Muitos jardineiros estão interessados em saber o que é o pepino, sua descrição, cultivo e cuidados. Este termo refere-se a um híbrido de pepino e melão, que foi criado a partir de seleção. Saraev trabalhou para melhorar a resistência das culturas às geadas e decidiu cruzá-las. O resultado foi uma planta bastante incomum, apreciada por muitos jardineiros.
Descrição do híbrido
Na verdade, hoje não há consenso quanto à origem do pepino.Algumas pessoas consideram esta planta uma fruta-vegetal tropical, enquanto outras afirmam que é um híbrido obtido pelo cruzamento de um pepino com um melão.
Em qualquer caso, foi estabelecido que o cultivo desta planta começou na Ásia Central. Os criadores conseguiram obter um híbrido cruzando variedades precoces de melão e espécies pouco exigentes de pepino. Na aparência, a cultura é semelhante a um pepino, mas tem folhas maiores e chega a atingir 2 metros de altura. É cultivado verticalmente e horizontalmente.
A forma e o sabor da fruta são influenciados pelo estágio de maturação. Os primeiros espécimes lembram pepinos, mas têm casca mais fina. Seu tamanho é de 8 a 12 centímetros. Esses frutos são caracterizados por uma cor verde clara. Neste caso, a superfície é coberta com penugem macia.
Qual é o gosto
No estágio inicial de amadurecimento, o pepino quase não difere dos pepinos - nem no sabor nem no cheiro. À medida que a fruta amadurece, torna-se mais parecida com um melão. São caracterizados por polpa suculenta e doce, de tonalidade amarelo-laranja. Possui aroma delicado e sabor agradável. É difícil descrever em palavras. Parece haver um sabor distinto de melão misturado com notas de banana, laranja, pepino e mel.
Instruções de uso
Na fase de maturação do leite, as frutas podem ser consumidas frescas. Eles são frequentemente usados para fazer saladas, em conserva e salgadas. O produto não perde o sabor e mantém o cheiro e a cor originais.
Composto
O pepino é caracterizado por alto valor nutritivo e composição química variada. Consiste nos seguintes componentes:
- vitaminas do grupo B, A, C, E, PP;
- minerais – sódio, magnésio, ferro, potássio, cálcio.
Propriedades úteis e prejudiciais
Ao consumir frutas de pepino, você pode obter vários efeitos positivos:
- destruir os radicais livres;
- obtenha um efeito anti-esclerótico;
- restaurar as funções dos órgãos digestivos;
- limpar o corpo do excesso de sais e colesterol;
- estimular processos metabólicos;
- rejuvenescer o corpo;
- obter um leve efeito diurético e colerético.
Pepino não faz mal ao corpo. No entanto, às vezes são registrados casos de intolerância individual a este produto. Portanto, deve ser introduzido na dieta com cuidado.
Variedades
Graças ao esforço dos criadores, foi possível obter mais de 15 variedades desta planta. Todos eles se caracterizam pelo excelente sabor, resistência ao gelo e forte imunidade. As variedades mais populares desta planta incluem:
- Queen Anne é caracterizada pela alta produtividade. Esta é uma variedade de maturação precoce. Leva apenas 2 meses desde o plantio das sementes até a colheita. Os frutos são cobertos por listras. Há um pouco de polpa dentro. Quando totalmente maduro, apresenta um sabor ligeiramente suave.
- Matsarine - esta variedade possui frutos incomuns. Distinguem-se pelo formato alongado e lembram abobrinhas. A casca apresenta coloração verde clara. Na fase de maturação, o peso de uma fruta chega a 400 gramas. De 1 planta você pode obter até 4 frutos. A polpa é de cor amarelo esverdeada e de sabor agradável.
- Manduria se diferencia pelos frutos suculentos, cujo peso chega a 1 quilo.Demora 100 dias desde o plantio das sementes até a colheita.
- Orenburg - os frutos deste melão distinguem-se pela sua forma oval-oblonga. A colheita pode ser feita 1-1,5 meses após o plantio. Quando verdes, os vegetais crescem até 12 centímetros e têm um sabor distinto de pepino. Os frutos maduros podem pesar até 2 quilos e são caracterizados pela polpa suculenta e doce.
Como plantar
Recomenda-se o plantio de sementes para mudas no final de abril. As mudas são transportadas para campo aberto um mês após o plantio. É importante preparar a cama com antecedência. No outono, a área precisa ser desenterrada e fertilizada. Para 1 metro quadrado, use 25 gramas de superfosfato, 12 gramas de sulfato de potássio, 15 gramas de nitrato de amônio e meio balde de húmus.
