Variedades de arbustos Cinquefoil Goldfinger é uma planta ornamental que costuma ser plantada como sebe. Os jardineiros são atraídos pelas grandes flores amarelas que decoram o local. O Cinquefoil cresce lentamente, mas não exige que o residente de verão faça grandes esforços para cuidar dele. O arbusto tolera bem as flutuações de temperatura e é adequado para plantio em massa.
- O que é Potentilla Goldfinger?
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Especificações do plantio de arbustos
- Escolhendo um local de pouso
- Preparação de material de plantio
- Como plantar cinquefoil arbustivo?
- Cuidados adicionais com a colheita
- Rega
- Capina
- Cobertura
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas do cinquefoil
- Métodos de propagação de arbustos
- Por divisão
- Estacas
- Sementes
- Em camadas
- Uso da variedade em paisagismo
- Uso na medicina popular
O que é Potentilla Goldfinger?
O cinquefoil Goldfinger tem certas características. É uma planta que pode decorar uma área, atrair borboletas e muitas vezes funciona como sebe. Atende visualmente às seguintes características:
- Arbusto baixo que cresce lentamente, atingindo 1,5 metros de altura.
- Com copa larga, folhas decorativas, grandes flores amarelas.
- O sistema radicular do arbusto é pouco desenvolvido, as raízes não penetram profundamente no solo, no máximo 0,6-0,8 metros.
A planta tem requisitos especiais para o solo, mas ao mesmo tempo é cultivada com sucesso nas regiões norte do nosso país. Cinquefoil é resistente à geada, tolera bem o frio, adapta-se à sombra, mas ao mesmo tempo “ama” o sol.
Cinquefoil é único porque floresce do final da primavera ao início do outono e se tornará uma verdadeira decoração do local.
Mas o arbusto não tolera seca ou luz solar direta. Quando cultivada em climas quentes, requer rega abundante.
Uma característica da cultura é considerada seu crescimento lento - em um ano acrescenta apenas alguns centímetros de comprimento, o que confunde muitos veranistas. Parece que o cinquefoil não está crescendo, mas não está.
Vantagens e desvantagens da variedade
Se falamos dos benefícios dos arbustos, existem muitos deles:
- aparência - a planta é classificada como decorativa, o que significa que se tornará uma decoração do jardim;
- flores grandes e lindas, de um amarelo brilhante, que atraem borboletas;
- resistência a geadas e flutuações de temperatura;
- facilidade de atendimento;
- boa imunidade, o que significa resistência a vários fungos e outras doenças.
Se falamos das vantagens da cultura, então o principal é o mínimo de esforço que será necessário aplicar no cultivo da planta. Os arbustos são plantados em massa. Não requerem rega frequente e são propagados por estacas ou divisão. O Cinquefoil é resistente à geada, por isso é plantado imediatamente em campo aberto, mesmo que as sementes estejam manchadas.
Desvantagens da cultura e suas características:
- O lento crescimento do cinquefoil é um dos principais problemas durante o cultivo.
- A planta não tolera bem a seca, se cultivada em clima quente exigirá regas frequentes.
- A estagnação da umidade pode destruir o arbusto, então você terá que fornecer um sistema de drenagem.
- Apesar de sua imunidade relativamente boa, os arbustos precisam de alimentação.
A principal desvantagem do cinquefoil é o seu crescimento lento, que pode ser extremamente difícil de acelerar. Para atingir a altura de 30 centímetros, o arbusto terá que “cultivar” vários anos, literalmente metade de sua vida.
Atenção! Os jovens representantes da cultura requerem muita atenção, mas com o passar dos anos as necessidades do cinquefoil diminuem. Não há necessidade de cuidar intensamente da planta.
Especificações do plantio de arbustos
Ao plantar arbustos em terreno aberto, você deverá seguir certas regras. Isso ajudará a planta a “sobreviver” e se adaptar ao local.
Escolhendo um local de pouso
Você pode plantar a planta em qualquer lugar conveniente. Vejamos várias opções e discutimos suas vantagens e desvantagens:
- Quando um arbusto é plantado à sombra, não terá sol suficiente durante o período de crescimento, o que retardará ainda mais o seu processo de desenvolvimento. Mas com o tempo, o cinquefoil se adapta a tais condições.
- Se você plantar o arbusto em um local ensolarado, isso terá um efeito positivo no seu processo de crescimento. Mas se o clima da região for quente e seco, isso pode causar alguns problemas. A planta não tolera bem a seca - um morador de verão que a plantou no lado ensolarado terá que regar os arbustos com frequência para que não sequem.
É mais uma planta do norte do que do sul. Por isso, não é cultivado em estufas, apenas em campo aberto, sem medo de congelar ou morrer em condições climáticas adversas.
Preparação de material de plantio
Se usar sementes, “grave-as” com permanganato de potássio, é melhor usar uma solução fraca. Ao propagar o cinquefoil por meio de estacas, é melhor plantar o arbusto com um torrão de terra, se isso não for possível, lave o sistema radicular antes de plantar.
Como plantar cinquefoil arbustivo?
O plantio é realizado no início da primavera, obedecendo a algumas regras:
- Um buraco de 50 a 60 centímetros de profundidade é cavado na área.
- Encha-o com pedra britada ou tijolos quebrados, até a metade.
- A planta é plantada borrifando seu sistema radicular com solo.
- Você pode adicionar húmus ou fertilizante mineral ao buraco.
Vale ressaltar que a planta não cresce bem em solo ácido, por isso, antes do plantio, será necessário diminuir a acidez do solo, normalizando esse indicador.
Você pode plantar sementes, mas é aconselhável germiná-las primeiro em ervilhas ou em uma caixa. Na fase inicial, as mudas precisarão de rega e fertilização.
