O melão Aikido pertence a uma variedade híbrida de seleção de primeira geração, o que é confirmado pela presença da marca “F1” na embalagem das sementes. A planta é uma das poucas culturas que consegue apresentar bons rendimentos e amadurecer sem clima quente. A variedade é capaz de sobreviver e tolerar mudanças bruscas de temperatura, por isso ganhou popularidade e é cultivada com sucesso nas regiões russas.
A variedade é considerada uma das melhores para cultivo em áreas de clima temperado continental. O melão Aikido f1 tem as seguintes vantagens:
- resistência às doenças mais destrutivas do melão, como oídio e fusarium;
- baixa manutenção;
- bom gosto;
- precocidade;
- resistência ao estresse;
- bons indicadores de rendimento.
Em média, a frutificação ocorre após 70 dias da emergência das mudas. A fruta não pesa muito e o peso médio de um melão chega a 2 kg. Os frutos maduros têm formato de bola e casca amarela brilhante com estrutura densa. A presença de doçura e aroma extraordinários na fruta é confirmada por inúmeras avaliações de jardineiros. A polpa contém de 10 a 13% de açúcar.
Como cuidar das mudas?
O cultivo é feito em mudas por meio da semeadura, que depende das características climáticas de uma determinada região. O último método só é permitido nas regiões do sul com clima quente. A semeadura no solo é realizada quando a temperatura do solo atinge 20 ⁰C.
Para as regiões russas, é recomendado plantar sementes no solo e depois replantá-las em estufas.
O tempo de trabalho com o material de plantio é determinado de forma que as mudas sejam plantadas em local definitivo um mês após o surgimento dos brotos. Ao plantar em recipientes de turfa, as mudas não precisarão ser replantadas no futuro, o que reduz significativamente o risco de danos à planta durante o replantio e melhora sua taxa de sobrevivência quando plantada em local permanente.
Para aumentar as qualidades imunológicas das mudas, recomenda-se primeiro endurecer as sementes. Tais ações contribuem para a melhor saúde da planta quando ocorrem baixas temperaturas. Recomenda-se deixar as sementes grandes de molho por 12 horas em água morna antes do plantio. Esta simples ação melhora a qualidade da germinação do material de plantio, permitindo rejeitar sementes inadequadas e defeituosas.
Se algumas delas flutuarem, isso indica que as sementes são inadequadas para o cultivo de mudas e devem ser descartadas. Para endurecer a futura planta, após o procedimento de imersão, a semente é resfriada a uma temperatura de 1–3 ⁰C.
Recomenda-se plantar em vasos de turfa. O solo para plantio pode ser adquirido em lojas especializadas ou preparado de forma independente. Neste último caso, a terra é misturada com cinzas, húmus e turfa. A profundidade de plantio não deve ultrapassar 1 cm, a fertilização com húmus e cinzas pode melhorar as propriedades de germinação e posterior crescimento. O crescimento das mudas é realizado a uma temperatura de 20–25 ⁰С.
Até aparecer o primeiro broto, o recipiente é coberto com filme. A rega é realizada uma vez a cada 7 dias. O trabalho deve ser realizado com cautela, pois a probabilidade de danos ao sistema radicular é muito alta. À medida que o broto cresce, um leve amontoado pode ser feito sem expor as raízes.
Características de plantio no solo
O melão é cultivado tanto em terreno aberto quanto em estufas. No primeiro caso, é necessário escolher áreas abertas e ensolaradas, pois a planta adora luz solar e locais bem iluminados. O plantio em solo permanente é realizado de meados de maio até os primeiros dias de junho, após o início do calor estável.
O seguinte padrão de plantio é recomendado:
- distância entre linhas - 3 m;
- a distância entre as sementes é de 15 cm.
Cinzas e húmus são colocados preliminarmente na área de aprofundamento. Hoje, o cultivo é praticado na horizontal e na vertical.No primeiro caso, os brotos espalham-se pelo solo e após a pega dos primeiros frutos, coloca-se sob eles compensado ou papelão para evitar o contato com o solo, caso contrário os melões podem começar a apodrecer.
No método de cultivo vertical, os brotos trepadeiras são amarrados a uma treliça ou apoiados em postes verticais de madeira. Um bom suporte é fornecido amarrando-o a ripas de madeira instaladas e fixas horizontalmente. Com este método, a distância entre os arbustos pode ser inferior a 3 metros. Se desejar, nos primeiros estágios de crescimento das plantas, você sempre pode alterar o método de cultivo elevando os brotos da posição horizontal para a vertical.
No local de plantio, o solo deve ser levemente compactado e regado com água em temperatura ambiente. Nas primeiras semanas é necessária rega periódica do solo, evitando o ressecamento excessivo do solo.
Quando as primeiras flores aparecem nos arbustos trepadeiras, é necessário dar acesso a elas aos insetos voadores para polinização. Ao crescer sob uma película, ela é aberta periodicamente, nas estruturas de estufa as portas são mantidas abertas.
Características de cuidado
O cuidado consiste na poda oportuna do excesso de folhas para evitar que os arbustos fiquem densos e na rega oportuna. A planta possui folhas grandes e espalhadas, cuja quantidade excessiva interfere na penetração da luz solar. Se houver grande quantidade de massa verde, a planta também carece de nutrientes para a formação dos frutos. Um grande número de folhas grandes impede uma boa ventilação dos rebentos, o que aumenta significativamente o risco de doenças nas plantas.
Após o plantio, caso haja risco de geada, recomenda-se proteger a planta em forma de película. Após o aparecimento dos 2 primeiros frutos no rebento, a parte superior é arrancada. Essa ação é necessária para interromper o crescimento do arbusto e redirecionar o movimento dos nutrientes do caule para as folhas. A desvantagem desta variedade é a qualidade de rápido amadurecimento do melão, por isso é recomendável colher os frutos na hora certa.
O tempo de retirada do melão é determinado com bastante facilidade, neste momento o fruto muda de cor do esverdeado para um amarelo vivo e brilhante, e na base o fruto fica macio.
A rega é realizada duas vezes por semana. A planta não tolera excesso de umidade e tolera bem a seca. A cada duas semanas é realizada a fertilização com complexos minerais. Recomenda-se realizar o trabalho uma vez a cada 12 dias. A cada duas semanas é necessário amontoar os arbustos.