Chá Kuril, dasiphora, cinquefoil - todos esses são nomes de um arbusto, conhecido na maioria das regiões como arbusto cinquefoil. Esta é uma planta verdadeiramente única que combina uma bela aparência, muitas propriedades benéficas para a saúde e facilidade de cultivo. Vamos conhecê-la mais detalhadamente examinando os princípios básicos de criação e cuidado.
- Plantar sementes arbustivas de cinquefoil em terreno aberto
- Quando semear
- Plantando cinquefoil arbustivo na primavera
- As nuances do plantio de cinquefoil no outono
- Trabalho preparatório no terreno
- Escolhendo um local de pouso
- Preparando o solo para o plantio
- Características da cova de plantio
- Semeando sementes
- Distância de pouso em grupo
- Cuidados com cinquefoil
- Rega
- Afrouxamento
- Cobertura morta
- Cobertura
- Corte e corte de cabelo
- Métodos para propagação de cinquefoil
- Sementes
- Em camadas
- Dividindo o mato
- Estacas
- Quando é necessário replantar o cinquefoil?
- Transplante de outono
- Transplante na primavera
- Como preparar o cinquefoil para o inverno?
- Cuidando do cinquefoil após a floração
- Poda para o inverno
- Abrigo e isolamento
- Doenças e pragas do cinquefoil
Plantar sementes arbustivas de cinquefoil em terreno aberto
O cinquefoil arbustivo é uma cultura perene que é conveniente para cultivar com sementes plantadas em terreno aberto. Com este método de criação, os jardineiros iniciantes devem prestar atenção aos seguintes pontos:
- época conveniente para a semeadura;
- realização de atividades preparatórias para ajudar a preparar o solo para o plantio.
Se forem seguidos, o processo de adaptação e crescimento do cinquefoil ocorrerá sem incidentes, e lindos arbustos aparecerão no local, encaixando-se harmoniosamente em quase todas as paisagens.
Quando semear
O plantio de sementes de cinquefoil em terreno aberto é típico de variedades herbáceas; no entanto, variedades arbustivas também se prestam a esse método de cultivo e não deve haver problemas. A época de plantio depende da escolha do solo:
- no outono as sementes são plantadas em terreno aberto;
- na primavera - para mudas.
Cada método possui nuances próprias que devem ser consideradas separadamente.
Plantando cinquefoil arbustivo na primavera
A cultura herbácea é plantada na primavera, para mudas, a partir de março. Para isso, as sementes são cultivadas em solo fértil especialmente preparado e coberto com polietileno. Ao escolher este método de propagação, não se esqueça de irrigar regularmente as sementes e manter a temperatura ambiente em torno de 15-20 Ó.
Assim que as sementes brotam e aparecem algumas folhas novas nos caules, elas são embaladas em vasos separados e neles cultivadas até o final do verão.
No outono são plantadas em terreno aberto. Mais perto do inverno, as mudas são cobertas com um material especial que evita o congelamento. No primeiro ano após o plantio, o cinquefoil não florescerá e você terá que ter paciência até o início da próxima safra.
Observação! Spunbond pode ser usado como material de cobertura.
As nuances do plantio de cinquefoil no outono
O plantio de sementes no outono é feito sem estratificação, o que economiza tempo e esforço do jardineiro. As sementes assim plantadas darão brotos poderosos na primavera, após o que só poderão ser plantadas separadamente umas das outras, aproveitando a beleza e o conforto do local.
As mudas assim obtidas requerem cuidados mínimos e possuem forte imunidade.
Trabalho preparatório no terreno
Um importante conjunto de medidas, cuja implementação garantirá o crescimento e a floração estáveis do arbusto. O trabalho preparatório consiste em:
- escolha de um local de pouso;
- preparo do solo;
- cavar um buraco para plantar;
- escolha da distância entre as mudas;
- semeadura.
Escolhendo um local de pouso
É necessário plantar cinquefoil em local especialmente preparado e que melhor atenda a todos os requisitos. Qualquer planta arbustiva prefere locais ensolarados com solo leve e fértil. Tenha em mente que em climas quentes, a exposição prolongada à luz solar fará com que as pétalas desbotem. Isto se aplica a variedades cujos botões são vermelhos.
A sombra para esta planta não é crítica, mas neste caso as suas características decorativas diminuem sensivelmente.Além disso, diferentes variedades de cinquefoil têm preferências próprias quanto ao nível de iluminação, que também devem ser levadas em consideração.
Preparando o solo para o plantio
Os arbustos preferem crescer em solo que atenda aos seguintes requisitos:
- o solo está solto;
- com acidez fraca;
- tem boas propriedades de drenagem;
- O solo deve conter uma pequena quantidade de cal.
Estes requisitos não são difíceis de cumprir e não devem causar problemas.