Vasos de turfa que se decompõem no solo devem ser usados como recipientes para o plantio de mudas. Recomenda-se embeber as sementes em solução de permanganato de potássio e depois tratá-las com estimulantes de crescimento - por exemplo, Epin.
Antes de plantar as sementes, o solo deve ser bem umedecido e, em seguida, o material tratado deve ser aprofundado de 1 a 1,5 centímetros e polvilhado com terra. O cuidado consiste em deslocar o recipiente para local ensolarado e protegido do vento, regar em tempo hábil e arejar os brotos.
Recomenda-se o plantio de mudas em terreno aberto em climas quentes e ensolarados. O solo precisa ser afrouxado, furos feitos em intervalos de 1 metro e aplicação de fertilizante. Após o transplante, as plantas precisam ser bem regadas e isoladas com estufas.
Características de cultivo
O vegetal não precisa de regas frequentes. É importante usar apenas água morna para hidratar. Após a frutificação, o número de procedimentos é reduzido.Isso ajuda a evitar o aparecimento de rachaduras e reduz a aguada.
Também vale a pena realizar o procedimento de formação. Após o aparecimento de 5-6 folhas, é necessário beliscar o caule principal. A aplicação de fertilizantes no solo não é de pouca importância. Para isso, use uma mistura de 0,5 baldes de esterco e 1 colher de sopa de salitre. Precisa ser enchido com 1 litro de água, misturado e regado o solo ao redor do arbusto. Esta composição deve ser utilizada em intervalos de 2 semanas.
Para acelerar o crescimento da vegetação, os pepinos devem ser alimentados com excrementos de pássaros. Quando a planta começar a florescer, pare de fertilizar as plantas.
Colheita
Uma característica distintiva do pepino é que seus frutos podem ser colhidos na fase inicial de maturação ou na fase de plena maturação. Os vegetais no mato são formados constantemente até o outono. Portanto, você pode coletar melão pepino durante todo o verão.
Neste caso, você deve seguir as seguintes regras:
- Para preparar pratos salgados, as hortaliças devem ser colhidas 30-40 dias após o plantio das mudas. Nesta fase, têm gosto de pepino.
- Para fazer geléia, os frutos são colhidos somente depois de totalmente maduros.
- Os vegetais maduros devem ser retirados do arbusto na hora certa. Graças a isso, eles não extrairão dele sucos nutritivos.
- Os frutos maduros devem ser colhidos com cuidado para não danificar a delicada pele.
- Para aumentar a vida útil das frutas frescas durante a colheita, é necessário deixar o pedúnculo com até 5 centímetros de tamanho.
Nuances e dificuldades
A principal dificuldade no cultivo é fornecer água suficiente sem encharcar o solo. Quantidades excessivas de umidade provocam apodrecimento dos ovários e infecções bacterianas. Antes de regar as plantas, vale levantar a folhagem e inspecionar o solo. Se permanecer úmido, não há necessidade de regar a plantação.
Na hora de escolher o método de cultivo, é importante considerar que os frutos maduros se separam facilmente dos brotos. Quando caem no chão, ficam danificados. Essas frutas são adequadas apenas para a obtenção de sementes.
Embora o pepino seja considerado uma planta que gosta de calor, ele não resiste ao calor extremo. Portanto, quando cultivadas em casa de vegetação, as culturas geralmente perdem seus ovários em temperaturas do ar muito altas.
Receitas com pepino
O pepino é um produto universal. Além do consumo in natura, é indicado para o preparo de saladas, sobremesas, conservas, compotas e geléias. Para fazer uma geléia deliciosa, você precisará do seguinte:
- 1 pepino;
- 350 gramas de açúcar;
- 1 anis estrelado;
- raspas e suco de 1 limão.
A fruta deve ser lavada, cortada em 2 partes e as sementes retiradas. Precisa ser lavado e cortado em pedaços. A casca não precisa ser removida. Coloque a polpa em um recipiente esmaltado, acrescente o anis estrelado e o açúcar. Coloque em fogo baixo e cozinhe até que o açúcar se dissolva. Quando aparecerem sinais de fervura, adicione as raspas e o suco de limão. Mexa e cozinhe por 5 minutos. Coloque a mistura em potes, feche bem e guarde em local fresco.
O pepino é um produto saboroso e saudável que ganha cada vez mais popularidade entre os jardineiros. Para que o cultivo de uma safra seja bem-sucedido, são necessários cuidados adequados.