O damasco Alyosha, resistente ao inverno e de maturação precoce, é cultivado com sucesso na região de Moscou, Pskov, regiões de Leningrado e outras áreas com clima temperado. A variedade foi melhorada pelo método de polinização aberta de mudas de 2ª e 3ª geração deste tipo. A variedade de damasco Alyosha é reconhecida pela comunidade científica como adequada para cultivo na Rússia central.
História da variedade
A famosa bióloga Larisa Andreevna Kramarenko e o professor Doutor em Ciências Biológicas Alexey Konstantinovich Skvortsov no principal Jardim Botânico que leva seu nome. N.V. Tsirana (em Moscou) desenvolveu uma nova variedade de damasco.
A partir dos trabalhos de L. A. Kramarenko você pode descobrir quais porta-enxertos para enxertia de damasco devem ser usados para melhorar suas características de robustez no inverno e resistência a condições de cultivo úmidas e secas. Em sua opinião oficial, os melhores porta-enxertos de damasco são Armeniaca vulgaris - damasco comum e mandshurica - Manchurian.
É quase impossível para o jardineiro comprá-las por conta própria: nenhum viveiro fornece essas mudas ao varejo especializado.
Tendo maiores capacidades do que os jardineiros amadores, dois eminentes cientistas otimizaram a planta original do sul para o clima de latitudes temperadas. O trabalho com as espécies de plantas cultivadas no Jardim Botânico da Universidade Estadual de Moscou continua desde 1988. Somente em 2004 foi incluído no registro de árvores frutíferas da Federação Russa.
Descrição
A descrição de uma variedade de árvore frutífera consiste em duas partes, ambas importantes para o jardineiro. As características da própria planta determinam a facilidade de cuidado e a necessidade de pinçamento, poda de galhos e tratamento preventivo que antecede o período de floração:
- a altura de uma árvore adulta é de 4 metros;
- a copa é ramificada, densa, de formato redondo;
- galhos espalhados são espaçados uniformemente ao redor do tronco, suas extremidades descrevem um círculo de 4 m;
- os primeiros frutos aparecem no 3º ano a partir do momento do transplante para local definitivo;
- floração precoce, flores grandes branco-rosadas;
- A resistência a doenças é média.
Devido à sua floração exuberante, o damasco Alyosha é usado como planta ornamental em projetos paisagísticos. Não menos importantes são as informações sobre as qualidades da fruta:
- os frutos não são grandes, 15-20 g;
- cor amarelo brilhante;
- Forma redonda;
- a pele lisa apresenta escassa pubescência;
- gosto doce e azedo;
- Eles mantêm sua apresentação por 2 a 3 dias.
Os frutos são adequados para enlatados, conservas, compotas e compotas. Eles também são extremamente bons frescos.
Características
As características da variedade influenciam na escolha do local de plantio, na necessidade de proteger as mudas a sotavento, plantá-las como variedade única ou ao lado de uma planta polinizadora.
Resistência à seca, robustez do inverno
A variedade Alyosha inverna bem em geadas severas. Isto praticamente não tem efeito sobre a condição da casca da árvore, a condição dos botões e o rendimento. Uma primavera tardia e prolongada, com temperaturas noturnas caindo abaixo de 0 °C, é a principal razão para atrasar a floração. A caiação oportuna do tronco ajudará nisso. Árvores desta variedade resistem à ausência de água.
Um período prolongado de seca pode reduzir um pouco o sabor dos frutos, mas eles permanecerão nos galhos e aí permanecerão até a fase de plena maturação.
Polinização, período de floração, tempo de maturação
A árvore de damasco Alyosha é autossuficiente. A sua polinização não requer outro cultivo de damasco nas proximidades, a menos que seja justificado pela necessidade de polinizar uma árvore frutífera vizinha. O amadurecimento dos frutos ocorre na terceira década de julho. Os damasqueiros desta variedade são excelentes polinizadores para variedades que florescem ao mesmo tempo - em meados de maio.
Para referência: a floração pode começar 1-2 semanas antes ou mais tarde, o que depende completamente do clima da área onde a árvore específica cresce.
Resistência a doenças e pragas
O preparo preventivo inadequado e a vizinhança desfavorável são uma forte ameaça ao damasco, que pertence à classe média de resistência a lesões fúngicas, virais e outras.
A proximidade com a ameixeira torna-a um alvo saboroso para insetos - pulgões e rolos de folhas. As consequências das ações do enrolador de folhas podem ser confundidas com doenças mais graves às quais as drupas são suscetíveis. Tratar a árvore contra pragas antes do início da floração é um cuidado obrigatório.
Vantagens e desvantagens da variedade
A partir das avaliações dos jardineiros da região de Moscou, uma característica da variedade fica clara - os frutos maduros caem por conta própria. Isso pode ser atribuído a vantagens e desvantagens:
- você não precisa descobrir maneiras de obter frutos dos galhos superiores;
- Só aparecem no chão frutas maduras e saborosas;
- Se cair, poderá ocorrer deformação e perda de apresentação.
A maior vantagem é a autossuficiência. A desvantagem é que a planta corre risco de infecções fúngicas e virais das árvores vizinhas.
Características de plantio e cuidado
Antes de plantar, no outono, deve-se enriquecer o solo. Ao plantar em argila, o solo deve ser enriquecido e amolecido com a adição de cinzas. Tanto na preparação do local de plantio como a cada 4-6 anos, o solo deverá ser enriquecido com fertilizantes orgânicos - húmus de ervas, restos de alimentos, polvilhados com camadas de turfa. Essa é a necessidade de uma fossa de compostagem no local, que será constantemente reabastecida com ervas daninhas, folhas caídas e frutos não comestíveis.
Controle de doenças e pragas
A prevenção e o cumprimento das regras de seleção de plantas vizinhas são a melhor proteção para árvores com imunidade média.Após a colheita e antes da floração, são realizadas pulverizações preventivas com compostos especiais para árvores frutíferas. A concentração da substância ativa na solução profilática é pequena e não afetará a qualidade da colheita.
Se você tiver que tomar medidas drásticas se ocorrer uma doença após a formação de ovários na árvore, os damascos não serão seguros para a saúde humana. O tronco da árvore deve ser branqueado a uma altura de 1 a 1,2 m do nível do solo - isso protegerá contra formigas e outros insetos que desejam se instalar na casca da árvore.