Características da cova de plantio
A cova de plantio cavada para mudas possui as seguintes características:
- A largura do buraco é 2 vezes a largura do torrão de terra que cobre as raízes do arbusto.
- A profundidade também é 2 vezes o tamanho do torrão de terra.
- O fundo do poço é coberto com cascalho ou outro material com propriedades semelhantes para aumentar as propriedades de drenagem.
- Metade do volume da cova de plantio é preenchido com areia, húmus e terra obtida após o apodrecimento das folhas, nas seguintes proporções: uma porção de areia, 2 porções de húmus, 2 porções de terra.
- A muda é colocada em um buraco, após o qual o vazio é preenchido com a mesma mistura de terra.
- O colo da raiz deve sobressair ligeiramente acima do nível do solo.
Semeando sementes
As sementes são plantadas em canteiros especiais, que não são difíceis de formar. Este método não é recomendado para jardineiros iniciantes e, pela primeira vez, é aconselhável cultivar sementes para mudas dentro de casa e só depois colocá-las em campo aberto. A composição do solo no canteiro deve corresponder à composição do solo na cova de plantio.
Distância de pouso em grupo
É importante manter a distância correta entre as sementes de cinquefoil para que cada arbusto receba a quantidade certa de nutrientes e luz solar sem interferir no desenvolvimento dos demais.Jardineiros experientes aconselham não semear sementes ou mudas desta planta a menos de 40 centímetros uma da outra. Siga o esquema indicado e não haverá problemas com o desenvolvimento do arbusto.
Cuidados com cinquefoil
Cinquefoil é uma planta despretensiosa, mas também requer cuidados mínimos para um crescimento harmonioso. O cuidado adequado inclui:
- rega oportuna;
- afrouxar o solo ao redor do arbusto;
- cobertura morta;
- alimentando;
- corte de cabelo e poda.
Cada ponto é importante de cumprir e possui nuances próprias, que consideraremos a seguir.
Rega
Os arbustos jovens de cinquefoil amarelo, ao contrário das plantas adultas e maduras, são mais exigentes no cuidado, o que resulta na necessidade de rega abundante. Atenha-se aos seguintes valores:
- nos meses de seca, o arbusto é irrigado pelo menos uma vez a cada duas semanas;
- nos períodos de chuva não há necessidade de regar a planta, basta a água que entra no solo com a precipitação;
- se a seca continuar por mais tempo, os jardineiros aconselham a pulverização noturna de vez em quando.
Observação! Durante os períodos de seca, os espécimes adultos consomem cerca de um balde de água por mês. Os espécimes jovens consomem o dobro da quantidade de líquido.
Afrouxamento
Afrouxar o solo é um processo obrigatório. Ajuda a água e os nutrientes a penetrar melhor no solo. Não há necessidade de soltar profundamente o solo. Durante o processo de afrouxamento, remova ervas daninhas e outras plantas estranhas que interferem no crescimento da cultura, roubando-lhe a umidade. O cuidado adequado permitirá que as plantas se desenvolvam de maneira calma e uniforme.
Cobertura morta
A cobertura morta é necessária para proteger a camada fértil superior do solo e saturá-la com elementos úteis. Os seguintes são usados como cobertura morta:
- feno;
- folhas;
- serragem;
- turfa;
- geotêxteis.
O uso de cobertura morta permite:
- reduzir a formação de ervas daninhas no local de cultivo;
- proteger contra intempéries e congelamento.
Durante a estação de crescimento, a camada de cobertura morta é renovada periodicamente.
Cobertura
A alimentação é realizada três vezes durante o período vegetativo. O seguinte é usado como fertilizante:
- fertilizantes à base de minerais - durante a formação dos botões;
- durante a floração, fertilizantes com alto teor de fósforo são utilizados como fertilizantes;
- A última alimentação é realizada no início do outono e inclui fertilizantes contendo potássio e fósforo.
Este sistema de fertilização permite receber o conjunto necessário de microelementos úteis ao longo da temporada, preparando suavemente o arbusto para o inverno.
Corte e corte de cabelo
A poda dos arbustos permite estimular o seu crescimento, conferindo às plantações um aspecto agradável e estético. O corte é feito:
- Nos primeiros meses da primavera. É de natureza geral. Os galhos são cortados em um terço do comprimento total e o arbusto assume o formato de uma bola.
- A poda no outono é feita para fortalecer o sistema imunológico. Os rebentos velhos, danificados ou morrendo após o verão, são removidos e queimados.
- Uma vez a cada 5 anos é realizado um corte de cabelo radical. Depois de realizada, a altura dos arbustos não deve ultrapassar 20 centímetros. Não se preocupe - os galhos voltarão a crescer rapidamente e as plantações assumirão sua forma original.
Métodos para propagação de cinquefoil
Cinquefoil se reproduz usando:
- sementes;
- camadas;
- dividindo o mato;
- estacas.
