O cultivo de cerejas ferruginosas tornou-se popular não faz muito tempo, porque se acreditava que o clima adequado para a colheita era nos países do Leste Asiático. O parente decorativo da sakura raramente dá frutos, mas decora a área com dignidade - durante o período de floração a planta fica coberta de flores lindas. O cultivo de arbustos não causará dificuldades, mas primeiro é preciso se familiarizar com as regras da tecnologia agrícola.
História de origem
A cereja ferruginosa é um parente distante da famosa sakura. A pátria da planta é a Coréia, China.Desses países, não faz muito tempo, foram trazidos para a Rússia arbustos, que em sua terra natal são considerados florestas selvagens e densamente povoadas.
Existem muitas variedades de plantas e todos os anos os criadores tentam desenvolver novas. A vida útil dos arbustos é de até cem anos.
Descrição da variedade
Ao contrário dos parentes distantes, a cereja ferruginosa não é uma árvore. É um arbusto exuberante que atinge até um metro e meio de altura. A planta possui vários troncos principais, de diâmetros diferentes, e muitos brotos laterais.
A floração começa no final de maio. A duração é de pelo menos meio mês, só depois disso as pétalas das flores caem. O arbusto dá frutos - bagas de até um centímetro de diâmetro. Os frutos são comestíveis.
Características de cultivo
As cerejas ferruginosas são despretensiosas no cuidado e não são diferentes de outras culturas hortícolas. Entre os processos que deverão ser seguidos:
- rega regular;
- introdução de compostos nutricionais;
- afrouxando o solo;
- controle de pragas e doenças;
- tratamentos preventivos;
- poda
Um pré-requisito para o cultivo bem-sucedido de cerejas ferruginosas é a escolha do local. Erros na colocação das plantas ameaçam a morte do arbusto.
Escolhendo um local de pouso
Recomenda-se plantar mudas em recantos aconchegantes do jardim. Não deve haver rascunhos. É preciso levar em consideração que na terra natal da planta faz calor, então plante o arbusto em área aberta, cuidando para que não haja correntes de ar.
Pousar
Plante arbustos na primavera, com o início do calor estável. Prepare o buraco de acordo com o tamanho do sistema radicular. Prepare a mistura para polvilhar as raízes misturando:
- argila;
- areia grossa;
- composto (apodrecido);
- solo do jardim.
Se o solo tiver uma composição pobre, adicione fertilizantes minerais.Ao plantar, monitore o nível do colo da raiz - a ponta deve subir 2 a 4 cm acima da superfície do solo. Conclua o plantio colocando uma camada de cobertura morta.
Cuidado
Cuidado de cereja glandular, como até os jardineiros novatos estão convencidos, é simples. O principal é levar em consideração todas as exigências da planta, que são poucas. Você terá que cuidar do arbusto com especial cuidado durante a estação seca, pois a falta de umidade fará com que as raízes sequem e o arbusto morra.
Rega
Regue as cerejas ferruginosas apenas na estação quente. Use um líquido morno, primeiro deixe a água ao sol por um dia. Recomenda-se regar em solo solto, pois isso permitirá que a umidade penetre profundamente no solo. Adicione o líquido em pequenas porções, esperando até ser completamente absorvido.
Aparar
Faça podas no outono. Não é recomendável desbastar muito os brotos, retire apenas galhos secos e danificados. Se houver muito crescimento próximo às hastes principais, desbaste parcialmente. Recomenda-se retirar o excesso de brotos junto com uma pequena parte da raiz, isso evitará o aparecimento de novos ramos.
Reprodução
Estudar propagação de cereja glandular é recomendado na primavera. A maneira mais fácil de adquirir plantas jovens é dividir um arbusto adulto. Faça o replantio com cuidado, deixando um pedaço de terra, isso vai agilizar a adaptação da divisão no novo local.
A propagação por sementes é um método mais trabalhoso e demorado. Levará vários anos para obter uma planta completa. É melhor primeiro cultivar as sementes no parapeito de uma janela, como as plantas domésticas, apenas para movê-las para o jardim depois de um ano.
Doenças e pragas
A planta é afetada por doenças inerentes às culturas hortícolas comuns.Entre as doenças mais comuns:
- Coccomicose (afeta folhas, frutos, flores). Lute com calda bordalesa e oxicloreto. Os tratamentos são realizados irrigando as folhas.
- Moniliose. Causa ressecamento de folhas e brotos. A única maneira de combatê-lo é usar compostos à base de cobre.
- Queimadura monilial. Murchamento gradual de folhas e brotos. Após 1-2 anos, o arbusto morre completamente. O medicamento utilizado no combate à doença é o Fundazol.
As pragas praticamente não atacam a planta. Entre os poucos inimigos, destacam-se os pulgões, capazes de ocupar brotos tenros. Use um remédio caseiro - uma infusão de cinza de madeira (200 g de cinza por litro de água, deixe por 24 horas). Irrigue diariamente até que as pragas desapareçam.
Com os devidos cuidados, a cereja ferruginosa certamente se tornará a pérola do local, destacando-se com flores primorosas durante a floração e enchendo o local de fragrância. O cultivo da safra não causará muita dificuldade, mas é necessário seguir rigorosamente as regras básicas da tecnologia agrícola, isso evitará a morte do arbusto e permitirá o cultivo de uma planta exuberante.