Informação: o plantio é realizado no início da primavera ou no final do outono.
Cuidados adicionais com a colheita
Para que o arbusto cresça e encante o morador de verão com grandes e brilhantes flores amarelas, cuide bem do cinquefoil. Terá que ser regado, alimentado e as ervas daninhas removidas em tempo hábil.
Rega
A estagnação da umidade pode afetar negativamente as características da planta e levar à sua morte. Portanto, o cinquefoil é regado abundantemente apenas na estação seca.
Em média, os arbustos são regados de 3 a 5 vezes por temporada. Regue abundantemente, 1-1,5 baldes para cada planta.
Capina
As ervas daninhas são removidas regularmente, é aconselhável realizar tais procedimentos após a rega. Então você terá que começar a soltar o solo. A cobertura morta reduzirá significativamente a quantidade de esforço necessária.
Cobertura
Fertilizantes minerais e orgânicos são usados como fertilizantes. Na primeira vez o cinquefoil é alimentado no plantio, na segunda vez – após 30 dias. Você pode repetir o procedimento quando o arbusto começar a florescer.
Na maioria das vezes são usados húmus e esterco. Em solos pobres, é necessária fertilização abundante.
Aparar
Os arbustos são podados no inverno, quando já passaram fortes geadas. Procedimentos semelhantes podem ser realizados em setembro e abril se você planeja dar à planta uma aparência decorativa. Os brotos são cortados em no máximo 10 centímetros.
Preparando-se para o inverno
Como o cinquefoil é resistente às oscilações de temperatura, não vale a pena cobri-lo com filme. O arbusto não é transferido para a estufa, nem são criados abrigos para ele.
Controle de doenças e pragas do cinquefoil
A planta raramente fica doente, mas se o verão for úmido e frio, podem surgir problemas na forma de doenças fúngicas. Nesse caso, vale a pena tratar com fungicida. Cutworms são a praga mais comum e os inseticidas ajudam a eliminá-los.
Métodos de propagação de arbustos
A reprodução é feita por diversos métodos, utilizando estratificação, estacas e, menos frequentemente - sementes e método de divisão do arbusto.
Por divisão
Realizado na primavera e no outono apenas em regiões quentes. Recomenda-se proceder de acordo com o seguinte esquema:
- um arbusto maduro é dividido em 2 partes com uma pá ou uma pequena machadinha;
- Algumas raízes são enterradas e borrifadas com terra;
- a parte separada do cinquefoil é transplantada para um buraco previamente preparado e com sistema de drenagem formado, regado e alimentado.
Estacas
Um método complexo com muitas sutilezas e nuances, iremos descrevê-lo com mais detalhes:
- Corte os brotos lenhosos do arbusto que você gosta, de modo que permaneçam 3-4 folhas neles.
- Os procedimentos são realizados na primavera, antes que o cinquefoil comece a florescer, caso contrário os brotos ficarão doloridos e fracos.
- São tratados com estimulador de crescimento para que os brotos enraízem mais rapidamente.
- Em seguida, são plantadas no solo, regadas abundantemente e aplicada adubação.
- Em um dia de sol, os brotos são cortados de manhã cedo, em dias frios procedimentos semelhantes podem ser realizados ao longo do dia.
- Não há necessidade de armazenamento de mudas, elas são plantadas imediatamente, após no máximo 2 dias. Caso contrário, as folhas verdes das mudas morrerão, assim como a própria planta.
Sementes
São germinadas de acordo com o esquema padrão, depois plantadas em caixa, guardadas por vários meses, e em abril são plantadas em campo aberto.
Em camadas
É simples: para conseguir uma planta jovem terá que proceder de acordo com o seguinte esquema:
- é feito um pequeno corte no broto jovem - na parte que entra em contato com o solo;
- o broto é borrifado com uma pequena quantidade de terra, cavando primeiro um buraco raso;
- pressione o galho com uma pedra ou use arame para esse fim;
- após 10 dias o broto dará raízes, nesse período é regado e aplicado fertilizante;
- Será possível separar a planta jovem da mãe no próximo ano, é aconselhável fazê-lo na primavera.
Uso da variedade em paisagismo
Na prática, o arbusto é utilizado para fins decorativos, sendo plantado como sebe.O plantio em massa de cinquefoil é aceitável, mas os plantios individuais também ficam bem no local devido à floração abundante.
Menos comumente, são formados canteiros de flores nos quais o cinquefoil é combinado com outras flores e arbustos.
Uso na medicina popular
A Potentilla possui propriedades incomuns que permitem sua utilização como planta medicinal:
- As folhas do arbusto contêm muito ácido ascórbico, o que significa que aumentam a imunidade e estimulam as funções protetoras naturais do corpo.
- Afeta positivamente o funcionamento do sistema cardiovascular.
Uma bebida feita com folhas de cinquefoil é popular há muito tempo na Sibéria. Eles são fabricados secos ou frescos. A bebida é infundida em uma garrafa térmica por 2 a 3 horas, depois filtrada e bebida como um chá normal.
Nas regiões norte, costuma-se mastigar as folhas da planta e adicionar cinquefoil a diversas saladas como componente vitamínico. O sabor da decocção, assim como as próprias folhas, tem um sabor agradável com um toque azedo.
Cinquefoil é um arbusto de tamanho médio que cresce lentamente e não requer cuidados especiais. A planta é muito despretensiosa e resistente a geadas e doenças. Mas, apesar de todas as vantagens, necessita de rega, adubação e outras medidas que visem o seu cuidado. Escolha um local adequado para o cinquefoil, regue, use fertilizantes - como resultado, um arbusto ornamental com flores grandes e amarelas crescerá no local.