Outra bela planta que pode decorar a área próxima à casa é a espécie alta do Himalaia. Estamos falando do cinquefoil nepalês. É considerada a preferida dos jardineiros por vários motivos, entre eles a facilidade de cuidado e a resistência a doenças.
- Descrição e características do cinquefoil nepalês
- Principais vantagens e desvantagens
- Variedades e variedades
- Senhorita Wilmont
- Carmem
- Herbácea perene nepalesa
- Nepalês Híbrido
- As nuances do cultivo de uma planta
- Como escolher um local de pouso
- Plantar em terreno aberto
- Dicas úteis para cuidar de flores
- Rega
- Cobertura
- Aparar
- Protegendo o cinquefoil de doenças e pragas
- Como propagar uma planta corretamente?
- Cinquefoil nepalês em paisagismo
Descrição e características do cinquefoil nepalês
Os caules da planta atingem uma altura de 45-60 cm, são retos e densamente ramificados. Coberto com folhas de palma. A cor da vegetação depende de onde o arbusto cresce. Varia do pistache suave ao verde escuro.
Os contornos externos das folhas de cinquefoil são semelhantes aos das folhas de morango. O mesmo pode ser dito sobre sua estrutura. Os copos de flores atingem 3,5 cm de diâmetro e ao redor deles há 5 pétalas, cuja cor varia do rosa claro ao vermelho escuro.
Principais vantagens e desvantagens
O sistema radicular do cinquefoil está saturado de elementos úteis, por isso é amplamente utilizado na medicina. Cinquefoil lida com doenças gastrointestinais e melhora os processos metabólicos.
Os fitoterapeutas recomendam cinquefoil para aterosclerose e doenças cardiovasculares. As decocções do rizoma ajudam no tratamento de estomatite e dores de garganta. As tinturas removem vários tipos de inflamação na cavidade oral.
Além de um grande número de vantagens, a bucha também apresenta desvantagens:
- As substâncias contidas na planta causam sonolência e reduzem o estado de alerta. Portanto, beber decocções é adiado após eventos importantes.
- Pacientes hipertensos precisam tomar remédios de cinquefoil sob a supervisão de um médico. Tem a propriedade de reduzir a pressão arterial.
Para evitar reações inesperadas do corpo, o cinquefoil é tomado após consulta a um médico. O especialista elabora um regime de tratamento baseado nas preferências individuais do organismo.
Variedades e variedades
Entre o grande número de variedades existentes, os jardineiros preferem apenas algumas.
Senhorita Wilmont
Arbusto ornamental com lindas flores brilhantes de cor cereja. Entre os caules roxos há um grande número de inflorescências paniculadas.Miss Wilmont é caracterizada por um longo período de floração, o que possibilita seu plantio nas regiões norte.
Carmem
A espécie cinquefoil nepalesa é caracterizada pela formação de volumosos aglomerados de cobertura do solo. As flores vermelho-escuras têm nervuras amarelas e estames colocados simetricamente. Como na maioria dos casos, o cálice possui 5 pétalas.
As flores de Carmen são coletadas em inflorescências ou dispostas individualmente.
A espécie de cinquefoil nepalesa tolera fortes geadas de inverno e não requer cuidados especiais. Também não tem medo da seca prolongada. Invernos bem sob cobertura de neve. Para evitar problemas de cultivo, optam-se por locais escuros.
Herbácea perene nepalesa
Tal como acontece com outros tipos de cinquefoil nepalês, as flores atingem 3 cm de diâmetro, o arbusto tem uma altura de 30-85 cm e os caules extensos são cobertos por folhas de morango.
Nepalês Híbrido
Foi desenvolvido através do cruzamento de diversas variedades de cinquefoil. O caule reto da planta atinge a altura de 1 m e as lâminas das folhas estão localizadas bem acima do solo.
As flores são pintadas em cores diferentes:
- branco;
- amarelo;
- Vermelho escuro;
- rosa.
As flores do cinquefoil híbrido nepalês atingem 5 cm de diâmetro e, coletadas em inflorescências, formam um racemo ou corimbo.
As nuances do cultivo de uma planta
O plantio de arbustos começa com a seleção do local ideal no local. Encontrar uma adequada não será fácil; outras plantas podem precisar ser replantadas para liberar espaço. Ao mesmo tempo, o cinquefoil nepalês é ótimo na natureza.