A escolha do método depende das preferências e capacidades de cada jardineiro.
Sementes
Não é difícil propagar cinquefoil a partir de sementes, e este método é adequado tanto para jardineiros novatos quanto para profissionais experientes.O método é considerado o mais demorado, mas se todas as etapas forem seguidas corretamente, não é de forma alguma inferior em eficácia às outras opções.
Em camadas
É usado no verão, quando se formam brotos jovens e flexíveis no arbusto. O processo de propagação por estratificação é realizado da seguinte forma:
- a parte inferior dos brotos, nos locais de contato com o solo, é aparada;
- os rebentos assim preparados são polvilhados com uma camada de solo fértil e fixados com pedra ou suporte de metal;
- depois de um ano, as mudas são separadas do arbusto principal e plantadas como planta independente.
Dividindo o mato
A reprodução por divisão do arbusto é feita no outono ou na primavera. No outono, é permitida a propagação do cinquefoil de forma semelhante apenas em regiões de clima quente. Para dividir o arbusto você precisa:
- cave ao redor do arbusto de um lado;
- extrair algumas raízes com brotos, separando-as cuidadosamente com machadinha ou pá;
- O arbusto principal é coberto com terra, e os brotos extraídos são cortados a uma altura de até 30 centímetros, após o que são transplantados para local previamente preparado.
Muitas variedades de cinquefoil, incluindo o rosa, se adaptam bem a esse método.
Estacas
Quaisquer brotos são adequados como estacas para propagação - tanto os jovens quanto os maduros que já se tornaram lenhosos. As estacas são separadas de um arbusto saudável e livre de doenças. As estacas são realizadas juntamente com as folhas, pois é nelas que ocorrem todos os processos vitais para este método.
Observação! As estacas não são retiradas de arbustos floridos. Esses espécimes serão doentios e difíceis de cultivar.
Quando é necessário replantar o cinquefoil?
Dois períodos são adequados para o replantio do cinquefoil:
- outono;
- primavera.
É melhor replantar os arbustos que já atingiram a idade de pelo menos três anos.A preparação do local para o transplante é feita de forma semelhante à preparação para o plantio de um arbusto jovem.
Transplante de outono
O replantio de outono é realizado no final de agosto, início de setembro. Este momento é o mais ideal, e a planta terá tempo de criar raízes em um novo local antes do início do frio. Não é recomendado replantar no outono em regiões com más condições climáticas.
Transplante na primavera
Na primavera é permitido replantar o cinquefoil em qualquer região de cultivo. A melhor época é considerada o período em que a neve derreteu completamente e o solo descongelou após as geadas de inverno. O transplante é realizado da forma usual e não possui peculiaridades ou nuances.
Como preparar o cinquefoil para o inverno?
Apesar de os arbustos de cinquefoil serem considerados resistentes à geada, há várias regiões onde o inverno é muito rigoroso, mesmo para essa planta. Além disso, nem todas as variedades têm resistência igualmente elevada a temperaturas negativas e requerem proteção adicional.
Os rebentos que crescem no local durante o primeiro ano também enfraqueceram a imunidade ao frio. Eles começam a se preparar para o inverno no outono.
Cuidando do cinquefoil após a floração
Dependendo do tipo de cinquefoil, o jardineiro precisa realizar as seguintes etapas:
- as variedades anuais são totalmente retiradas do local, o solo do local de plantio é desenterrado e fertilizado;
- os arbustos são podados até um terço do comprimento dos brotos;
- Como medida preventiva contra doenças e pragas, as plantas são tratadas com uma solução de calda bordalesa.
Poda para o inverno
Além da poda obrigatória, antes do inverno, todos os brotos danificados e secos que enfraquecem a planta são retirados do arbusto.Isso permitirá que o cinquefoil economize mais energia para o inverno, sem desperdiçá-la em tentativas fúteis de restaurar áreas danificadas.
Abrigo e isolamento
Se as variedades de cinquefoil cultivadas no local não apresentarem resistência adequada ao gelo, devem ser cobertas com materiais especiais. O solo ao redor do arbusto é coberto com uma camada de húmus ou turfa. Ramos de abeto cobertos com estopa são adequados como material de cobertura. O tecido é fixado com pedras ou tijolos para maior confiabilidade. Durante o degelo, não se esqueça de retirar a camada isolante para que a planta tenha acesso ao oxigênio.
Doenças e pragas do cinquefoil
A única doença que o sistema imunológico do cinquefoil branco não consegue enfrentar é a ferrugem. Aparece como uma camada marrom-amarelada nas folhas do arbusto. Se a doença não for localizada a tempo, as folhas secarão. Na maioria das vezes, a fonte dessa infecção são as árvores coníferas que crescem nas proximidades. Tente não plantar cinquefoil nas proximidades e você não precisa se preocupar com sua segurança.