O cinquefoil branco é uma flor de aparência deslumbrante. É cultivado em áreas como ornamento decorativo. Plantando e cuidando do cinquefoil branco em terreno aberto praticamente não é diferente de outras plantas. Tudo o que se exige de uma pessoa é regularidade e atenção.
- Descrição e características do cinquefoil branco
- Principais prós e contras
- Características do cultivo de arbustos
- Escolha de horário e local
- Material de plantio
- Processo de plantio
- Recomendações para cuidados com as culturas
- Localização
- O solo
- Rega
- Alimentação e fertilizantes
- Aparar
- Protegendo as plantas de doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Método vegetativo
- Método de semente
- Cinquefoil branco em paisagismo
Descrição e características do cinquefoil branco
A planta herbácea perene cria raízes em áreas com qualquer clima, exceto o Norte.
Você pode reconhecer o cinquefoil pelas seguintes características:
- a altura dos pedúnculos chega a 30 cm;
- não há folhas nas hastes;
- os rebentos são finos, verde-escuros;
- o sistema radicular atinge 1 m de comprimento;
- a raiz é espessa e de cor escura;
- as pontas dos brotos são cobertas por pêlos transparentes;
- as folhas basais são equipadas com estípulas marrons;
- as flores são brancas como a neve, coletadas em grupos;
- a floração começa no final da primavera e continua até o final do verão.
Os medicamentos são preparados a partir de cinquefoil branco. Para isso, a planta é colhida manualmente. O aparecimento de manchas descongeladas indica que a planta está pronta para a colheita. Durante este período, a planta perene contém a quantidade máxima de substâncias úteis.
Principais prós e contras
Cinquefoil desempenha um papel decorativo durante todo o ano. Na primavera, as folhas jovens florescem com um tom prateado quase imperceptível. A floração abundante continua durante todo o verão. Insetos de toda a região migram ao perfume das flores.
No outono, após a floração, os arbustos ficam cobertos de folhas amarelas. A vista é especialmente bonita pela manhã. A geada cobre o arbusto, o que o torna ainda mais misterioso. Mesmo no inverno, o mato chama muita atenção.
O cinquefoil branco não faz parte do grupo das plantas exigentes e adapta-se a qualquer condição. Suporta os invernos com firmeza e na primavera floresce com renovado vigor.
Se o clima na região onde o cinquefoil cresce for quente, os arbustos tornam-se viçosos e extensos. Enormes flores aparecem nos galhos.
Praticamente não há desvantagens. A única característica, se puder ser classificada como desvantagem, é a mudança no aspecto do arbusto.
Se o cinquefoil branco crescer na sombra, ele forma um arbusto atarracado coberto de pequenas flores. Mas mesmo isso não prejudica a beleza da planta.
Características do cultivo de arbustos
O procedimento de cultivo consiste em pequenos detalhes. Esta é a escolha do local, tipo de material de plantio e do processo em si.
Escolha de horário e local
O cinquefoil branco prefere áreas com leve sombra. O plantio sob luz solar direta é contra-indicado. A perene não gosta de locais com alto teor de umidade. O melhor pedaço de terra é solo argiloso misturado com areia.
Cinquefoil tolera o procedimento de reprodução sem problemas. Responde facilmente ao plantio da primavera até meados do outono. Recomenda-se realizar esse trabalho na primavera.
Material de plantio
Quanto a esta parte, o cinquefoil pode ter a forma de sementes ou de rebento. Para obter mudas jovens, as sementes são semeadas no inverno. E os brotos fortalecidos são plantados em local permanente na primavera.
Processo de plantio
É assim:
- O fundo do buraco preparado é coberto com seixos ou brita. A presença de camada de drenagem é obrigatória.
- Por cima é espalhada uma pequena quantidade de terra misturada com húmus e areia de rio. A proporção é 2:2:1. Outros 100 g de fertilizante mineral são adicionados à mistura final.
- A planta perene plantada é regada abundantemente.
O círculo do tronco da árvore é coberto com cobertura morta após a rega. Palha ou serragem são usadas como cobertura morta.
Recomendações para cuidados com as culturas
Arbustos jovens e plantas maduras precisam de cuidados. Isso permite manter a aparência da planta em excelentes condições.
Localização
Os arbustos são adequados para replantio a partir dos 4 anos. A perene cresce em um local por até 20 anos. Portanto, você deve cuidar do site com antecedência.
