Uma das formas de propagação do espinheiro-mar é a enxertia. Uma muda masculina é enxertada em uma árvore feminina, o que elimina a necessidade de cultivar diferentes árvores nas proximidades. Ao se perguntar como enxertar uma fêmea de espinheiro-mar em um macho, você precisará entender todas as nuances do procedimento para evitar erros.
Benefícios da enxertia de espinheiro marítimo
Enxertar uma colheita de frutas silvestres permite aumentar a produtividade e cultivar diferentes tipos de espinheiro-mar em uma árvore. A reprodução baseia-se na alimentação do rebento jovem com componentes nutricionais através das raízes.
As vantagens da enxertia de espinheiro marítimo incluem o seguinte:
- a possibilidade de obter a colheita de uma nova variedade sem plantar uma árvore separada;
- redução do período de maturação;
- economizando espaço em uma casa de verão;
- substituir uma variedade que você não gosta por outra variedade usando um porta-enxerto viável e poderoso;
- cultivar variedades que não estão adaptadas ao clima da região de cultivo.
Ferramentas necessárias
A correção do procedimento de enxertia de uma estaca em um plantio depende em grande parte dos dispositivos utilizados para a enxertia.
Para plantar espinheiro você precisará de:
- Uma faca de jardim usada para fazer cortes e limpar a área cortada no tronco.
- Uma faca de brotamento com lâmina côncava usada para separar a casca.
- Faca de corte com lâmina reta para fazer cortes oblíquos ou retos.
- Podador de enxertia com diferentes acessórios.
Todas as ferramentas listadas devem estar bem afiadas, pois isso simplificará o processo de trabalho. Além disso, para propagar o espinheiro-mar, você pode precisar de filme plástico para fixar a nova muda na árvore.
datas
A enxertia de espinheiro marítimo é realizada em etapas e o momento exato depende das condições climáticas. Brotos jovens e fortes com cerca de dois anos de idade são cortados do espinheiro-mar no final de novembro - início de dezembro. Em seguida, as mudas são armazenadas em baixas temperaturas e, com o início da primavera, é feito um porta-enxerto.
Depois de um inverno quente, quando não há chance de congelamento dos ramos jovens, é possível selecionar mudas para propagação no final de março ou início de abril. As estacas selecionadas são embrulhadas em filme plástico para evitar que ressequem e depois colocadas na geladeira ou em local fresco.
A época recomendada para a enxertia ocorre no início do espalhamento das escamas das gemas tegumentares do porta-enxerto utilizado, o que ocorre mais frequentemente no final de abril.
Como enxertar espinheiro-mar?
Existem vários métodos de enxertia de espinheiro-mar, que diferem nas nuances de sua aplicação. Recomenda-se familiarizar-se com as diferentes opções e características da sua implementação para escolher o método adequado.
Para a casca
O método de enxertia de casca deve ser utilizado para plantios mais antigos, quando o diâmetro do porta-enxerto ultrapassa o diâmetro da estaca. É importante considerar que o diâmetro do ramo do porta-enxerto deve ultrapassar a espessura da copa.
O procedimento de vacinação é o seguinte:
- No outono, as mudas são selecionadas e preparadas com antecedência. Um rebento jovem com 2-3 botões formados é o mais adequado.
- Ao final do corte, deixe um corte em ângulo de 45 graus.
- O porta-enxerto é aparado de forma que corresponda ao corte da copa. A profundidade dos cortes deve ser idêntica.
- Com uma faca de brotamento, levante a casca do porta-enxerto e coloque o broto na fenda. Em ambos os lados, o porta-enxerto e a copa são combinados ao longo do tecido educativo.
- A área de enxertia é envolvida com filme plástico ou fita especial para enxertia. A parte superior da estaca é tratada com verniz de jardim.
Cópula
O método de cópula é adequado para mudas imaturas e plantas maduras. O principal requisito para a cópula é o mesmo diâmetro da copa e do porta-enxerto. Antes de realizar o procedimento é necessário preparar o porta-enxerto. Se a enxertia for feita em uma muda jovem, o tronco do espinheiro-mar é encurtado alguns centímetros acima do colo da raiz.
Em seguida, o broto mais poderoso e saudável é selecionado e o restante é cortado. Dentro de 3-4 meses o broto cresce.Para que o corte engrosse ativamente, os enteados laterais são cortados a uma distância de 15 cm da base inferior. Quando o porta-enxerto cresce, eles iniciam a propagação direta.
O processo inclui as seguintes etapas:
- É feita uma incisão de até 3 cm de profundidade no porta-enxerto e deixado um corte idêntico na estaca sob a gema localizada abaixo.
- Recuando um terço do final dos cortes, forma-se uma língua cujo comprimento não deve atingir o corte. Para formar a língua, uma faca afiada é colocada perpendicularmente ao corte e aplicada pressão, movendo a lâmina para a direita e para baixo.
- Os cortes formados no porta-enxerto e na copa são unidos entre si.
- A junção do corte é envolvida com filme plástico. Enrole o material no sentido horário. Se se formarem lacunas, elas podem ser preenchidas com grama.
Cuidados após a vacinação
As características de cuidar das colheitas de frutos silvestres dependem do método de enxerto escolhido. Após a cópula, o resultado pode ser visto dentro de 10 a 15 dias. Se a muda criar raízes na planta, crescerão brotos nela. No caso em que os botões das estacas florescem, mas não continuam a desenvolver-se e a secar, isso significa que o rebento não criou raízes.
Em cada estaca corretamente estabelecida, formam-se vários brotos. Quando crescem até 10 cm de comprimento, é preciso selecionar o mais desenvolvido e apertar o topo de todos os outros.
Após a enxertia na casca, quando o crescimento das mudas cessa, os enteados que crescem de baixo são encurtados. O crescimento sob o porta-enxerto é removido para que não absorva componentes nutricionais e não reduza a imunidade das mudas jovens. Para garantir o direcionamento dos sucos para o local do porta-enxerto, é permitido deixar botões sob ele.Ao mesmo tempo, formar-se-ão brotos que precisam ser pinçados.
O restante dos cuidados com o espinheiro-mar é realizado no modo padrão. Para o desenvolvimento e frutificação das árvores é necessário regar, soltar o solo e realizar pulverizações protetoras para combater doenças e pragas.
Espalhando o erro do jardineiro
Ao enxertar espinheiro-mar, muitos jardineiros novatos costumam cometer erros comuns. Ao se familiarizar com possíveis erros e usar a tecnologia correta, você poderá evitar vários problemas.
Ao realizar o procedimento, você precisa conhecer as seguintes nuances:
- A estaca não deve ser enxertada em um galho pequeno, que secará após a frutificação, mas em um galho grande que cresça no lado ensolarado. Desta forma, as novas mudas não murcharão.
- Na cópula, o tamanho ideal da muda é de 5 a 10 cm. Em ramos mais curtos ou excessivamente longos o porta-enxerto pode não criar raízes.
- Apesar da plasticidade das colheitas de frutos silvestres sob influências externas, os cortes e outras ações devem ser feitos em um curto período de tempo. Caso contrário, você pode prejudicar a planta.
É importante armazenar os cortes em condições adequadas para garantir uma fusão rápida e adequada.