As hortaliças hoje são consideradas exóticas na Rússia. Muitas donas de casa cultivam em canteiros de flores, sem perceber as substâncias valiosas e benéficas dessa cultura, apreciada pelos adeptos da alimentação saudável. A resposta à questão de como os aspargos crescem é: a planta prefere áreas ensolaradas e sem vento. Dá-se bem sob árvores frutíferas, pois atinge a maturidade técnica antes do aparecimento das folhas. Os espargos são cultivados por sementes e vegetativamente. A coleta de brotos começa na terceira temporada.
- Quando plantar aspargos
- Propagação por estacas
- Como plantar aspargos
- Onde plantar aspargos
- Como cultivar espargos a partir de sementes
- Germinando sementes na areia
- Escolhendo
- Cultivo de mudas de aspargos
- Como os aspargos crescem a partir dos rizomas?
- Preparando o solo para o transplante de mudas
- Cuidados com mudas
- Doenças e pragas dos espargos
- Colhendo aspargos
Quando plantar aspargos
Jardineiros experientes plantam arbustos de aspargos no inverno em local previamente preparado. O canteiro é desenterrado e fertilizado com uma mistura de superfosfato, sulfato de potássio e sulfato de amônio. Na primavera, eles preferem plantar sementes pré-embebidas com estimulantes de crescimento. Esse processo ocorre no início de abril e as mudas aparecem após dois meses. As mudas são transferidas para seu local permanente de crescimento na segunda quinzena de junho.
Propagação por estacas
Para este tipo de propagação, as estacas são cortadas dos brotos do ano anterior e colocadas em areia úmida. É aconselhável equipar as plantações com tampa de garrafa plástica.
Antes do enraizamento, as mudas devem ser ventiladas e pulverizadas, e após um ou dois meses devem ser transplantadas para recipientes separados.
Os espargos podem ser propagados dividindo o arbusto. Neste caso, todas as divisões devem ter rebentos.
Como plantar aspargos
Os espargos são plantados em terreno aberto no início de junho, sob a proteção de cercas ou muros de edifícios. A cultura não tolera solos com altos níveis de água subterrânea, mas produz colheitas em um só lugar sem replantio por até um quarto de século. Portanto, um local permanente deve ser escolhido. A opção ideal é um solo franco-arenoso fértil, preparado com antecedência. No outono, as ervas daninhas são removidas das cristas, composto, sulfato de potássio e superfosfato são adicionados e desenterrados. Após o derretimento da neve, a área deve ser gradeada e fertilizada com cinza de madeira e nitrato de amônio.
Ao plantar mudas de aspargos em terreno aberto, faça covas de 30 x 40 cm, com 30 cm de profundidade, em intervalos de um metro. Os buracos são preenchidos com terra solta e a planta é plantada, encurtando as raízes para 3 cm.Compacte o solo, a água e a cobertura morta.
Onde plantar aspargos
Como a cultura cresce em um local por até 25 anos, os maiores rendimentos são alcançados nos primeiros anos, depois se estabilizam e diminuem após 10 anos. Eles selecionam um canto bem iluminado do jardim onde anteriormente cresciam cereais e batatas.
Ervas medicinais e especiarias podem ser cultivadas nas proximidades.
Se as mudas forem colocadas perto de uma cerca, elas serão protegidas dos efeitos negativos das ervas daninhas da rua cavando folhas de estanho ou ardósia.
O solo do jardim deve estar solto para garantir o livre acesso do ar às raízes. Solos pesados e argilosos são corrigidos com a adição de areia grossa. Basta plantar cinco ou seis pés de aspargos na dacha para alimentar toda a família. No caso de águas subterrâneas próximas, é construída uma crista alta. A acidez do solo é reduzida com farinha de ossos, farinha de dolomita e cal.
Como cultivar espargos a partir de sementes
O cultivo em terreno aberto ocorre de várias maneiras. Semear é um processo demorado devido à germinação lenta, por isso dá-se preferência ao plantio de mudas no jardim. Para isso, as sementes são embebidas em água morna por 3-4 dias, trocando a água por água doce duas vezes ao dia. As sementes inchadas são embrulhadas em um pano úmido até a eclosão dos brotos. Em seguida, prepare recipientes com uma mistura de solo de duas partes de areia e uma parte de turfa, terra de jardim e esterco podre.
A semeadura é feita em sulcos de 2 mm de profundidade, as sementes são dispostas a uma distância de 5 cm umas das outras. O contêiner é instalado em local bem iluminado e com temperatura ambiente de +25 graus. Com rega diária, as mudas aparecem após uma semana. Características de cuidar de brotos - turfa em pó.Mudas com duas semanas de idade são alimentadas com fertilizante mineral complexo de concentração moderada.
Germinando sementes na areia
As sementes são plantadas em um recipiente de plástico com tampa no início da primavera. O recipiente é preenchido com areia de rio até 5 mm e levemente umedecido. As sementes são dispostas na superfície em intervalos de um milímetro e levemente enterradas com uma colher. Se o recipiente estiver sem tampa, ele é colocado em um saco plástico e deixado em temperaturas acima de zero.
A localização das lavouras não importa, pois não necessitam de iluminação.
A areia seca precisa ser umedecida. Depois de uma semana, os brotos brotam, então deve-se abrir o recipiente e colocá-lo no parapeito da janela.
