A cereja é uma das frutas favoritas cultivadas na Rússia. Muitas variedades antigas não perderam relevância e ainda hoje são plantadas. Consideremos a descrição da cereja Franz Joseph, os prós e os contras, as sutilezas do plantio e do cultivo. Como cuidar de uma árvore, alimentar e regar, podar, proteger de doenças e pragas, colher e armazenar frutas.
- História da seleção
- Descrição e características da árvore
- Prós e contras da variedade
- As nuances do cultivo de cerejas Franz Joseph
- Seleção de mudas de qualidade para plantio
- Trabalho preparatório e seleção de um local adequado
- Diagrama de plantio passo a passo
- Como cuidar de uma planta
- Regar, afrouxar
- Cobertura
- Aparar
- Inverno
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
História da seleção
A variedade foi desenvolvida no final do século XIX, provavelmente na República Checa. O autor é considerado o pomologista Joseph-Eduard Prohe, que deu à cereja o nome do imperador austríaco Franz Joseph. Na URSS, a variedade foi incluída no Cadastro em 1947 e passou a ser cultivada em escala industrial. As cerejas são cultivadas principalmente nas regiões do sul, Ucrânia e Bielorrússia.
Descrição e características da árvore
A árvore atinge altura média, com copa larga e oval. Os bagos também são amplamente ovais ou redondos, de cor amarela com um tom vermelho em quase toda a superfície. Peso do fruto – 5-6,5 g A polpa é amarelo-rosada, densa, “crocante”, doce, com leve acidez, o suco é límpido.
As cerejas Franz Josef amadurecem no final de junho. Armazena bem e é uma excelente matéria-prima para preparos. Devido à sua densidade e resistência, os frutos suportam o transporte sem problemas, não enrugam nem escorrem. A frutificação desta variedade de cerejas começa aos 6 anos. Você pode remover 35 kg de frutas de uma árvore de 10 anos e 40 kg de uma árvore de 15 anos.
Prós e contras da variedade
Vantagens das cerejas Franz Joseph:
- resistência a doenças;
- sabor, suculência e densidade dos frutos silvestres;
- bela cor da fruta;
- transportabilidade e manutenção da qualidade;
- estabilidade de frutificação;
- produtividade.
Desvantagens da variedade: robustez média no inverno, necessita de polinizadores.
As nuances do cultivo de cerejas Franz Joseph
A tecnologia para cultivar esta variedade de cerejas é simples. A tecnologia agrícola começa com o plantio de uma muda e o cuidado dela. Você precisa cuidar da árvore durante toda a sua vida, enquanto ela dá frutos. Sem cuidado não haverá boa colheita, em qualquer caso a árvore não mostrará todo o seu potencial.
Seleção de mudas de qualidade para plantio
Para o plantio é necessário escolher uma muda com 1 ou 2 anos.Nessa idade, as cerejas criam raízes rapidamente e não adoecem após o transplante. Uma muda de 2 anos deve ter 2 a 3 ramos, raízes poderosas e pontas frescas. A casca da árvore não deve apresentar sinais de doenças ou danos causados por pragas; deve ser lisa e brilhante.
Trabalho preparatório e seleção de um local adequado
É melhor plantar cerejas Franz Joseph em uma área do jardim aberta à luz solar. Pode ser plantada próximo a cercas ou prédios, mas a uma distância de pelo menos 2 m deles.
O solo é preferencialmente argiloso ou arenoso, fértil e leve, evitando áreas de acumulação de água.
O trabalho preparatório consiste em cavar uma cova de plantio e preparar a muda. A profundidade do buraco é de até 0,7 m, a largura é de no mínimo 0,5 m Recomenda-se embeber as raízes das mudas de cereja por um dia em solução de qualquer estimulante de formação de raízes.
Diagrama de plantio passo a passo
Como plantar uma muda corretamente:
- É necessário colocar uma camada de drenagem no fundo, colocar 1 balde de húmus por cima, 1 kg de cinzas e misturar com o mesmo volume de solo.
- Coloque as raízes da muda no centro do buraco e endireite-as.
- Preencha os vazios com terra e compacte-os.
- Despeje água; quando for para o solo polvilhe o solo com palha ou feno, pode usar agrofibra.
- Coloque uma estaca ao lado da muda e amarre o tronco nela.
O processo de pouso está concluído.
Como cuidar de uma planta
Cuidar das cerejas Franz Joseph consiste em regar e fertilizar, podar e preparar para o inverno. Vejamos essas etapas com mais detalhes.
Regar, afrouxar
Durante os primeiros 2 meses, a planta é regada todas as semanas, quando cria raízes - 1 a 2 vezes por mês. Pelo menos 1 balde de água é colocado sob cada árvore.As cerejas maduras precisam ser regadas antes da floração, após a frutificação e antes de começarem a encher. Após cada rega, o solo deve ser solto até uma profundidade de 5 cm.
Cobertura
A rega pode ser combinada com a fertilização. Nas cerejas são aplicados fertilizantes minerais, no outono pode-se adicionar matéria orgânica, que apodrecerá no inverno e se tornará fonte de nutrição para a planta.
Aparar
A poda é realizada na primavera e no outono, cortando-se da copa ramos velhos quebrados, secos e congelados, doentes ou danificados por pragas. Galhos e folhas coletados no outono são queimados para evitar que doenças se espalhem pelo jardim.
Inverno
Antes do início do frio, em outubro ou novembro, a superfície do solo próxima ao tronco da cereja é coberta com palha, feno e folhas em camada espessa. Em regiões com invernos gelados, o tronco e as partes inferiores dos ramos do esqueleto devem ser cobertos com agrofibra.
Doenças e pragas
A variedade Franz Joseph pode ser afetada pela podridão cinzenta durante o período de frutificação se o tempo estiver chuvoso. A doença pode reduzir significativamente o rendimento. As cerejas doces podem desenvolver clasterosporíase, coccomicose e moniliose, mas também em condições desfavoráveis.
Colheita e armazenamento
Para transporte e armazenamento, são coletados frutos ligeiramente verdes. O período de coleta é seco e ensolarado; a coleta não pode ser feita após a chuva.
Os frutos são colhidos com pecíolos, o que pode prolongar a vida útil. Coloque as frutas em cestos ou caixas planas. As cerejas Franz Joseph devem ser guardadas no frio: na adega ou na geladeira. Numa sala fria não se deteriora durante 2 semanas.
A variedade cereja Franz Josef pode ser plantada nas regiões sul, mas nas regiões norte não possui o nível de resistência ao frio exigido. A variedade tornou-se popular entre a população pelo belo formato e cor dos frutos, excelente sabor, polpa “crocante” e principalmente pela boa conservação dos bagos durante o transporte e armazenamento. Esta última característica é uma espécie de padrão com o qual se compara a transportabilidade e a manutenção da qualidade dos frutos de outras variedades de culturas.