O abeto Akrokona é uma árvore luxuosa com uma aparência única. Esta cultura é caracterizada por um crescimento lento. Às vezes é chamado de europeu. Esta planta foi notada pela primeira vez perto da cidade sueca de Uppsala em 1890. Hoje se espalhou por todo o mundo. Akrokona é caracterizada por um crescimento lento, por isso pode decorar o local por 50 anos. Para que uma colheita tenha uma aparência atraente, ela precisa ser bem cuidada.
Que tipo de variedade é essa
Segundo a descrição, esta árvore conífera tem uma ampla área de distribuição - desde os Urais até a Europa Ocidental.Em tenra idade, esta cultura será pequena e não sobrecarregará a área. À medida que a planta se desenvolve, atinge um comprimento de 3 a 5 metros e um diâmetro de 2 a 4 metros. Esta árvore agrada seus proprietários há 30-50 anos. Ao longo de um ano, cresce no máximo 10 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura.
Akrokona é caracterizada por uma estrutura simétrica. Na aparência, as agulhas de abeto não podem ser confundidas com outras plantas. Nas pontas dos ramos existem cones vermelhos que aparecem mesmo nas culturas mais jovens. Os cones masculinos são amarelo-avermelhados na primavera, enquanto os cones femininos são roxos brilhantes. No outono adquirem uma tonalidade marrom.
Com o início da primavera, Akrokona fica abundantemente coberto de cones e brotos verdes brilhantes. No verão, os ramos ficam muito mais compridos e os cones adquirem uma cor castanha e formato alongado. Nesta fase, a planta adquire uma coloração verde acinzentada.
O abeto tem tronco reto e casca fina. No início tem uma cor marrom, depois torna-se marrom-avermelhado e coberto de fissuras. Para que a árvore agrade com suas propriedades decorativas, é necessária a formação no final de maio e início de junho. Para fazer isso, os rebentos são podados. Se forem formados vários topos, é melhor deixar um. Recomenda-se escolher o mais bonito.
Recursos de pouso
Recomenda-se que o abeto Akrokona seja plantado no início da primavera. Isso deve ser feito depois que a neve derreter. Se necessário, o trabalho de plantio pode ser realizado no outono. É importante chegar antes das primeiras geadas.
Uma área ensolarada é perfeita para esta planta, mas alguma sombra parcial também é aceitável. Na primavera, as árvores jovens podem sofrer queimaduras solares. Portanto, durante os primeiros dois anos, os abetos precisam ser sombreados.
Para plantar uma planta, você precisa fazer um buraco bastante profundo - pelo menos 50-60 centímetros. Neste caso, recomenda-se colocar o colo da raiz ao nível do solo.
Recomenda-se colocar drenagem de areia e tijolos quebrados no fundo da reentrância. Você também precisará fazer uma composição com solo comum, turfa e areia. Também precisa ser colocado no recesso.
Como cuidar de um abeto
Ao cultivar uma planta comum ou um abeto no tronco, a colheita requer cuidados adequados. Deve incluir o seguinte:
- Rega. Recomenda-se umedecer abundantemente a árvore jovem uma semana após o plantio. Posteriormente, o procedimento é realizado 1 a 2 vezes por semana. É importante considerar que a cultura não suporta umidade estagnada ou solo seco. No calor, vale a pena borrifar a coroa.
- Aplicação de fertilizantes. Após o plantio, o abeto precisa ser fertilizado. Para fazer isso, você precisa usar 100-150 gramas de nitroammophoska. Então você precisa usar fertilizantes especiais para a planta duas vezes durante a temporada.
- Cobertura morta e afrouxamento do solo. O abeto Akrokona tolera bem o afrouxamento regular do solo. Se necessário, afrouxe levemente o solo a uma profundidade de 5 a 6 centímetros para evitar danos às raízes. Uma pequena quantidade de turfa deve ser adicionada às plantas jovens durante o procedimento. Os abetos jovens devem ser isolados com ramos de abeto para o inverno.
- Corte. Este procedimento deve ser realizado no início do verão. As regras de poda dependem do tipo de coroa que você deseja obter.Nesse caso, o procedimento deve ser realizado no início do verão - é nesse período que cessa o crescimento ativo dos ramos.
- Preparando-se para o inverno. Esta variedade de abetos não precisa de abrigos especiais para o inverno e pode suportar facilmente até geadas de -35 graus. Apenas as árvores jovens precisam ser isoladas.
Métodos de reprodução
O abeto pode ser propagado das seguintes maneiras:
- generativo - neste caso são utilizadas sementes;
- vegetativo - estacas de plantas são usadas para isso.
A maneira mais conveniente e rápida é a vegetativa. Para isso, utilizam-se brotos lenhosos com pelo menos 1 a 2 anos. É aconselhável retirar essas mudas do topo da árvore. Neste caso, deve-se usar apenas galhos de alta qualidade e sem sinais de danos.
Ao selecionar o material, você precisa garantir que ele contenha um botão apical dormente. Isto é de grande importância para a cultura futura. Como a família das coníferas se distingue por um tipo de ramificação monopodial, sem um botão apical a árvore não conseguirá crescer em altura.
Vale a pena preparar as mudas no início da primavera - antes que os botões se abram. O tamanho ideal do broto é de 6 a 10 centímetros. O material cortado deve ser plantado em solo preparado. Para aumentar a probabilidade de sobrevivência, recomenda-se embeber o talo da estaca em um estimulador de crescimento. Para este propósito, você pode usar “Kornevin” ou “Epin”.
Então a planta precisa fornecer parâmetros de umidade adequados. Eles devem ficar em torno de 85%. Ao plantar mudas, elas precisam ser borrifadas e bem cobertas com filme. Manter a temperatura ideal entre +20-25 graus não é de pouca importância. Neste caso, recomenda-se fazer um furo no filme para ventilação.
Doenças e pragas
O abeto Akrokona tem um sistema imunológico bastante forte. Por isso, é considerado muito resistente a doenças e pragas. Uma propriedade valiosa do abeto é sua capacidade de exalar fitoncidas. São antibióticos naturais com propriedades antimicrobianas.
No entanto, às vezes o abeto Akrokona ainda sofre de patologias fúngicas. As doenças mais comuns incluem o seguinte:
- Schutte é uma patologia em que as agulhas ficam marrons e caem.
- Mofo cinzento - afeta árvores pequenas e abetos anões. Com esta doença, as agulhas ficam amarelas e cobertas por listras escuras.
As plantas também sofrem de fusarium, vários tipos de podridão e necrose da casca. O risco de infecções fúngicas aumenta com plantações densas e em condições de alta umidade. Essas doenças são tratadas com fungicidas. Para fazer isso, você deve usar “Skor”, “Ridomil”, “Fundazol”. Os fragmentos afetados devem ser removidos e as áreas cortadas tratadas com solução de sulfato de cobre.
Aplicativo
Esta planta é usada ativamente em projetos paisagísticos. Ele pode ser usado para criar uma cerca viva que ajudará a proteger a área de rajadas de vento e olhares indiscretos. Às vezes, um abeto é colocado no centro de um canteiro de flores. A árvore fica muito bonita mesmo no inverno - contra o fundo de neve branca.
A cultura é usada ativamente para decorar jardins japoneses e chineses. Complementa perfeitamente jardins de pedras e jardins ornamentais. A planta também costuma decorar jardins de cascalho.
O abeto Akrokona é uma planta ornamental popular que pode servir de decoração para todas as casas de verão. Para que uma árvore cresça e se desenvolva normalmente, é importante cuidar bem dela. A proteção das culturas contra doenças e pragas é de grande importância.