Com muito cuidado, 1 acre de jardim plantado macieiras colunares, colha de 1 a 2 toneladas de maçãs. Muitos veranistas têm dúvidas sobre como enxertar uma macieira colunar, que material usar para o porta-enxerto (anão, semianão). O rendimento da futura macieira, a resistência a doenças, as baixas temperaturas e a seca dependem do porta-enxerto.
O que significa enxertar uma macieira?
A enxertia é um dos métodos de trabalho de reprodução. É usado para cruzar plantas da mesma espécie ou de espécies diferentes.Termos básicos que um jardineiro novato deve conhecer:
- descendente;
- porta-enxerto;
- brotamento;
- cópula.
Um rebento é um botão ou corte de uma macieira cujos frutos e características o jardineiro gostou. Porta-enxerto é a planta na qual será enxertada a variedade desejada. A brotação é enxertia com botão, a cópula é com estaca.
Em que as variedades colunares podem ser enxertadas?
Há um animal selvagem em cada jardim. A questão surge imediatamente: é possível enxertar nela uma variedade favorita de macieira colunar? Jardineiros experientes não recomendam enxertar uma coluna no rebento de uma caça selvagem comum. Isso pode ser feito, mas há um alto percentual de rejeição do enxerto e, se o resultado for positivo, as características da muda são piores que as varietais:
- a expectativa de vida é menor;
- a produtividade é menor.
Mudas de alta qualidade são obtidas com a utilização de dois tipos de porta-enxerto. Nas regiões do sul, é utilizado o porta-enxerto superanão da macieira Paradise Belorusskaya. Em áreas com invernos frios, o Bebê de Budagovsky (76-6-6) tem um bom desempenho. Como porta-enxerto, pode-se usar uma muda de macieira varietal que cresce na região.
Métodos comuns de vacinação
Aos 15 anos, a macieira colunar deixa de dar frutos. Para não reduzir a produtividade do pomar de macieiras, são plantadas novas mudas, obtidas por enxertia. Métodos que um jardineiro novato deve dominar:
- na fenda;
- para a casca.
Na fenda
Este método é o mais simples e mais rápido. A qualidade do porta-enxerto tem pouco efeito na taxa de sobrevivência. Se a compatibilidade das culturas cruzadas for baixa, pode ocorrer crescimento na área de enxertia. Com o tempo (2-3 anos) o influxo desaparecerá.
É mais fácil trabalhar com materiais de pequeno diâmetro.Neste caso, todas as operações são realizadas com uma faca de jardim bem afiada. A melhor época para vacinação é de 15 de abril a 31 de maio. As estacas (L = 35 cm) são colhidas no início do inverno, armazenadas no porão, na geladeira, sob a neve. Na colheita, a borda inferior da estaca é cortada em um ângulo agudo (o comprimento do corte resultante deve ser 3 vezes o diâmetro da estaca), a parte superior é cortada em um botão.
No porta-enxerto, o tronco é cortado com tesoura de poda (faca) na altura de 15 cm e cortado ligeiramente inclinado. A divisão é feita exatamente no centro. Sua profundidade deve ser 4 vezes o diâmetro da muda. Restam de 3 a 4 botões nas mudas. O fundo é cortado com faca em forma de cunha (L = 4 diâmetros da copa), o topo é cortado com tesoura de poda.
Ao combinar porta-enxerto e copa, o câmbio fica alinhado. Ao inserir uma cunha na divisão por cima, uma faixa estreita do rebento fica sem casca. O local da operação é envolto em uma tira de filme e preso com fita isolante. O corte superior da estaca é coberto com uma camada de verniz de jardim.
Para a casca
Para a casca enxertar macieiras na primaveraquando a casca começa a separar-se facilmente da camada de madeira. As estacas são retiradas do meio do broto. O fundo é cortado com corte oblíquo, seu comprimento deve ser de 3 a 4 cm e a superfície deve ser perfeitamente plana. O topo é encurtado imediatamente acima do terceiro rim.
O porta-enxerto é primeiro serrado (cortado) na altura desejada, depois é feita uma incisão de 3 a 4 cm na casca, é levemente deslocado para o lado e inserida a parte inferior da estaca. Seu corte deve caber completamente no corte. O local da vacinação é coberto com fita adesiva ou filme de vacinação.
Dicas úteis
Natália: “Eu Eu propago macieiras colunares sem vacinação. No início da primavera, pego um galho do diâmetro do meu dedo indicador. Na parte inferior retiro a casca em círculo até uma altura de 5 mm. Umedeço um pedaço de algodão com heteroauxina e amarro em um galho por um dia.Eu cultivo as raízes em turfa, coloco em um pequeno saco preto e coloco um galho nele. Eu mantenho a turfa úmida. As raízes aparecem no outono. Cada segunda muda cria raízes para mim.”
Alex: “Eu enxertei Moeda no porta-enxerto de sementes Antonovka. Preparei mudas em novembro, tirei brotos de 1ª ordem e guardei na areia. A muda deu certo e já está dando frutos.”