O abeto azul é uma das coníferas mais atraentes que complementa muitos parques e áreas ajardinadas. Esta árvore chama a atenção pela cor incomum de suas agulhas e pela interessante disposição de seus galhos, claramente direcionados para cima. Além disso, a cultura exala um aroma agradável e parece muito majestosa. Portanto, o uso de abetos azuis em projetos paisagísticos se generalizou.
Descrição da árvore
O abeto azul é caracterizado por um belo formato em forma de cone. Além disso, esta cultura pode atingir 40 metros de altura.Em condições naturais, a planta é encontrada próxima a rios e pequenos córregos, pois necessita de boa umidade do solo. Os tipos de solo calcário e seco não são adequados para o crescimento e desenvolvimento normais da cultura. Além disso, esta variedade de abetos desenvolve-se bem em condições urbanas, uma vez que tolera bem a poluição do ar.
Para que a planta mantenha suas propriedades decorativas, ela precisa ser regada regularmente. No inverno, os galhos da colheita precisam ser amarrados para que não quebrem com o peso de uma densa camada de neve. Além disso, em climas frios, recomenda-se embrulhar as plantas em material de algodão natural, o que proporcionará proteção confiável dos brotos do sol.
Graças à seleção ativa, foi possível criar muitos variedades de abeto azul. A espécie mais popular é Glauka. Caracteriza-se por alta densidade de coroa, cor azul e agulhas flexíveis. Quanto mais velha a planta, mais saturada é a sombra que ela possui. A cultura resiste bem à poda e à formação de copas. Portanto, é frequentemente usado em projetos paisagísticos para criar sebes.
Por que os abetos são usados no design?
Esses abetos são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Isto é devido às suas propriedades decorativas. Essas plantas também têm outros benefícios:
- saturar o ar com um agradável aroma a pinho;
- purificação do ar devido à liberação de substâncias úteis;
- possibilidade de utilização de cones para decoração;
- a possibilidade de usar agulhas caídas para diversas culturas hortícolas.
Qual a melhor forma de plantar um abeto ornamental
A criação de composições de jardim envolvendo abetos azuis caracteriza-se por uma série de características. É importante considerar a localização desta cultura.
No Jardim
Ao projetar uma paisagem de jardim, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Considere a distância da composição do jardim até o local onde ficará bem. Deve ter pelo menos 2 vezes a altura das plantas.
- Usar um gramado como pano de fundo será uma vantagem adicional, pois ajudará a criar uma composição incomum.
- As composições de abetos azuis estão em perfeita harmonia entre si. Eles também podem ser combinados com outras árvores e arbustos.
- Recomenda-se colocar as plantas maiores na lateral do diagrama. Neste caso, as culturas baixas devem ser colocadas perto da base do canteiro.
- Não tente obter clareza geométrica perfeita. As curvas ajudam a dar à composição uma beleza única.
As árvores coníferas respondem bem à poda. Portanto, não será difícil obter deles uma composição individual. Os paisagistas usam essas plantas para organizar sebes. Pode ser colocado em forma de quadrado ou círculo.
Perto da casa
Os abetos azuis são frequentemente colocados ao longo do caminho que leva à entrada da casa. Além disso, essas plantas são adequadas para criar composições decorativas. Eles tornarão o site muito mais atraente.
Para isso, as árvores coníferas precisam ser plantadas em várias fileiras, dispostas em padrão xadrez. Graças a isso, depois de alguns anos será possível obter uma cerca forte que proporcionará proteção confiável contra olhares indiscretos.
No canteiro de flores
Antes de cultivar coníferas em forma de canteiro, é importante escolher um local e traçar um diagrama. Apenas áreas bem iluminadas são adequadas para tais plantas. Graças a isso, você pode obter um lindo esquema de cores. O fato é que cada cultura de coníferas possui uma cor única. Portanto, para criar uma composição vale usar diversas cores. Ao mesmo tempo, é importante lembrar o senso de proporção para que o conjunto não fique muito colorido.
Ao plantar abetos em canteiros de flores, é permitido usar vários esquemas. As opções mais populares incluem o seguinte:
- Esquema modesto - envolve a utilização de no máximo 3 culturas. Nesse caso, vale colocar o zimbro na frente.
- Composição em camadas - este esquema inclui 3 níveis.
- Paisagem florestal - lariços e samambaias devem ser incluídos no conjunto.
As árvores coníferas devem estar localizadas na parte central do jardim ou nas bordas. Na hora de escolher os abetos para o plantio, é recomendável levar em consideração seu tamanho e altura para evitar problemas posteriores. Árvores muito altas cobrirão outras plantas, o que prejudicará a composição geral.
Além disso, os especialistas não recomendam colocar abetos perto de casa, pois os brotos densos bloqueiam o fluxo da luz solar. Como os abetos são capazes de purificar o ar, é recomendável cultivá-los perto de gazebos ou caminhos de jardim. Além disso, as coníferas combinam-se harmoniosamente com outras árvores, o que ajuda a decorar o local de uma forma interessante.
O abeto azul é uma cultura de jardim popular que se adapta a uma variedade de composições decorativas. Para obter um conjunto atraente, você precisa seguir uma série de regras e esquemas.Para deixar o espaço mais original, vale combinar coníferas anãs e altas.