O cultivo de plantas cítricas dentro de casa é um processo que exige muito trabalho e energia. Suas variedades, via de regra, são pouco adaptadas ao crescimento e desenvolvimento em condições residenciais. O cultivo de frutas cítricas envolve observar regras regulares de cuidado, selecionar o solo e ajustar os valores ideais de temperatura e umidade.
Critérios de qualidade do solo para frutas cítricas
Para escolher solo para frutas cítricas, é preciso se familiarizar com as características dessas plantas.As variedades de interior diferem significativamente das espécies que crescem em condições naturais:
- as espécies de interior florescem duas vezes ao ano;
- os frutos das espécies de interior têm sabor cítrico menos pronunciado;
- Os tamanhos das variedades de interior são diferentes dos selvagens.
Com a escolha correta do solo para o plantio da variedade cítrica e o cumprimento dos cuidados, a colheita é feita no terceiro ano de vida da planta. A mistura de solo é selecionada de acordo com vários parâmetros:
- a estrutura do solo deve ser solta (o sistema radicular das frutas cítricas tem características próprias; para obter nutrientes do solo é necessário ter fácil acesso a elementos úteis);
- os níveis de acidez não devem ultrapassar os limites de 5,2 e 7 pH;
- o solo deve ter estrutura uniforme (a presença de caroços interfere no sistema radicular e diminui a velocidade do processo de obtenção de nutrientes).
Os tipos de frutas cítricas de interior possuem características distintivas que são levadas em consideração na seleção do solo:
- Chernozem não é adequado para nenhuma variedade de limão. Provoca apodrecimento das raízes devido à criação de efeito estufa.
- As raízes da tangerina distinguem-se pela sua capacidade de absorver rapidamente os minerais do solo, por isso os especialistas recomendam complementá-las com fertilizantes minerais com mais frequência.
Compre ou faça você mesmo
As composições para plantio e cultivo de frutas cítricas são vendidas em departamentos especializados de lojas temáticas, a segunda forma de obter a mistura necessária é prepará-la você mesmo.
Os produtores de citrinos observam que os solos comerciais muitas vezes não são adequados para variedades de limão. Isso se explica pela peculiaridade da embalagem: os sacos lacrados contribuem para a criação de um efeito estufa, que provoca a decomposição das fibras contidas na mistura.Tais mecanismos são prejudiciais a qualquer tipo de variedade de limão, pois é difícil para as plantas crescerem e se desenvolverem adequadamente.
Mistura de solo ideal para frutas cítricas em casa
Uma condição importante para o bom crescimento e desenvolvimento das variedades cítricas em casa é a regulação do nível de acidez do solo. As plantas não toleram bem a baixa acidez e morrem em ambiente com alta acidez.
Para jardineiros experientes, verificar o nível de acidez do solo não é difícil. Para isso, é necessário avaliar o resultado que aparece no papel tornassol após a imersão no líquido que permanece na superfície do solo:
- cor vermelha – evidência de nível 5 RN;
- indicador laranja – acidez média;
- indicador amarelo – o nível aumentou;
- a cor verde é um indicador de um ambiente alcalino.
Informação! Uma causa comum de alterações nos níveis de acidez é regar com água dura.
Vários componentes são usados para criar a mistura de solo necessária.
solo de jardim
Peculiaridades:
- leveza de estrutura;
- o indicador de acidez é neutro.
Recomenda-se coletar solo de jardim próximo a plantações de frutas no verão. A camada superior é coletada, que é então peneirada e separada dos detritos.
Chão de folha
A peculiaridade desta mistura é o seu nível natural de acidez. Esse tipo de solo é formado após o apodrecimento das folhas que caem das árvores. Os mecanismos naturais tornam o solo útil para o cultivo de todos os tipos de culturas.
Terra gramada
Peculiaridades:
- estrutura porosa;
- aumento do teor de nutrientes.
A preparação da grama possui etapas específicas. A camada não deve ultrapassar 15 centímetros de espessura e 35 centímetros de largura. Camadas de grama são colocadas umas sobre as outras até atingirem 1 metro de altura.O meio da parte superior da estrutura é perfurado, criando um recesso para que a umidade fique retida ali. No verão, essa estrutura é revirada, derramada e compactada com esterco.
