado.
Plantando uma planta
Se você conseguir enraizar uma muda de limão Pavlovsk, com o tempo precisará plantá-la em um vaso permanente. Isto é feito 3 meses após o sucesso do enraizamento, tendo previamente preparado um substrato nutritivo e um vaso com o diâmetro necessário.
Regras de cuidado
Ao cultivar limões internos, o foco principal é cuidar deles.
Rega
As árvores jovens requerem rega mais frequente e abundante do que as adultas. No verão, o limão Pavlovsk requer não apenas irrigação das raízes, mas também pulverização das folhas. No inverno, a quantidade de umidade diminui. Ao cultivar uma planta em vaso de cerâmica, você precisará regar com mais frequência porque o solo seca mais rápido. É aconselhável irrigar as plantas de manhã ou à noite.
Fertilizante
Um sinal de que os cítricos precisam de fertilização do solo é o amarelecimento ou queda das folhas. Do meio do inverno ao outono, são aplicados suplementos minerais complexos. Quando a planta atingir os dois anos de idade, precisará de fertilizantes de fósforo e potássio, que são aplicados uma vez a cada 2 semanas.
O limão Pavlovsk responde com gratidão à aplicação de fertilizantes orgânicos, que são usados como cama. Durante o período de inverno é adicionado o seguinte:
- cinza de madeira;
- ácido bórico;
- ácido acetilsalicílico.
Transplante e poda de limão
O transplante de limão é realizado uma vez a cada 2 anos. Durante este período, o sistema raiz ocupa todo o espaço livre do contêiner. Durante o processo de transplante, tentam remover todas as raízes doentes ou podres. Após a conclusão da obra, a árvore é regada abundantemente e instalada em local permanente.
Com a ajuda da poda, o limão Pavlovsk ganha uma aparência bonita e bem cuidada. No início da primavera, novos galhos são arrancados da árvore jovem a uma distância de 5 cm da extremidade. Uma planta adulta pode ter qualquer formato que você desejar.
Doenças e pragas do limão de interior
Variedades de limão de interior estão expostas a pragas e doenças. Pavlovsky não é exceção, por isso é importante tomar medidas preventivas em tempo hábil.
Pragas
O primeiro sinal de que uma planta foi exposta a pragas é o enrolamento ou entortamento das folhas, sua queda e descoloração, deformação das flores, queda de botões e ovários. Lemon Pavlovsky pode ser atacado por:
- cochonilha;
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- mosca branca;
- minhoca;
- tripes.
Para evitar transtornos e não ficar sem colheita, deve-se tomar medidas preventivas a tempo e tratar a árvore com preparados especialmente elaborados para esse fim.
Doenças
O limão Pavlova é suscetível às seguintes doenças:
- gomose;
- mancha foliar;
- antracnose;
- oídio.
Para combatê-los, utiliza-se efetivamente o medicamento “Fitosporin-M”, que não causa dependência. Vale ressaltar que as doenças virais são quase intratáveis.
Colheita e armazenamento
Os frutos do limão Pavlovsk começam a amadurecer em novembro. Este período vai até maio (sua duração é de aproximadamente 200 dias).O fruto permanece verde por muito tempo, mas quando totalmente maduro torna-se amarelo brilhante. Durante este período pode ser arrancado. As frutas cítricas podem ficar penduradas na árvore por muito tempo, então não há necessidade de colher a colheita inteira de uma vez. Se houver necessidade, as frutas são colocadas em caixas e enviadas para o porão ou para a geladeira, onde mantêm suas qualidades por mais tempo.