O abeto azul é uma planta ornamental muito atraente, muito usada em projetos paisagísticos. Esta cultura simpática fica bem em diferentes áreas do local - no centro, na periferia ou perto da entrada da casa. No entanto, conseguir uma árvore verdadeiramente bonita não é tão fácil. A poda regular do abeto azul ajudará nisso.
Por que podar uma árvore
O principal objetivo da poda do abeto azul é mudar o formato de sua copa. Isso é feito para obter galhos exuberantes.Além disso, recomenda-se a realização de podas sanitárias, que envolvem a retirada de galhos quebrados e secos.
Se a pessoa exagerar ao tentar deixar o abeto mais exuberante, poderá remover o excesso de densidade por meio da poda. Graças a esses cuidados será possível garantir que a luz entre na estrutura da copa, evitando o desenvolvimento de infecções fúngicas e ataques de parasitas.
Fazer um corte de cabelo decorativo ajudará a tornar as plantações mais interessantes. Este procedimento dará à árvore uma forma espiral ou esférica complexa. Graças ao seu crescimento lento, o abeto azul pode manter a aparência da sua copa por muito tempo.
Quando fazer
A poda sanitária pode ser realizada de vez em quando - isso é feito quando a copa cresce. No entanto, quanto mais velha a árvore, mais frequentemente ela precisa ser aparada. Assim, uma planta de 2,5 metros de altura crescerá 50 centímetros em 1 ano, enquanto o crescimento de um abeto de quatro metros será de 70 a 100 centímetros.
É melhor podar o abeto no final do verão. No outono também pode ser feita poda, mas neste caso é importante que o crescimento excessivo das mudas dure até o frio. A próxima poda sanitária será realizada no início da primavera - antes que os botões comecem a se desenvolver. Para formar árvores jovens de até 3 a 5 anos, elas não devem ser podadas, mas pinçadas. Nesse caso, os brotos tenros devem ser retirados durante todo o desenvolvimento - até o início de junho.
Regras de poda
Para garantir um corte de cabelo bem-sucedido, é recomendável tratar todas as ferramentas com desinfetantes. Para fazer isso, você pode usar álcool, permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio. É importante seguir as instruções passo a passo. Isso ajudará a evitar perturbações na estrutura da coroa e nas taxas de crescimento das agulhas.
Cobertura
Para obter uma copa de árvore mais exuberante e densa, é necessário beliscá-la.Este procedimento deve ser realizado no início do verão, quando cessa o desenvolvimento dos rebentos. Se você aparar a copa tarde demais, novos botões não terão tempo de aparecer antes do início do frio. Portanto, sua formação será realizada apenas na primavera.
Para beliscar um abeto, você precisa fazer o seguinte:
- Quebre as velas completamente.
- Apare pequenos brotos usando uma tesoura de poda.
- Remova brotos grandes. Isso pode ser feito com uma serra ou serra de jardim.
Formação
Recomenda-se a formação de abetos azuis no meio do verão. Na realização de trabalhos no inverno ou no final do outono, as áreas que sobrarem após a retirada dos galhos sofrerão geadas. Também existe o risco de interrupção do crescimento da copa. Na maioria das vezes, a formação é realizada quando o topo da árvore está danificado.
Para realizar o procedimento, você deve fazer o seguinte:
- Remova a parte superior do ramo lateral desenvolvido.
- Amarre uma tira apertada no tronco. Com sua ajuda você pode deixar a parte superior mais lisa. Isso a ajudará a permanecer em pé o tempo todo.
O que é poda sanitária
Para que a cultura se desenvolva melhor, é importante realizar sistematicamente podas sanitárias. Recomenda-se inspecionar as árvores de vez em quando em busca de galhos enfraquecidos ou danificados e removê-los em tempo hábil. Se isso não for feito, existe o risco de o abeto ser danificado por fungos.
Para realizar a poda sanitária é necessário fazer o seguinte:
- Examine a árvore com cuidado.
- Caso sejam identificados galhos quebrados ou danificados, eles devem ser removidos cuidadosamente com serra.
- As áreas cortadas não precisam ser tratadas, pois as coníferas secretam resina, o que ajuda a atingir o grau de estanqueidade desejado.
Como cuidar após a poda
Depois de podar o seu abeto azul, é importante cuidar dele com qualidade.Afeta a qualidade e a velocidade da restauração das árvores. Em primeiro lugar, vale a pena estabelecer o regime correto de rega e fertilização. Também é importante aplicar periodicamente estimulantes de crescimento.
Regar e fertilizar
Após a poda do abeto azul, é necessário borrifar. Isso significa que é recomendável despejar água não só no tronco da árvore, mas também na copa. A madeira precisa ser umedecida uniformemente. Spruce não resiste à seca ou ao alagamento. Devem ser despejados no mínimo 40 litros de água sob cada árvore. Isso deve ser feito em intervalos de 3 semanas.
Para acelerar o processo de restauração da colheita antes da geada, você deve usar fortes estimulantes de crescimento. Para isso, recomenda-se colocar uma mistura de 50 gramas de “Epin” e 10 litros de água na coroa, e aplicar uma mistura de 30 gramas de “Zircão” e 10 litros de água embaixo da raiz.
A planta precisa ser alimentada exclusivamente no final de outubro. Graças a isso, será possível aumentar a resistência à geada de uma cultura enfraquecida. Para isso, é necessário usar uma mistura de 100 gramas de superfosfato e 10 litros de água.
Afrouxamento
Recomenda-se soltar o solo antes de cada rega. O abeto azul é caracterizado por um sistema radicular bastante desenvolvido. Portanto, é permitido cultivar o solo até uma profundidade de 10 centímetros. Recomenda-se também a remoção semanal de ervas daninhas, o que pode atrapalhar o desenvolvimento do sistema radicular e causar o desenvolvimento de patologias e ataques de pragas.
Para proteger ainda mais a árvore da geada, é recomendável aplicar cobertura morta no solo. Para isso, é necessário colocar uma camada de serragem, folhas caídas ou palha. Seu tamanho deve ser de 15 centímetros.
A poda do abeto azul é considerada um importante procedimento de manutenção que ajuda a obter excelentes resultados.Com a ajuda de podas oportunas e regulares, é possível dar um formato bonito à planta e evitar o desenvolvimento de doenças perigosas e ataques de pragas. Ao mesmo tempo, é importante realizar a poda de acordo com as normas e cuidar cuidadosamente da cultura após a conclusão do procedimento.