Cultivar frutas cítricas em casa, além de prazer, também traz benefícios reais. Uma variedade conveniente para uso doméstico é o limão Panderosa, que produz grandes frutas cítricas aromáticas que vão deliciar o paladar, e a própria planta vai decorar o apartamento e criar aconchego. A planta é famosa por sua despretensão, o que torna o cultivo acessível até mesmo para jardineiros inexperientes.
- Descrição e características do limão Panderosa
- Processo de floração
- Características da coroa
- Descrição das frutas
- Prós e contras da variedade
- Regras para plantar uma árvore em casa
- Como enraizar uma muda de limão Panderosa?
- Características de cuidado
- Requisitos de umidade e temperatura
- Transferir
- Rega
- Cobertura
- Formação da coroa
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
Descrição e características do limão Panderosa
Panderosa é um híbrido de limão e cidra, mas a história de sua origem não é clara. Os louros do criador são atribuídos ao americano Bowman, que supostamente conseguiu cruzar dois tipos de frutas cítricas em 1887.
A maioria dos citricultores está inclinada ao cruzamento natural e à origem natural do híbrido. Citrus recebeu o nome do espanhol “panderosa” - pesado. Essa característica descreve os frutos gigantescos que a pequena árvore produz. Limões grandes, que às vezes chegam a atingir um quilo, são o principal milagre de Panderosa.
Processo de floração
Panderosa floresce regular e abundantemente, o arbusto está repleto de flores que cobrem até o tronco. Principais características da floração:
- Em casa, o arbusto floresce 2 a 3 vezes por ano.
- Um grande número de flores são de cor branco-creme com inflorescências soltas, as pétalas são longas, as flores são grandes.
- Durante a floração, o arbusto exala um aroma agradável e delicado.
- A maioria das flores não forma ovário.
Para permitir que o limão cresça e amadureça, é preciso deixar algumas folhas da copa, que formam a nutrição da fruta. Um pequeno arbusto simplesmente não consegue alimentar muitos ovários. As flores interferem no crescimento dos brotos, por isso devem ser retiradas do tronco na fase de botão.
Características da coroa
A planta é ideal para cultivo em ambientes fechados - sua altura não ultrapassa um metro e meio. O arbusto produz muitos brotos, então você pode facilmente dar à árvore o formato desejado.
A folhagem é rica em cores, lisa e muda a cada 3 anos. As estacas das folhas são curtas, o formato da placa é oval-oblongo, com até 15 centímetros de comprimento.
O tronco é coberto por casca cinzenta, os rebentos jovens são pintados de verde claro. Os espinhos crescem apenas em troncos velhos e estão ausentes nos ramos jovens.
Panderosa é uma planta ornamental espetacular em forma de arbusto ou árvore, enraíza-se bem em apartamento, deliciando-se com um verde vivo e frutos verde-amarelados.
Descrição das frutas
Com uma copa pequena, a maior parte dos ovários não consegue crescer e são descartados pela planta. Os frutos da Panderosa possuem as seguintes características:
- Tamanho significativo. Geralmente 250 gramas, mas às vezes até 500 gramas ou mais.
- Pele espessa e protuberante com sabor amargo.
- Crescimento e maturação muito lentos - até 10 meses.
- Na idade adulta (após 10 anos) pode produzir várias dezenas de limões.
- Polpa perfumada com ligeira acidez e abundância de sementes.
Panderosa não atrasa a frutificação. Os primeiros limões crescerão no segundo ano.
Prós e contras da variedade
Quem está planejando cultivar Panderosa deve conhecer as vantagens e desvantagens das frutas cítricas. As vantagens são:
- facilidade de cultivo, despretensão;
- compacidade, conveniente para um apartamento;
- aparência decorativa agradável;
- o tamanho dos frutos, seu aspecto impressionante no mato.
Entre as qualidades negativas do limão Panderosa estão:
- pele grossa e amarga;
- um número significativo de sementes;
- A polpa é grossa, as películas entre as fatias são grossas.
Os criadores acreditam que existem variedades mais saborosas.
Referência: “Síndrome de Panderosa” é a formação de um excesso de ovários que não conseguem amadurecer.
Regras para plantar uma árvore em casa
Existem duas opções para plantar Panderosa em casa - sementes e mudas.
A semente é retirada do fruto maduro e plantada no solo a qualquer momento. Forneça umidade ao solo, boa iluminação e calor, fertilize após 3-4 semanas. Após a formação de um par de folhas, elas são replantadas. Observe que a colheita no momento do plantio das sementes terá que esperar muito tempo - 7 a 10 anos.
Como enraizar uma muda de limão Panderosa?
Uma estaca é cortada de uma planta adulta.Pode ser germinado no solo ou na água. O solo é leve, contendo areia. A parte inferior das mudas é baixada para um bioestimulador de crescimento e enterrada 2 centímetros no solo. Cubra com filme.