Como escolher um local de pouso
Os locais para tais plantações devem ser iluminados pela luz solar pelo menos 5 horas por dia. Caso isso não seja possível, considere a opção de sombra parcial.Ao mesmo tempo, a cultura é exigente na composição do solo, é melhor que seja franco-arenoso ou argiloso.
A falta de radiação ultravioleta afeta negativamente a floração.
Plantar em terreno aberto
Para um resultado bem-sucedido, as seguintes ações são executadas:
- A cova de plantio deve ter pelo menos 60 cm de profundidade.
- O fundo do buraco é coberto por uma camada de drenagem. Para isso, são adequados fragmentos de cascalho ou tijolo misturados com areia de rio.
- O buraco é preenchido até a metade com uma mistura de areia e terra. Húmus deve ser adicionado à composição. A proporção é 2:1:2.
- Uma planta é plantada e coberta com solo limpo.
Nas primeiras 3 semanas, o solo não pode secar. O solo deve ser constantemente umedecido.
Dicas úteis para cuidar de flores
Se uma pessoa sabe quando e como plantar cinquefoil nepalês, isso é bom. Mas isto não é o suficiente. O arbusto irá deliciar-se com a sua beleza se receber os devidos cuidados.
Rega
Em relação às mudas jovens, não há dúvidas sobre a rega. Uma cultura adulta precisa umedecer o solo a cada 2 semanas. Não deve haver estagnação de água no solo. A água fria também está excluída, pois destruirá as raízes da planta.
Cobertura
A aplicação de fertilizantes orgânicos ou minerais é realizada caso o terreno esteja esgotado. O procedimento é realizado nos últimos dias do verão.
Aparar
Durante o período de floração, o arbusto é regularmente limpo de folhas e inflorescências ressecadas. Este procedimento prolonga o período de floração. Para evitar que o arbusto perca o aspecto decorativo, deve ser cortado. É realizado no máximo 2 vezes por temporada.
A poda antienvelhecimento é realizada a cada cinco anos. Isso é feito na primavera, antes que o arbusto tenha tempo de acordar da hibernação.As hastes são cortadas na base.
Protegendo o cinquefoil de doenças e pragas
O principal inimigo do cinquefoil é a lagarta, que se alimenta das flores e folhas do arbusto. A não resolução do problema ameaça a morte da planta. Para combater a lagarta, são utilizadas soluções inseticidas para tratar as partes aéreas da cultura.
Ocasionalmente, vestígios de ferrugem são notados no arbusto. Geralmente ocorre devido a falha humana. O aparecimento de ferrugem é resultado de rega inadequada, que ocorre quando a água fica estagnada. Ajudará você a lidar com o problema fungicidas sistêmicos e mistura bordalesa. Outras doenças não “incomodam” o cinquefoil nepalês.
Como propagar uma planta corretamente?
A beleza do cinquefoil nepalês surpreende os jardineiros, que desejam plantar novos arbustos no local. Para isso, não é necessário ir às lojas comprar mudas ou sementes. Uma pessoa pode tirar vantagem do que tem.
Os métodos de propagação de arbustos são os seguintes:
- estacas;
- dividindo o mato;
- sementes;
- camadas.
Na maioria das vezes, opta-se pelo método de propagação vegetativa, por ser considerado o mais rápido e eficaz. As partes cortadas do arbusto formam rapidamente uma raiz e são adequadas para o plantio na primavera, verão e outono. Poucos jardineiros decidem propagar o cinquefoil por meio de sementes. Mas seus esforços também trazem resultados, por isso esse método é escolhido à vontade.
O broto plantado muitas vezes não cria raízes e morre após um curto período de tempo. Isto se deve a vários fatores - seleção incorreta do local e qualidade do solo. Tais nuances devem ser levadas em conta.
Cinquefoil nepalês em paisagismo
O bom desse arbusto é que ele pode ser usado como plantio único e criar arranjos florais complexos. A planta lida bem com a tarefa se for necessário cobrir áreas vazias. Decora perfeitamente as bordas e disfarça os caules nus e feios dos arbustos de outras plantações.
Para criar arranjos de flores ou decorar canteiros de flores, centáureas, tremoços e sinos são escolhidos como vizinhos. O cinquefoil nepalês tem a particularidade de chamar a atenção para plantas com flores desbotadas. Esta é uma opção vencedora em qualquer caso.
O cinquefoil nepalês é uma verdadeira decoração de jardim sem exageros. Além disso, cada pessoa pode manter o aspecto decorativo do arbusto, já que não é difícil. Graças a esses momentos, a cultura se popularizou entre os jardineiros.