O abeto negro Nana é considerado uma variedade anã comum, caracterizada por um desenvolvimento bastante lento. Este arbusto conífero decorativo tem uma coroa plana e esférica e lindas agulhas finas de tonalidade verde-azulada. Todas essas características possibilitam o uso da madeira na decoração de jardins. Para que pareça atraente pelo maior tempo possível, é importante seguir rigorosamente as regras da tecnologia agrícola.
Características distintivas da árvore
De acordo com a descrição botânica, o abeto negro Nana pertence à família dos pinheiros e é uma variedade anã comum.A cultura é caracterizada por uma coroa esférica ideal com agulhas verde-azuladas. Atinge 50 centímetros de altura. Neste caso, o diâmetro da bucha não ultrapassa 1 metro.
A cultura é caracterizada por crescimento e desenvolvimento lentos. Em 1 ano aumenta no máximo 5 centímetros. A planta é caracterizada por agulhas bastante densas em forma de agulha, cujo comprimento não excede 1 centímetro. Os rebentos jovens apresentam uma rica cor verde, que contrasta com os ramos velhos.
Os cones atingem um comprimento de 2 a 3,5 centímetros e têm formato esférico. Na fase de maturação, caracterizam-se por uma cor castanho-púrpura. Depois disso, os frutos ficam marrons.
Variedades populares
Além da variedade Nana, os jardineiros cultivam muitas outras variedades de abeto preto. Os mais populares deles incluem:
- Baysneri é uma árvore baixa e de formato largo e redondo. Esta cultura é caracterizada por belas agulhas azul-prateadas. A variedade tem crescimento lento e é adequada para decorar grandes espaços.
- Kobold é uma cultura de baixo crescimento. Aos 20 anos, sua altura não ultrapassa 1 metro. Além disso, em 1 ano a planta cresce no máximo 5 centímetros. A planta é caracterizada por uma copa esférica densa e agulhas verde-escuras. A cultura pode ser cultivada na zona intermediária. É uma excelente sebe.
- Doumeti é uma cultura baixa que atinge no máximo 6 metros.Possui copa larga e cônica e ramos densos. A planta possui agulhas densas de tonalidade azul claro. Neste caso, os cones estão localizados diretamente no tronco.
Área de distribuição
O abeto negro é comum nas fronteiras da tundra e da taiga. É encontrado em quase toda a América do Norte. Ao mesmo tempo, o abeto cresce tanto no norte do continente como nas regiões do sul.
Plantio e cultivo adequado
Recomenda-se comprar mudas desta planta em viveiros especializados. É importante garantir que as raízes estejam intactas e não danificadas. O trabalho de plantio deve ser realizado no início da primavera.
Para plantar uma safra, faça o seguinte:
- Prepare uma cova para plantar. Seu tamanho deve ser de 50 a 70 centímetros.
- Prepare o substrato. O abeto negro dificilmente tolera solo muito denso. Portanto, vale a pena usar uma mistura de grama, terra frondosa, areia e turfa.
- Faça drenagem. Pode incluir brita ou areia. A espessura dessa camada deve ser de 20 centímetros.
- Prepare uma cova com substrato. Deve ser colocado na cova algumas semanas antes do plantio.
- Trate o sistema raiz. Para isso, vale a pena usar um estimulador de formação de raízes.
- Plante um abeto. A muda deve ser colocada no centro da reentrância de forma que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo.
- Forme um rolo de tronco de árvore. Isso ajudará a reter a umidade durante a rega.
- Regue a muda. Recomenda-se usar 2 baldes de água.
Cuidar do abeto preto é fácil. No verão, recomenda-se regar duas vezes por semana. É importante levar em consideração que a madeira tem medo da umidade estagnada. A poeira das agulhas deve ser removida periodicamente.
Para que o abeto tenha uma copa exuberante, ele precisa ser alimentado. Na primavera recomenda-se o uso de nitroammophoska. Para 1 metro quadrado vale a pena usar 40 gramas da substância. Em outubro, a cultura necessita de preparações de potássio e fósforo. Aos 2-3 anos você pode aplicar o fertilizante Fertika.
Para saturar o solo com ar, é importante afrouxar regularmente o círculo do tronco da árvore. Ao mesmo tempo, é necessário trabalhar o solo com cuidado, pois o abeto tem um sistema radicular raso. Após a conclusão do afrouxamento, recomenda-se cobrir o solo com uma camada de cobertura morta. Pode ser composto por materiais orgânicos ou inorgânicos. No primeiro caso vale a pena usar feno, casca, agulhas de pinheiro, no segundo - areia, filme ou pedras.
Para dar ao abeto a forma desejada, é necessária uma poda regular. Neste caso, recomenda-se cortar novos brotos, retirando 30-70% do seu comprimento.
Maneiras de propagar uma árvore
O abeto preto pode ser propagado por estacas. O método da semente também é aceitável, mas é considerado muito trabalhoso e pouco eficaz. Além disso, este método não permite preservar as características varietais da cultura.
Controle de pragas
El Nana pode sofrer dos seguintes parasitas:
- Hermes de abeto. Neste caso, observa-se deformação das agulhas e seu crescimento piora. Os medicamentos “Commander” e “Aktara” ajudam a enfrentar as pragas.
- Mosca-serra de abeto. Quando uma cultura é danificada, as agulhas jovens nos rebentos laterais e apicais tornam-se castanho-avermelhadas e não caem durante muito tempo. Para evitar problemas, o solo no círculo do tronco da árvore deve ser desenterrado de vez em quando. Se a árvore estiver muito danificada, é recomendado o uso de inseticidas.
Como você pode usar abeto
Nana é considerada uma variedade bastante popular, frequentemente usada para decorar jardins. Pode ser usado como tênia ou em combinação com outras plantas anãs. Spruce fica bem em um jardim de urze e em instalações paisagísticas em espaços pequenos. Os arbustos também podem ser cultivados em recipientes e usados para decorar varandas e terraços.
O abeto preto Nana é uma cultura bastante popular que possui propriedades decorativas pronunciadas. Para que o seu cultivo seja bem sucedido, é importante seguir rigorosamente as normas agrotécnicas.