O corte precisa de rega e sol em tempo hábil. É melhor plantar em maio, quando faz calor e tem muita luz. O enraizamento leva muito tempo; usar um estimulador de crescimento radicular ajuda a acelerar o processo.
Se aparecerem botões nas mudas, eles serão removidos. O enraizamento pode ser determinado pela aparência das folhas.
Características de cuidado
Mesmo as plantas despretensiosas precisam seguir certas regras de cuidado para crescer bem e evitar doenças.
Se um limão acaba de chegar em casa, ele é colocado em quarentena, separado das outras plantas e inspecionado cuidadosamente e regularmente para evitar pragas.
O local de residência permanente de Panderosa deve ser exposto ao sol durante parte do tempo - o limão precisa de luz. No outono-inverno a iluminação não faz mal, nos dias escuros aproxime a panela da janela.
Requisitos de umidade e temperatura
O limão adora calor e tolera bem as altas temperaturas internas, mas precisa de ventilação. Você pode manter a planta perto de janelas abertas, se não houver frio vindo da rua.
Com o início do calor, o arbusto é levado para a loggia ou jardim (temperatura acima de 15 °), evitando a exposição constante ao sol (sombra parcial).
Importante: se a flor mora no parapeito da janela, o limão fica isolado dos radiadores quentes.
Panderosa adora borrifar e umedecer a coroa. Quando o aquecimento está ligado e o ar da sala está seco, recipientes com água são colocados ao lado da planta e borrifados regularmente.
Transferir
Aumentar pote de limão necessário anualmente (2-4 centímetros).Se o tamanho da planta não permitir mais, retire e recoloque a camada superior do solo, tomando cuidado para não tocar nas raízes.
O pote é substituído por transbordo. Prepare um novo recipiente e adicione drenagem. Retire a Panderosa do vaso velho, segurando a terra com a mão para que não caia das raízes. É impossível libertar as raízes do solo antigo - o arbusto vai doer por muito tempo.
Ao mover a planta para outro vaso, os vazios são preenchidos com solo fresco. Nenhuma alimentação é necessária por um mês.
Rega
Na hora de regar o solo deve estar totalmente molhado, tomando cuidado para não derramar água em excesso. Regue na próxima vez, quando o solo por cima estiver seco (2 centímetros). Panderosa não gosta de excesso de umidade - as raízes começam a sufocar, as bordas das folhas ficam marrons.
Se a planta não aguenta o excesso de água, o torrão de terra não seca, o arbusto é retirado do vaso e a terra seca.
O limão adora umidade - você não deve esperar que as folhas murchem. A rega regular é a chave para o crescimento normal do arbusto e dos frutos.
Cobertura
Quando está quente, o fertilizante é aplicado a cada 10 dias; no inverno, uma vez por mês é suficiente. Para alimentação, escolha fertilizante para frutas cítricas. Ao usar outros tipos de fertilizantes, a acidez do solo é restaurada adicionando algumas gotas de suco de limão à água durante a rega (uma vez por mês).
Formação da coroa
Panderosa produz bem muitos brotos e galhos. Na formação da copa, são cortados galhos feios e crescentes, dando à árvore a aparência desejada. A ventilação é necessária para todas as partes da planta, o espessamento prejudica o acesso ao ar e à luz solar.
A poda é realizada no início da primavera, antes da floração, e os brotos desnecessários do tronco são removidos imediatamente quando aparecem. É útil girar a planta regularmente para que a copa cresça uniformemente.
Doenças e pragas
Os carrapatos atacam Panderosa quando há aumento da secura do ar e um torrão de terra. A hidratação adequada recomendada ajudará a prevenir infestações de insetos.
As cochonilhas são retiradas das folhas e enxugadas com uma solução fraca à base de álcool, tomando cuidado para não queimar as lâminas das folhas e o tronco.
Quando infectado, selecione os inseticidas apropriados e trate de acordo com as instruções.
A árvore, com muito cuidado, é ligeiramente suscetível a pragas. Caso tenha ocorrido infecção, é necessário restaurar as condições de detenção recomendadas - aumentar a umidade do ar, manter a temperatura e as condições de iluminação.
Colheita e armazenamento
Os frutos amadurecem em 6 a 10 meses e não caem sozinhos. São cortados e armazenados em local frio à medida que amadurecem. A verdadeira colheita costuma ser obtida no terceiro ano - 5-6 limões.
O limão Panderosa é uma planta bonita e fácil de cultivar que pode decorar um ambiente e trazer uma colheita. Se a árvore receber o que precisa para viver, viverá até 50 anos, deliciando constantemente o proprietário com flores abundantes e frutos brilhantes.