A variedade de bordo da Noruega Drummondi é uma excelente árvore utilizada para vários tipos de plantio. A cultura prospera num ambiente urbano, o que a torna especialmente atractiva. O bordo vive de 100 a 150 anos, a cada ano a árvore ganha 30 centímetros, desde que atendidos todos os cuidados. Os bordos são reconhecidos pela tonalidade especial de suas folhas: possuem uma borda rosada.
Descrição da árvore
A variedade arbórea surgiu no início do século XX em um viveiro inglês. Eles decidiram dar ao bordo o nome do viveiro onde foi criado.A julgar pelas descrições, a árvore cresce até 10-12 metros e a largura de sua copa é de 5 a 7 metros. Estas são as dimensões máximas do bordo, que são alcançadas somente quando o bordo cresce em um local por cerca de 30 anos.
A peculiaridade da cor das folhas é a capacidade de adquirir uma tonalidade rosada. As folhas parecem arejadas e voadoras, o que torna o bordo especialmente bonito na hora da formação da copa.
Maple tem uma boa taxa de crescimento. Em um ano, se forem criadas condições favoráveis, a árvore cresce 30 centímetros. As árvores de bordo florescem no final da primavera ou início do verão. A árvore prefere áreas semi-sombreadas com exposição solar moderada. Essa variedade de bordo é frequentemente escolhida para plantações urbanas, pois a árvore tolera bem a poluição urbana. Além disso, a variedade é resistente à geada, a árvore resiste a baixas temperaturas sem problemas.
Aparência
O bordo é frequentemente reconhecido pelo formato de sua copa e folhas:
- Coroa. Tem a aparência de uma pirâmide quando é formada de forma intensa, mas gradualmente torna-se arredondada. As folhas se ajustam perfeitamente umas às outras, quase sem deixar lacunas.
- Folhas. A folha tem cinco cantos, há pouco verde na folha, há manchas brancas e as bordas são sombreadas em rosa, mas a borda geralmente é irregular.
- Porta-malas. Adquire uma tonalidade marrom persistente ao longo dos anos. No início do período de crescimento apresenta casca castanha clara.
A variedade Drummondi é frequentemente chamada de variedade rosa devido à cor das folhas.
Vantagens e desvantagens
Esta variedade é frequentemente escolhida para plantações urbanas e de jardins. A vida útil é de 100-150 anos, portanto, no projeto paisagístico é utilizada como uma planta clássica, enquadrando-se em esquemas tradicionais.
Os paisagistas consideram que a vantagem da madeira é a sua versatilidade.A cultura é adequada para diferentes estilos de plantio: clássico, inglês, country ou ecológico.
prós | Desvantagens |
Resistência ao gelo | Não resistente a manchas de coral |
Sem requisitos especiais de solo | |
Cabe em qualquer composição |
Como plantar um bordo
O plantio de bordo é recomendado em março ou outubro. Os primeiros anos de crescimento são considerados difíceis, uma árvore jovem precisa de muita luz, por isso o local onde é plantada deve ser o mais iluminado possível. Somente com a escolha certa do local poderá ser evitada uma desaceleração do crescimento. Entre duas plantações adjacentes é feito um espaço de 300 centímetros. Mas, se o plantio for feito no âmbito de um plano de sebe, o recuo é reduzido para 200 centímetros.
Durante o plantio, várias condições devem ser atendidas:
- o material de drenagem é colocado no fundo da fossa;
- o solo é fertilizado com misturas orgânicas (húmus, composto, esterco);
- É necessária muita rega do solo.
Ao plantar, as raízes são espalhadas o mais livremente possível para os lados. A muda é enterrada de forma que o colo da raiz fique acima da superfície.
Cuidados posteriores
Nos estágios iniciais, o bordo requer atenção. Se a princípio a muda for regada diariamente, aos poucos a frequência de rega vai diminuindo para três vezes por semana. Depois, quando a árvore fica mais forte, as regas tornam-se raras: semanalmente no verão e mensalmente na primavera.
É melhor ajustar os cuidados com base na aparência. Por exemplo, o murchamento e a secagem das folhas indicam umidade insuficiente do solo. Então a frequência de rega deve ser aumentada por algum tempo.
Os fertilizantes são aplicados sazonalmente, especialmente para as árvores que crescem em parques ou quaisquer outros locais públicos urbanos onde o nível de poluição por gases é elevado.
Primeiro, o solo é fertilizado com superfosfatos.Em seguida, durante a formação intensiva da copa, utiliza-se sal de potássio e, quando começa o período de dormência, utiliza-se uréia.