O gramado é preparado em 2 anos. Antes de usar grama para plantas de interior, as camadas são peneiradas.
Areia
Peculiaridades:
- leveza de estrutura;
- frouxidão;
- a estrutura ajuda a prevenir o desenvolvimento de fungos.
As areias não contêm nutrientes e são adicionadas à mistura para dar leveza.
Os especialistas recomendam coletar areia em climas quentes e claros. É lavado antes de adicionar.
Turfeiras
A turfa tem várias características úteis:
- contém nutrientes;
- regula o nível de acidez do solo;
- dá a estrutura necessária.
A turfa é adicionada à mistura para plantas cítricas de interior em volumes mínimos para não saturar demais o solo e não provocar a decomposição das fibras.
Composto
O composto é um tipo de fertilizante orgânico que se forma a partir da decomposição de resíduos vegetais e animais.
O composto é produzido por compostagem. Para isso, crie um buraco no solo onde são colocados os resíduos de origem vegetal ou animal. O momento ideal para o composto ficar pronto é 2 anos após a primeira colocação.
Ao adicionar composto à mistura de solo, certifique-se de que esteja totalmente pronto, pois uma estrutura imatura pode afetar negativamente o crescimento de uma planta cítrica.
Fertilizantes para mudas
As plantas cítricas precisam de alimentação adequada. Para crescer, você deve aderir a esquemas especiais desenvolvidos por especialistas.
Informação! Para a alimentação não é praticado o uso simultâneo de fertilizantes minerais e orgânicos.Essa abordagem promove a queima do sistema radicular, de forma que os tipos de complexos se alternam.
As plantas precisam de diferentes tipos de fertilizantes, depende do período de desenvolvimento:
- De janeiro a agosto, são necessários complexos contendo nitrogênio. Para limões e tangerinas, recomenda-se uma infusão de esterco de cavalo com concentração de esterco e água na proporção de 100 gramas para 1 litro de água. Esta mistura é infundida por 2 semanas.
- A uréia contém uma grande quantidade de nitrogênio, que se dissolve de acordo com a fórmula: 1,5 gramas por 1 litro de água.
- Para alimentar frutas cítricas durante a floração ou desenvolvimento da cor, use fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio. Eles são adicionados até que limões e tangerinas formem frutos com diâmetro mínimo de até 15 milímetros.
- A preparação para a fase do sono, que ocorre nas plantas em agosto ou setembro, requer alimentação com sulfatos de potássio. Para tanto, são utilizados fertilizantes inorgânicos granulares.
Conselho! Recomenda-se alternar a alimentação radicular e não radicular.
Necessidade de transplante
As plantas cítricas precisam de replantio regular:
- para repor nutrientes;
- alterar a acidez do solo;
- para expandir o espaço do vaso devido ao fato do sistema radicular ter crescido.
Sinais de que uma planta cítrica precisa ser replantada:
- a planta para de crescer;
- desenvolve-se lentamente;
- alguns ramos permanecem subdesenvolvidos;
- as pontas das raízes são visíveis no orifício de drenagem, o que indica um forte emaranhado do coma terrestre com o sistema radicular.
Para o replantio, estão excluídos os períodos de brotação, floração ou frutificação. Recomenda-se abordar o processo com muito cuidado. Antes do transplante, as plantas são regadas abundantemente durante vários dias. Retire a colheita do vaso com um pedaço de terra, tentando não atrapalhar as raízes.
Depois de inspecionar o sistema radicular, as partes secas ou podres são removidas com cuidado. O caroço retirado da panela não é destruído em hipótese alguma. As plantas são transplantadas junto com ela para um novo recipiente. Isso explica o segundo nome do método de transplante de frutas cítricas - transbordo.
Ao replantar regularmente, deve-se levar em consideração a regra para aumentar o tamanho do vaso: cada vez ele aumenta de 2 a 4 centímetros.
O manejo regular contribui para a formação de uma árvore forte, portanto, procedimentos frequentes são recomendados para plantas cítricas de interior (2 a 3 vezes por ano).
Após o transbordo, os potes com frutas cítricas são regados abundantemente e protegidos da luz solar direta, e não colocados à corrente de ar ou próximos a aparelhos de aquecimento. O período de quarentena envolve um repouso de 1 a 2 semanas para que as plantas se adaptem ao novo recipiente e às novas condições de crescimento.