O solo
A terra deve ser coberta com cobertura morta. A área onde o cinquefoil cresce está solta.As ervas daninhas também são removidas regularmente.
Rega
O solo fica saturado de umidade à medida que seca. Nos verões quentes, regue a planta até 4 vezes por semana. Porém, a água não deve estar fria. Recomenda-se a utilização de água decantada e exposta ao sol o dia todo.
Antes da rega, o solo é solto para que a umidade penetre mais rapidamente no sistema radicular. Em dias chuvosos, a saturação do solo com umidade é interrompida.
Alimentação e fertilizantes
A planta perene precisa de nutrientes durante o crescimento ativo. Na primavera, o arbusto é regado com água com adição de fosfato e sulfato de potássio. Quando os botões estão se formando, o cinquefoil é alimentado com fertilizantes complexos. Neste último caso, é necessário conter grandes quantidades de potássio e fósforo.
Aparar
Além de fertilizar, regar e soltar o solo, o cinquefoil responde bem à poda. Na primavera é formativo e no outono é sanitário. Na primavera, os brotos quebrados e secos são cortados, formando um arbusto. No outono, são removidos os brotos que crescem no centro do arbusto, bem como os que se estendem para cima.
Protegendo as plantas de doenças e pragas
Cuidar de uma planta perene não é difícil, pois o arbusto praticamente não adoece. Muito raramente, o cinquefoil é afetado por oídio, ferrugem ou manchas. Mesmo que um jardineiro tenha que lidar com um fenômeno semelhante, não há necessidade de se preocupar muito. O ataque de pragas não afetará muito a aparência do arbusto e, no outono, os galhos afetados serão podados.
O aparecimento de lagartas é notado periodicamente nos arbustos. Inseticidas são usados para combatê-los. Os fungicidas são usados para destruir patógenos de oídio, ferrugem e manchas.
Métodos de reprodução
O cinquefoil branco se propaga por sementes, estacas, camadas e divisão do arbusto. O último método torna-se relevante em maio e setembro. Para isso, os arbustos devem ter pelo menos 3 anos.
Método vegetativo
Cinquefoil se propaga por camadas e estacas em julho e agosto. As estacas são obtidas cortando as pontas dos rebentos e retirando as flores. Cada amostra deve ter cerca de 10 cm de comprimento.
O galho cortado é colocado em perlita por 4-6 semanas. Neste caso, a temperatura do ar na sala deve estar entre +3-+5 °C. Se necessário, as mudas são colhidas em estufa caseira. A reprodução por estratificação ocorre na primeira metade do verão.
Os rebentos que crescem perto do solo curvam-se em direção à superfície. O galho deve tocar o chão. Para que a raiz se forme mais rapidamente, é feita uma incisão no local onde o galho toca o solo.
O broto é colocado no sulco preparado e coberto com uma pequena quantidade de terra. Para uma fixação segura, são utilizados prendedores de roupa ou outros dispositivos caseiros. No outono, uma raiz se formará no solo, o que permitirá separar o broto do grande arbusto.
Também é possível dividir o mato. Para que o método de propagação dê um resultado positivo, é selecionado um arbusto com pelo menos 3 anos. A divisão é realizada em abril, maio ou setembro.
Depois de desenterrar a planta, o sistema radicular é limpo e lavado. A raiz é cortada em pedaços com uma faca afiada. Cada um deve ter pelo menos 2 botões. Após manter no estimulador de formação de raízes, é plantada a parte previamente cortada.
Método de semente
Você pode obter uma muda jovem semeando no solo. Este método de reprodução é usado em casos raros. O método requer muito esforço e tempo. Mesmo assim, alguns jardineiros decidem por isso e compram cinquefoil.
Cinquefoil branco em paisagismo
A planta perene é usada com sucesso para:
- jardins de pedras;
- canteiros de flores-mixborders;
- rosários;
- canteiros de flores comuns.
Plantado em todos os tipos de lugares. Capaz de manter bem a sua forma, formando sebes e bordaduras. Fica ótimo em combinação com outras plantas e como um único arbusto em um terreno.
Cinquefoil é um verdadeiro fígado longo, pois permanece no local em média 20-25 anos. Mas há exceções, quando os espécimes individuais viveram até 30 anos. O Cinquefoil será a principal decoração do jardim se lhe for atribuído um local separado e constantemente cuidado.