Escolhendo
Mudas de espargos são colhidas quando ficam lotadas. Ao replantar, é necessário fornecer a cada planta uma área de cultivo de 5 x 5 cm, você pode comprar solo pronto ou misturar turfa e solo de jardim em proporções iguais. As mudas são plantadas junto com um torrão de terra e levemente enterradas. As mudas tendem a se esticar e dobrar até o solo, o que é um fenômeno temporário.
Cultivo de mudas de aspargos
No final de maio, as mudas começam a endurecer, expondo-as ao ar livre, primeiro por uma hora, aumentando gradativamente até 12 horas. No início de junho, os aspargos estarão prontos para serem plantados em canteiros de 30 a 40 cm de altura e um metro de largura. Deixa-se uma distância de 60 cm entre as fileiras, separando as mudas umas das outras em 40 cm.
Ao cultivar aspargos, é necessário levar em consideração a capacidade de algumas variedades de resistir a geadas severas de curto prazo na idade adulta, durante quatro anos. As plantas jovens são prejudicadas por temperaturas de -25 graus.
Como os aspargos crescem a partir dos rizomas?
O método de propagação raiz é o mais rápido, eficaz e popular. O plantio ocorre antes do inverno ou da primavera.Os rizomas são comprados ou cultivados no local. Depois de retirá-los do solo, divida-os em partes e deixe de molho por meia hora em água morna.
Uma distância de meio metro é mantida entre as linhas. No centro da cova é colocado um substrato nutritivo, onde são colocadas as raízes em intervalos de 30 cm.As plantações são cobertas com terra, regadas e cobertas com serragem, casca de árvore ou folhas secas.
Preparando o solo para o transplante de mudas
No caso do método de cultivo de mudas, é necessária a preparação do local no outono. A necessidade de fertilizar o solo é a aplicação de esterco e fertilizantes contendo potássio e fósforo. Solos ácidos são desoxidados com giz ou cal, após o que as cristas são desenterradas.
Cuidados com mudas
Os espargos precisam de umidade abundante imediatamente após o plantio. Então as plantas precisam ser regadas de vez em quando e as ervas daninhas removidas.
Para estimular o crescimento, os brotos devem ser alimentados com uma solução de chorume preparada com uma parte de esterco e seis partes de água.
Três semanas depois, são adicionados excrementos de pássaros, diluídos dez vezes em água. A fertilização com fertilizante mineral complexo é realizada no outono. Para o inverno, os aspargos são cortados até 2,5 cm de altura, amontoados e cobertos com folhas secas e húmus.
O solo ao redor das plantas precisa ser afrouxado regularmente para fornecer oxigênio ao sistema radicular. O procedimento é realizado mensalmente, com cautela, devido à localização superficial das raízes.
A vizinhança com salsa, cebolinha e endro tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento dos aspargos.
Doenças e pragas dos espargos
As plantas de jardim são suscetíveis a:
- Fusarium, que é um tipo de podridão radicular. Aparece devido ao alagamento do solo.
- Ferrugem das plantas.Uma doença causada por fungos inibe o desenvolvimento e destrói as plantas que não são tratadas.
- Rizoctonia. Uma doença rara transmitida pela cenoura requer tratamento preventivo devido à proximidade desta cultura.
- Besouro de folha de espargos comendo folhas.
- Uma mosca de aspargos que rói túneis em plantas jovens. O inseto praga deposita larvas que destroem as plantações.
- Lesmas de jardim que comem todas as partes dos aspargos, sem desprezar os brotos velhos e endurecidos.
Para evitar tais fenômenos, é necessário tratamento oportuno com medicamentos apropriados. Medidas preventivas na forma de pulverização com Karbofos, que tem menor toxicidade e é adequada para proteger diversas culturas hortícolas, auxiliam no combate às pragas.
Colhendo aspargos
Os espargos são adequados para consumo do 3º ao 4º ano. Os espargos devem ser cortados depois que os rizomas subirem acima da superfície do solo. Se o inverno não for muito gelado e a primavera chegar mais cedo, a colheita começa em abril. Brotos de vinte centímetros são usados para o corte. Não mais do que três hastes são coletadas da planta. A limpeza continua por 14 dias. Nas safras subsequentes, é permitido cortar até 10 brotos de cada planta em um mês e meio.
Os caules devem ser amontoados, as ervas daninhas removidas da área e aplicado fertilizante mineral. Os rizomas produzem novos brotos que se desenvolvem e formam botões antes do início do frio.
Os espargos cortados são separados para eliminar os caules inadequados e colocados em local aquecido. Deixa caules lisos, rangentes e com brilho perceptível. Em seguida, embrulhe-o em um pano úmido e guarde-o na prateleira inferior da geladeira ou em outro local escuro e fresco por até 3-4 meses.Produtos com cheiro forte exalam odores aos brotos, portanto sua proximidade deve ser excluída. Para evitar deformações, recomenda-se a colocação vertical.
Muitos jardineiros armazenam suas colheitas na adega, colocando-as em caixas de madeira, borrifando areia nas camadas.
Os espargos destinados ao armazenamento a longo prazo têm as pontas aparadas. Os produtos são colocados em um recipiente hermeticamente fechado e colocados em geladeira com faixa de temperatura de 0 a 20 graus. Tais condições ajudam a preservar a cor e os nutrientes. É permitido congelar espargos pré-cozidos.
Os espargos são populares não apenas como produto alimentar, mas também como decoração de jardins. Uma planta ornamental complementa harmoniosamente os arranjos florais.