O cultivo de árvores em chalés de verão é obrigatório de acordo com as regras. Neste caso, atenção especial deve ser dada à estrutura do sistema radicular. Isso ajuda a evitar uma série de problemas desagradáveis - por exemplo, danos à fundação por elementos crescidos demais. O sistema radicular do abeto é caracterizado por vários recursos. Eles devem ser levados em consideração na escolha de um local para cultura.
Características de crescimento
Em condições naturais, o abeto é caracterizado por um rápido desenvolvimento. Dependendo da variedade, a planta pode crescer de 20 a 40 centímetros de altura. Nos primeiros 10-15 anos para azul e outros tipos de abetos são caracterizados por um sistema de raiz principal.Então a raiz principal morre, restando apenas as superficiais.
As árvores que crescem nas encostas dos rios de montanha ou em áreas abertas adaptam-se ao seu ambiente. Para manter a integridade, as culturas formam um sistema radicular muito forte. Essas árvores não têm medo de fortes rajadas de vento. Os abetos, que crescem em florestas densas e têm copa grande, estão mais expostos ao vento. É muito mais fácil derrubar essas árvores.
Desenvolvimento de raiz
Nem toda pessoa sabe quais características são características do sistema radicular do abeto. Esta cultura se distingue por uma estrutura superficial de raízes claramente expressa. Aproximadamente 85,5% dos elementos estão localizados de 1 a 9 centímetros da superfície da Terra. As raízes estão predominantemente distribuídas horizontalmente e densamente entrelaçadas entre si, formando uma poderosa rede.
O número de raízes a uma profundidade de 9 a 30 centímetros diminui quase 6 vezes. A uma profundidade de 30 a 50 centímetros, apenas 2% das raízes estão presentes. Ainda menos elementos estão presentes em áreas compactadas. Aqui as raízes se espalham principalmente pelos tubos de raízes podres e pelas passagens dos animais que vivem nesses locais. Em geral, o sistema radicular dos abetos penetra uma profundidade de 165 centímetros.
Na camada superior do solo, as condições para o desenvolvimento do sistema radicular são consideradas as mais favoráveis. Nas estruturas superiores do solo, a uma profundidade de 5 a 7 centímetros, o sistema radicular está densamente entrelaçado em diferentes direções e firmemente conectado ao solo e aos resíduos orgânicos. Esta camada de raízes horizontais pode ser facilmente separada da camada mineral do solo.
As raízes verticais do abeto são caracterizadas por um fraco desenvolvimento. Suas raízes se desenvolvem mais fortemente na camada superior do solo. Isso se deve ao fato de necessitarem de aeração total.As raízes dos abetos pequenos são as mais curtas. Não contêm pelos e são de cor marrom escuro. Neste caso, as raízes finas são sempre mais escuras que as grossas. O topo das raízes do abeto é coberto por escamas lamelares, que se desprendem facilmente.
Se a planta não encontrar obstáculos durante o seu desenvolvimento, seu sistema radicular se desenvolve normalmente e atinge o tamanho necessário para alimentar a copa. Para uma árvore adulta, esse círculo tem cerca de 4 metros. Assim, é melhor não plantar nada nesta distância, para não criar competição pela nutrição das culturas. O afrouxamento do solo próximo a uma árvore também deve ser feito com extremo cuidado.
Variedades de raízes de abeto
Até 5 anos, o sistema radicular do abeto possui uma estrutura central. Então as raízes crescem e seu núcleo atrofia gradualmente. Para ser mais preciso, muda sua estrutura, ficando coberto por casca de árvore de primeira ordem. Assim, a partir dos 6 anos, o sistema radicular adquire um tipo fibroso. Neste caso, fragmentos verticais caem no solo a uma profundidade de 1,5-1,6 metros.
Características do transplante
É importante plantar abetos levando em consideração o tipo de sistema radicular e sua percepção individual do nível do lençol freático. Vale lembrar que culturas com raízes superficiais são relativamente tolerantes a níveis elevados de água. O sistema de hastes não suporta bem a umidade.
Se a água estiver perto da superfície do colo da raiz, quase todas as plantas sofrerão com o encharcamento do sistema radicular e morrerão em breve. O abeto é caracterizado por raízes superficiais, portanto, apenas áreas constantemente inundadas não são adequadas para ele. Além disso, vale a pena providenciar uma camada de drenagem composta por brita, areia e tijolo triturado. Sua espessura deve ser de 15 a 20 centímetros.
Outro problema na realização de trabalhos de plantio é a colocação de árvores próximas a estruturas e estruturas. O sistema radicular das culturas plantadas próximas umas das outras não deve se sobrepor muito, entrelaçar-se ou crescer junto. É importante que as plantas não compitam por água e nutrição. Ao mesmo tempo, durante o desenvolvimento não devem encontrar obstáculos - comunicações e fundações.
Se uma planta tiver um sistema radicular raso, ela não apenas sofrerá, mas também causará danos aos edifícios. Para evitar isso, você precisa seguir certos padrões. Recomenda-se plantar a árvore a pelo menos 5 metros da parede do prédio e 1,5 metros da tubulação de esgoto.
Caso seja necessário replantar um abeto, é recomendável fazer o seguinte:
- Marque o lado norte do tronco do abeto. Isso deve ser feito com giz ou verniz de jardim.
- Cave ao redor do abeto. O raio não deve ser inferior ao comprimento das raízes maiores. Os especialistas aconselham começar a cavar a uma distância de 30-40 centímetros do tronco. Se não houver raízes a uma profundidade de 15 centímetros, o círculo pode ser estreitado. Por isso, vale a pena cavar um buraco de meio metro. É importante evitar danificar as raízes sempre que possível.
- Remova com cuidado a árvore escavada do buraco. Neste caso, você precisa segurar as raízes.
- Coloque a planta escavada em um pedaço de tecido natural previamente preparado e de tamanho adequado.
- Você deve levar consigo a parte superior do solo selecionada durante o processo de escavação. Será necessário no plantio de uma árvore em um novo local e irá acelerar sua adaptação.
- Na nova área, cave um buraco com 60-70 centímetros de profundidade. Neste caso, o diâmetro da reentrância deve ser de 1 metro. Depois disso, uma camada de drenagem com 15 a 20 centímetros de espessura deve ser colocada no fundo do buraco. Pode consistir em tijolo, areia ou brita.
- Coloque a muda no buraco. Recomenda-se levar em consideração a localização da marca. Deve ser colocado na mesma posição do local antigo.
- Despeje uma solução de nutrientes para plantas coníferas no fundo do buraco.
- Plante o abeto e polvilhe o buraco com os restos do substrato retirado do local anterior.
Ao mover uma árvore para um novo local, seu sistema radicular deve ser embrulhado em um pano úmido e grosso. Ao mesmo tempo, é importante garantir que muito solo fique retido nas raízes do abeto. Ao plantar uma cultura em um novo local, vale a pena verificar se não há outras plantas nas proximidades de um abeto de três metros em um raio de pelo menos 3 metros.
O sistema radicular do abeto possui certas características. Eles devem ser levados em consideração ao plantar uma cultura ou transferi-la para uma nova área. Só neste caso será possível obter uma planta forte, sã e com excelentes propriedades decorativas.