Além disso, é necessária prevenção constante. O círculo do tronco da árvore precisa ser afrouxado regularmente e a remoção de ervas daninhas é necessária. Tais procedimentos estimulam o crescimento das árvores.
Uma etapa importante é o corte, que também se enquadra na categoria de procedimentos de modelagem de coroas. Toda primavera, remova o excesso de crescimento e remova os galhos secos ou danificados.
Para não perder os alarmes, os jardineiros organizam uma inspeção anual. Nesta fase, é importante cortar na hora certa. Para que a formação da coroa seja planejada e adquira uma aparência cuidada. É especialmente importante realizar tais procedimentos quando os bordos são plantados para formar uma cerca viva.
Preparando-se para o inverno
É importante preparar adequadamente uma árvore jovem para o inverno. As árvores jovens devem ser cobertas com ramos de abeto ou palha durante o inverno. Para tornar o abrigo confiável, use uma técnica como embrulhá-lo com trapos ou estopa. Esses cuidados não serão desnecessários para os exemplares jovens, desta forma, a delicada casca das árvores fica protegida. Quando a árvore tiver 10 anos, não precisará de abrigo adicional.
É importante saber que quando congela na primavera os brotos são cortados, mas isso só é feito no período em que os botões ainda não se abriram.
Controle de pragas
Para as culturas hortícolas, o perigo é a invasão de pragas, cuja resistência é baixa numa determinada cultura. A variedade Drummondi é suscetível à mancha de coral. Esta é uma doença fúngica que destrói lentamente a árvore.
Os especialistas recomendam a realização de medidas preventivas em tempo hábil para evitar infecções.
Mas, se uma doença tomou conta de uma cultura, é fácil perceber a sua chegada. O diagnóstico consiste no exame das folhas. Manchas de cor coral aparecem na superfície da folha. Então os galhos começam a morrer gradativamente, a casca em toda a superfície fica coberta por manchas cor de vinho que se espalham, semelhantes a manchas. Na fase inicial, destruir os ramos afetados ajuda. São podadas o mais profundamente possível e as áreas de poda são tratadas com verniz de jardim para prevenir infecções, uma vez que a imunidade geral da cultura é reduzida ao mínimo e é suscetível a quaisquer infecções.
Além da mancha de coral, o bordo é frequentemente suscetível a ataques de insetos, incluindo indivíduos das seguintes classes:
- moscas brancas;
- cochonilhas;
- gorgulhos.
Como propagar bordo
Existem várias maneiras de propagar esta variedade. Em primeiro lugar, trata-se de plantar com sementes. O processo natural ocorre em várias etapas, por isso os jardineiros tentam repetir as condições da forma mais semelhante possível:
- Pegue sacos plásticos, encha-os com turfa e qualquer tipo de material drenante e umedeça-os.
- Em seguida, 20 sementes por semente são colocadas dentro dessa mistura, o ar é bombeado para fora dos sacos e os sacos são bem fechados.
- Os sacos são armazenados na geladeira em temperaturas de até 5 graus.
- Verifique se há mofo a cada duas semanas.
- As sementes são retiradas do frio após 90 dias, quando apresentam início da germinação.
- As sementes com mudas são selecionadas e plantadas em recipientes preparados, como bandejas. Dessa forma, os brotos crescem por mais 2 a 3 anos até se transformarem em mudas e depois são plantados.
As árvores crescerão mais rápido se forem usadas mudas. Para isso, é necessário cortar os brotos de uma árvore adulta. Os galhos são cortados na primavera, o comprimento é de 20 a 30 centímetros. Os ramos são colocados em uma mistura ativadora de crescimento, ativando assim o aparecimento de raízes. Assim que os galhos criam raízes, eles começam a plantar. Nesta fase é importante cumprir todas as condições, caso contrário existe a possibilidade de a planta morrer.
Um método mais complexo é cultivar camadas. É importante encontrar uma árvore adequada, madura e forte. As incisões são feitas na casca com faca tratada. Os cortes são limpos com um agente estimulador de crescimento e cobertos com terra. Neste local, depois de um ano, aparecem raízes que precisam ser cortadas e replantadas no solo.
Aplicativo
Maple se encaixa em diferentes planos paisagísticos. A árvore é plantada em plantações em grupo. Graças à presença de folhas claras, o bordo dá sombra perfeita às árvores verdes escuras. Além disso, a variedade Drummondi é frequentemente plantada para criar uma sebe, mas a frequência de plantio será diferente. As áreas de lazer são decoradas com bordos.